Parque Flamboyant sediará, hoje, 18h30, 2ª fase de festival itinerante
Diário da Manhã
Publicado em 10 de junho de 2017 às 02:30 | Atualizado há 8 anos
- A cada sessão, com cerca de 90 minutos de duração, serão exibidos de seis a 12 filmes, provenientes de diversos países
- As projeções, com som e imagem de qualidade, em alta resolução, são transmitidas em um telão, diz a organização
- Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza localiza-se no Jardim Goiás, Regiâo Sudeste de Goiânia
A segunda etapa do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo será realizada, hoje, no Parque Flamboyant, às 18h30. O projeto traz sessões com exibição de filmes de videodança ao ar livre. A entrada é gratuita. Detalhe: em seis parques de diferentes regiões da Grande Goiânia. Os filmes exibidos nessa fase constituem apenas uma amostra do que teria sido exibido na primeira parte do festival, realizada de 26 a 30 de abril no Centro Cultural UFG.
A cada sessão, com cerca de 90 minutos de duração, são exibidos de seis a 12 filmes, provenientes de diversos países, além de produções brasileiras, entre elas vídeos goianos. As projeções, com som e imagem de qualidade, serão realizadas em um telão. Não custa lembrar: sempre a partir das 18h30. “ É um ambiente de lazer saudável e democrático da Grande Goiânia”, explica Lívia Batista de Sá, idealizadora do Festival D’Olhar.
A concepção de um festival itinerante pelos parques é uma ideia que faz parte do festival desde sua concepção, adianta ela. “O D’Olhar foi criado para divulgar e fomentar a videodança, não apenas para os profissionais e artistas do audiovisual e da dança, mas também para aproximar a videodança e o documentário de dança do grande público, às pessoas que não frequentam os espaços convencionalmente dedicados às artes em geral, frisa
– Em particular, à dança e sua junção ao audiovisual!.
Concepção
O projeto é para desmistificar preconceitos sobre o que é ou não acessível para o público em geral na hora de apreciar uma produção cultural, no caso a videodança, destaca. “A programação possui vídeos de curta duração, com ampla possibilidade de diálogo com o público comum, que nunca viu nenhum vídeo desse tipo. A dança é uma linguagem universal, e sua junção com a linguagem do cinema cria infinitas possibilidades de comunicação”, diz.
– Existem obras que instigam, encantam, emocionam, fazem rir, pensar.
Saiba mais
Onde fica o local da mostra
O Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza localiza-se no Jardim Goiás, Regiăo Sudeste de Goiânia. Trata-se de um cartão postal da Capital de Goiás. Registro: ele foi inaugurado em setembro de 2007. O espaço possui dois lagos, com fonte luminosa, uma ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estaçăo de ginástica, caminhos internos e um jardins. Mais: abriga remanescentes de veredas, com buritis e árvores nativas do cerrado. Com livre acesso durante o dia e à noite. A entrada năo é cobrada. O visitante não pode não alimentar os animais nem jogar lixo nas dependências da unidade de conservação. O parque ocupa uma área de 125.572,71 m2. Os dados são da Prefeitura de Goiânia)
Veja a relação de filmes de hoje
D´olhar itinerante
4ª circulação–parque flamboyant
Programação:
Trilhos e estações: uma viagem dançada da calçada a paripe –16min, 2016|brasil
Direção e coreografia: lilian graça
Entre a pele e o toque – 5min, 2016|brasil
Direção: anna behatriz azevêdo
Coreógrafo: marcus nascimento
Plow plant reap – 13min, 2015|estados unidos
Direção e coreografia: marta renzi.
Sink or swim – 10min, 2014|holanda
Direção: michielvaanhold
Coreógrafo: jaakko toivonen
Schwebebahn – 14min, 2016|argentina–alemanha
Direção: wanda lópez trelles
Coreógrafas: noelia grasso e yıldız güventürk
The cuckoo’scry – 27min, 2016|israel
Direção: inbaloshman e yannets levi
Coreógrafo: inbaloshman
Total: 1hora e 25 minutos