Pianista brasileira arrebata Grammy jazz latino
Redação DM
Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 03:26 | Atualizado há 10 anos
A paulista Eliane Elias venceu o Grammy de melhor disco de jazz latino com seu álbum “Made in Brazil”.
Ela competia com “Impromptu” (The Rodriguez Brothers), “Suite Caminos” (Gonzalo Rubalcaba),
“Intercambio” (Wayne Wallace Latin Jazz Quintet) e “Identities Are Changeable” (Miguel Zenón).
No disco, Eliane canta e toca o piano com destreza e ótimo desenvolvimento rítmico.
A pianista começou a tocar piano aos seis anos. Filha de uma pianista clássica, Eliane se aproximou do Zimbo Trio, onde desenvolveu seu estilo, mais próximo do samba e da bossa original.
Tem sólida carreira de instrumentista de jazz em Nova Iorque. Gravou com músicos do primeiro time do jazz, caso de Herbie Hancock.
O disco vencedor do Grammy é uma mistura de standards da música brasileira com composições próprias de Eliane – caso de “Searching” e “Driving Ambition”.
Eliane jogou pesado no repertório conhecido ao gravar o clássico de Ary Barroso.
“Aquarela do Brasil” ganhou mais acordes e dissonâncias do que a canção original.
O álbum é uma pequena jóia brasileira, com o toque final dos estúdios da Abbey Road. Vale uma audição mais atenta.
Ouça uma das músicas