Cultura

Os destaques da São Paulo Fashion 42 que termina hoje em São Paulo

Redação DM

Publicado em 28 de outubro de 2016 às 01:48 | Atualizado há 4 meses

Termina hoje na capital paulista mais uma edição da tradicional semana de moda brasileira: a São Paulo Fashion Week. O evento, que teve início no último domingo (23), comemora a sua 42ª edição se apoiando no tema SPFWTRANS – que significa transformação, transgressão e transição. Com um formato mais enxuto do que algumas edições anteriores, a SPFW aconteceu em uma locação armada dentro do Parque Ibirapuera, mas fora do prédio da Bienal, devido a ocupação de outro evento no espaço que culminou na mesma data. Alguns desfiles também foram apresentados em outros pontos da capital paulista e marcas que tradicionalmente apresentavam suas coleções, como Ellus, Colcci e Forum, deixaram de desfilar nesta edição. Foi a edição que também marcou a estreia da LAB, comandada pelo rapper Emicida, e que teve direção criativa assinada por João Pimenta. Outra label estreante foi a Experimento Nohda – que surgiu através da junção de três marcas: Apartamento 03, PatBo e Lucas Magalhães.

Apesar do oba-oba limitado, que naturalmente é visível no evento, bons desfiles deram o tom nesta SPFW42. Algumas apresentações criaram polêmica ou geraram impacto, outras, mesmo com as mudanças comportamentais que acabaram influenciando atualmente no mercado, ainda fizeram brilhar os olhos dos amantes de moda. O desfile da A La Garçonne, comandada pelo casal Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, por exemplo, foi um dos mais comentados. Apresentado no Masp, ponto turístico emblemático de São Paulo, chamou atenção pelo mix de estilos: esporte, alfaiataria e militar. E pelo o casting de modelos com belezas exóticas. A La Garçonne também fez uma parceria com a Hering, que desenvolveu as camisetas e os moletons que apareceram na passarela. Com colaboração de Guilherme Ferreira

Dirigida por Liana Thomaz, a Água de Coco desfilou o seu beachwear  no Beach & Country, que fica  na Avenida Brasil, com um casting bombado de top models, como Carol Trentini, Viviane Orth, Ana Beatriz Barros e Marlon Teixeira. Marlon, aliás, foi o único modelo masculino na passarela da grife. Com seu estilão despojado, o top falou sobre a expectativa em participar do desfile:  “Tem uma frase que acredito, sem expectativa, sem desapontamento, não tenho muita expectativa, vim aqui dar uma voltinha”, diz.

 

A inspiração da Água de Coco veio da Ilhas Maldivas,  que esteve  presente na ambientação do desfile e na estamparia das peças. O show propôs aos convidados a sensação de estar literalmente na praia.  “O que é o calor? Estava tudo tão tropical, a energia tão boa, estava todo mundo conversando. Não tinha aquela coisa distante de fila A, fila B. Foi tudo tão casual e a gente viu um desfile incrível. Foi mais do que a gente esperava”, diz a cantora Claudia Leitte, que compareceu à apresentação

 

Outra celebridade que deu pinta no desfile foi Wanessa Camargo. “Achei linda a tela de cores vivas, tudo muito tropical, acho que é o grande forte da Água de Coco, conseguir ser sempre muito brasileira”, comenta. Uma das novidades da nova coleção são os kaftans quimono, uma releitura dos roupões. “A Água de Coco tem a capacidade de tornar o simples em algo muito belo, as estampas são muito bem trabalhadas, achei linda. Achei o recorte das bombers diferentes para o verão, os brilhos e os trabalhos de bordados nas estampas também são muito especiais”, completa Wanessa. Outro assunto dos mais comentados durante a SPFW 42 é a adesão das marcas à proposta  “seenow, buynow” (veja agora e compre agora).  Lolita, Osklen, LAB eRatier desfilaram as suas coleções e já colocaram as suas peças à venda.

 

Bate-papo

Viviane Orth desfilou nesta última quarta-feira (26) para a Água de Coco na 42ª do São Paulo Fashion Week. Ela não esconde o quanto gosta de estar na passarela pela marca. “É sempre um prazer trabalhar para eles. Esse é um dos castings mais lindos. A gente se sente bem fazendo o desfile, por mais que seja de biquíni”, comenta a modelo. Além de atuar desfilando nas passarelas do evento, Vivi está cobrindo os bastidores para a Rádio Energia 97 FM, junto ao seu agente Rodrigo Toigo. “Para mim é muito prático, faço tudo via whatsApp. O que me ajuda é que sou amiga de todo mundo, então é meio caminho andado. Está sendo tranquilo e estou amando fazer”, diz Viviane. O interesse no mundo da apresentação não é novo, porém já está se projetando em algo grande na vida da modelo. “Em março do ano que vem começo a me preparar, fazer uns cursos para apresentadora, é uma vontade que tenho há muito tempo. Só estava esperando o momento e a hora certa para acontecer. Estou com 12 anos de carreira de modelo, não pretendo parar. Sei que ainda não é a hora, mas já está hora de pensar no futuro”, finaliza. Em 2008-2009 Vivi foi uma das modelos mais projetadas pela SPFW, chegando a desfilar para mais de 30 grifes.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias