O passado está de volta
Diário da Manhã
Publicado em 10 de abril de 2016 às 01:44 | Atualizado há 9 anosExclusividade, beleza, detalhes e muito bom gosto são coisas que não podem faltar quando se trata de peças e serviços rústicos ou retrôs. Épocas onde maior parte dos objetos eram feitos à mão, ou os serviços muito mais detalhados, é o que buscam muitos goianos. Tendo isso em vista, empresários tem encontrado no passado um nicho de mercado rentável e cheio de peculiaridades, como barbearias, antiquários , lojas de roupas retrôs e outros.
Muios desses espaços são tão bonitos e chamativos que tem se tornado cenário para ensaios fotográficos, e locações para filmes. Isso é o que acontece com muitos antiquários, outro segmento que dão muito certo para aqueles empresários que tem amor a arte e a objetos rústicos e únicos. A parceira do Antiquário Família Real que fica em Goiânia, Débora Corrêa conta que a proprietária Kezinha Carvalho trouxe as peças de um negocio que já possuía quando morava em Massachusetts EUA. “A história que cada objeto trás consigo é o mais valioso do antiquário, temos peças muito
preciosas”, diz Débora.
Ela explica que a melhor parte de se trabalhar com objetos assim é poder trazer a memória do que um dia já se foi trabalhar com o lado simbólico e cultural que o objeto acarreta. “Temos cristaleiras de mais de 200 anos, pense na quantidade de pessoas e histórias que estão com essa cristaleira, por exemplo”, ressalta.
Essa locação para fotos também acontece no bar do empresário Lucas Horbylon, que já tem no próprio nome essa pegada, Retrô Food & Drinks. Ele explica, que a pegada de venda de cervejas especiais aliada a lanches tem se disseminado em Goiânia, mas bares com decoração temática tão diversificada quanto nesse caso, são poucos. “Muitos clientes passam na porta e entram só pela curiosidade de ver a decoração, que foi inspirada nas hamburguerias americanas das décadas de 60 e 70, mas é claro acabam consumindo, gostando do ambiente e voltando depois”, ressalta
Um desses negócios que vem se expandindo em Goiânia e ganhando cada dia mais adeptos por seus diferenciais de serviços são as barbearias. Elas que segundo o portal de notícias mente flutuante surgiram no século XVIII. Na época, mais que um lugar para fazer a barba esse era um ambiente de socialização entre os homens que aproveitavam para conversar sobre diversos assuntos, beber e se divertirem.
O surgimento da lâmina de barbear muitos homens passaram a fazer a própria barba em casa e deixaram de frequentar esses ambientes o que levou ao desaparecimento de muitas barbearias, já que acabam perdendo o público, dando espaço também para os salões unissex no qual os homens precisavam frequentar um ambiente muito mais voltado para o público feminino.O empresário Bruno Maranhão, por exemplo, inaugurou recentemente em Goiânia a barbearia Bartholomeu.
Há sete anos, ele já leva no mesmo local um lava rápido de carros e um bar, e com a demanda crescente, ouvindo os comentários dos amigos sobre as barbearias decidiu investir no negócio. “Achei uma ideia bacana a união da barbearia com o lava rápido, bar e espaço para lazer, onde ofereço jogos, mesa de sinuca e outros. Então após pesquisas apurei a viabilidade de mercado e público então iniciamos as obras para adaptação”, diz.
No local, cadeiras rusticas e peças que remetem a décadas passadas são visíveis aos olhos, tudo muito bem organizado e preparado para atender os clientes. Bruno conta ainda que além dos serviços convencionais de barbeiro, como cortes de cabelo e barba, ele irá oferecer o dia d o noivo. “Preparamos uma sala especial onde o homem vai poder passar o dia e espairecer até a hora do casamento”, ressalta.