Cultura

Ocupando a rua com arte

Redação DM

Publicado em 28 de julho de 2016 às 21:34 | Atualizado há 5 meses

Goiânia é considerada como a cidade das feiras. Mas, além de espaço de comércio popular, as feiras livres se tornam agora palco do teatro de rua. Feiras goianas recebem a encenação de “O Dia da Caça”.

O Projeto “O Dia da Caça” foi idealizado em comemoração aos 22 anos de existência do Grupo de Theatro Arte e Fogo. A peça é criação do dramaturgo Barale Neto, sob direção do experiente artista cênico Delgado Filho, em intercâmbio com o professor de Teatro de Animação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Guilherme Oliveira, responsável pela confecção dos elementos cênicos (bonecos, máscaras, figurino e cenografia) e consultoria sobre as técnicas de manipulação de bonecos.

Os bonecos ganham vida através da manipulação e da interpretação do ator e manipulador, Semio Carlos. Uma união de profissionais com trajetórias artísticas diversificadas que possibilitou a realização da montagem deste espetáculo, construído a partir de 22 anos de experiência no teatro de rua.

Nesta montagem o destaque fica com a linguagem do Teatro de Rua, agregando características do teatro de animação. Esses elementos proporcionam diferentes interações entre o ator/animador e o espectador. Junto a isso ainda há o uso artístico dos espaços públicos, no caso feiras livres.

A execução deste Projeto valoriza os artistas locais, mostrando ao público seus trabalhos e experiências na atuação cênica. A apresentação pública e gratuita favorece o contato do público da cidade de Goiânia com o Teatro de Rua.

 

O Dia da Caça

A peça conta, através de bonecos, o sumiço e mortes de animais sem motivos aparente. Enquanto um ambulante vende produtos de animais do cerrado na cidade grande, os bichos estão sendo caçados, humilhados e massacrados.

O Doutor Capipi-capivara pede ajuda ao Mico Sherlock para investigar o caso do sumiço dos animais. O Lobo-Guará e o Tucano, ao ouvirem o relato do papagaio, se juntam a arara e os bichos do cerrado e, com a ajuda das crianças, dão uma lição nos caçadores, que levam uma surpresa, que fará com que nunca mais pensem em caçar os animais. Devolvendo, assim, a paz e a harmonia no cerrado.

imagem 3

[box title=”Confira a programação:”]

Feira do CEPAL do Setor Sul 30/07 Sábado–10h

Rua 115 com Av. Fued José Sebba

 

Feira da Lua 30/07 Sábado–18h

Praça Tamandaré – Setor Oeste

 

Feira Hippie 31/07 Domingo – 9h

Praça do Trabalhador – Setor Norte Ferroviário

 

Feira do Sol 31/07 Domingo–18h

Praça do Sol–Setor Oeste

 

Feira da Fama 1º/08 Segunda Feira–10h

Localização: Rua 27, Qds. 10 e 11, esq. c/ R. 3

Feira do Goiânia II–2/08 Terça Feira–18h

Av. Frei Nazareno Confaloni, entre Qds. 26 e 30

 

Feira do Jardim América 4/08 Quinta Feira–18h

Praça C-108 – Cepal Jardim América

 

Feira da Vila Nova 7/08 Domingo–09h

Nona Avenida entre a Quinta Avenida e Rua 207

 

Feira da Vila Mutirão 7/08 Domingo–11h

Av. Mutirão (Frente ao Mercado Mutirão)

 

Feira da Nova Suíça 9/08 Terça Feira–18h

Av. T-13 com ruas T-5 e T-38.[/box]

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias