Cultura

Os fins do mundo e seus fins

Redação DM

Publicado em 21 de dezembro de 2015 às 22:36 | Atualizado há 6 meses

E quem não se lembra do terror causado pela possível aproximação do fim do mundo pela profecia Maia em 21 de dezembro de 2012? A especulação rendeu além de muito burburinho, dois filmes campeões de bilheteria sobre o tema: Presságio (2009), estrelado por Nicolas Cage que tem de enviar seu filho e outra criança a outro planeta a fim de salvar a espécie humana, que será extinta e decorrência de uma explosão solar, e 2012 (2009).

O mundo já teve inúmeras previsões para seu fim, no entanto algo deu muito errado (ou muito certo) e ainda estamos aqui para relembrar alguns deles. O fato é que a possibilidade de o mundo acabar, e a incerteza de prever tal acontecimento causa certo desconforto na maioria das pessoas. Algo natural, tendo em vista todos os planos e realizações que seriam interrompidos, as desculpas não pedidas ou recebidas, as despedidas pouco calorosas. Mas deixemos de lado este clima de despedida, que não cai nada bem para o humor desta semana que acaba de chegar. Separamos alguns casos curiosos de previsões equivocadas a respeito do fim do mundo.

Biblicamente, o fim do mundo não tem data prevista, mas é característico por anos (ou séculos) de tormenta, o surgimento de um anti-Cristo que tentará tomar o reino dos Céus, arrebatamento, fogo, sete trombetas, sete selos, entre outras coisas pouco amistosas. E há quem diga que este período já começou. A série norte-americana de grande sucesso Supernatural (Sobrenatural) também retratou eventos do fim do mundo. A partir da quarta temporada os irmãos Winchester passam a lidar não apenas com casos sobrenaturais rotineiros, mas se envolvem  no mundo apocalíptico, em busca dos sete selos que devem abrir os portões do inferno, com o propósito de que eles mantenham Lúcifer preso.

Cometa Haley 1910

A passagem do famoso Cometa Haley pela Terra em 1910 causou alvoroço nos Estados Unidos. Isso porquê a cauda dos cometas possui um gás tóxico chamado cianogênio, semelhante ao cianeto. O respeitado jornal norte-americano The New York Times questinou a possibilidade de a humanidade morrer envenenada devido a proximidade da cauda do Haley à orbita da Terra. Felizmente, membros da comunidade científica deixaram às claras que tal ato seria improvável.

Bug do Milênio (2000)

Além das profecias apocalípticas ligadas a grupos religiosos que tentavam explicar através de fatos, o motivo de Jesus ter escolhido voltar à Terra naquele fim de milênio, houve também o fenômeno tecnológico conhecido como Bug do Milênio. Este bug se daria pelo fato de programas de computador desenvolvidos no século XX lessem os anos apenas pelos dois últimos dígitos. Assim, o ano de 1999 por exemplo era lido apenas como “99”. Com  a chegada do próximo ano, os computadores fariam a leitura de 2000 como “00”, remetendo à 1900, o que poderia causar pane nos computadores em usinas e indústrias, podendo decorrer em catástrofes nucleares. Mais uma vez tivemos uma virada de ano com explosões apenas de fogos de artifícios.

A profecia Maia (21/12/2012)

O calendário Maia findou em 2012, os anos antecedentes ao fim do calendário foram tumultuados pela especulação de que junto com ele se findaria também a vida na terra com eventos de colisão de planetas e meteoros com a Terra. O filme 2012, lançado em 2009, fazendo menção ao fim do mundo foi recorde de bilheteria. Recheado de muitas cenas de ação e efeitos especiais de tirar o fôlego, o filme trouxe até uma cena em que mostra a cobertura dos desastres decorrentes do fim do mundo onde o Cristo Redento se despedaça ao vivo, em transmição de tv. O dia 21 de dezembro chegou e nada do que estava previsto chegou sequer perto de acontecer.

Este ano também fomos assombrados pela possibilidade de mais um fim do mundo. O pastor de uma igreja evangélica online dos Estados Unidos, a e-Bible Fellowshipp, profetizou que o mundo acabaria em 21 de maio de 2011, como a previsão estava errada, ele “adiou” o fim do mundo para daqui a 1600 dias, ou seja, 6 de outubro de 2015, afirmando que a data primeira era o início do temido Juízo Final. Ainda esperamos que o pastor remarque a data do evento.

Baba Vanga

A vidente búlgara Valengia Pandeva Dimitrova, que era cega e ficou conhecida como Baba Vanga, foi a primeira vidente da Bulgária a se tornar funcionária pública a prestar serviços de vidência ao Instituto de Sugestiologia e Parapsicologia do governo, durante a Segunda Guerra Mundial. Entre as previsões de Baba Vanga estão o pedido de independência  da colônia humana em Marte em 2183; uma guerra também em marte em 3005; e em 5076 chegaremos aos confins do Universo, sendo a vida humana extinta três anos mais tarde. Baba Vanga morreu em 1996, e o site E-Farsas foi atrás da veracidade a cerca das previsões da vidente búlgara, sendo desmentidas por sua amiga Boyka Marinova.

Chico Xavier, relatou em um de seus livros que Deus havia concedido uma moratória à humanidade de 50 anos, a partir de 1969, sendo em 2016 o fim de nossa existência. O livro A Profecia Cassandra – Abordagens do Armagedom de Ian Gurney afirma que o prazo da vida na terra e inferior a 22 anos, a partir de 2001, ou seja, em 2023 teremos um novo fim do mundo. E 2033, o 33º aniversário da cruficicação de Cristo também é um forte candidato à possível fim do mundo. Aguardaremos.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias