Pimenta, vermelha como a paixão
Diário da Manhã
Publicado em 5 de junho de 2017 às 03:21 | Atualizado há 4 meses
Afrodite, divindade grega do amor e da beleza, a origem do termo afrodisíaco, que se refere àquilo que excita e revigora o desejo sexual. Existem aquelas frases de facebook a respeito do que é afrodisíaco: “inteligência é afrodisíaco”, “bom humor é afrodisíaco”, “saber fazer um macarrão da hora é afrodisíaco”. Mas se os alimentos podem dar uma apimentada no desejo, o legal é se entregar ao prazer da cama e da mesa, ainda mais quando um auxilia o outro.
A nutricionista Gabriella Gachet aproveita a proximidade do Dia dos Namoradas para falar sobre alimentos afrodisíacos. “Há diversas lendas com nomes importantes da história da humanidade sobre a eficácia dos alimentos afrodisíacos, como Cleópatra e Marco Antônio, que dizem que as uvas eram as responsáveis por tanto desejo. Os alimentos que supostamente aumentam o desejo sexual ou desempenho (ou afrodisíacos) fazem parte da nossa tradição cultural (e os flertes de sábado à noite) por milênios”, relata Gabriella.
Apimentar a relação é um termo que pode ser interpretado como físico, pois fisiologicamente falando, a pimenta possui propriedades que “aquecem” o corpo, sinais corporais que são culturalmente ligados à paixão, como explica a nutricionista: “O chocolate e a pimenta vermelha, por exemplo, são avaliados pelos efeitos fisiológicos que promovem, como excitação ou euforia, que supostamente reproduzem os sinais de paixão.”
No caso do chocolate, o efeito é o estímulo da produção de serotonina, um dos “hormônios da felicidade” semelhante ao que sentimos quando estamos apaixonados.
Alguns alimentos que têm fama de afrodisíaco se devem mais a uma ligação de simbologia fálica, como a ostra, que, ao ser consumida, lembra bastante a prática de sexo oral em mulheres, ou a banana, por motivos tão óbvios quanto. “Outros alimentos são apreciados pelo formato e textura eróticos (como as bananas e ostras). Embora a base científica desse fato seja escassa, os efeitos psicológicos (saber que um alimento é tido como afrodisíaco) é muito importante”, esclarece Gabriella.
Gabriella relata que a ligação da refeição com o amor e a paixão se fundamenta principalmente em relações culturais e sociais, além das propriedades contidas nos alimentos. “Nós associamos comida com amor. Preparar o jantar para alguém mostra que existe cuidado e compromisso, o que deixa os apaixonados predispostos aos sentimentos positivos. Outra sugestão são as opções interativas, como o fondue, ou pratos para comer com as mãos. E se nada disso funcionar, sempre haverá o chocolate, um doce cujas associações psicológicas com imoralidade e pecado são de fato um atalho ,para a sedução”.
Confira alguns afrodisíacos e formas saudáveis de usá-los no jantar romântico do Dia dos Namorados:
Ostras – São ricas em zinco e acredita-se que têm um efeito positivo para a libido dos homens. Retire as conchas, depois arrume-as em uma travessa com gelo picado e sirva com molho light: misture com vinagre de arroz, gengibre e cebolinha picados e um pouco de suco de limão. Lagosta: É uma opção cara, cujo custo vale à pena. Se você não aprecia esse crustáceo, retire a carne antecipadamente, misture com manga, cebola roxa e molho light. Coloque a carne temperada em conchas de alface e tenha um lanche delicioso para comer usando as mãos.
Aspargos – A sabedoria popular diz que tamanhos sugestivos levam as mulheres à loucura. Combine com cogumelos e açafrão para ter um risoto maravilhoso (lembrando-se de não colocar manteiga ao final do preparo). Para dar mais sabor ao prato, faça um purê com a metade dos caules (e não com as pontas) com uma xícara do caldo do cozido. Uma opção para os dias de folga: unte os aspargos com óleo em spray, grelhe até dourar, adicione sal, raspa de limão e salsa picada.
Pimentas vermelhas: Certamente, elas causam calor e fazem qualquer um suar. Prepare um molho apimentado para passar nos pedaços de pão sírio; esse petisco é uma excelente opção para saborearem juntos, um colocando um pedaço na boca do outro. Outra opção é colocar uma colher desse molho em cima de um peixe de carne branca assado ou nas iscas de peito de frango para ter uma opção de prato principal. Basta cortar as pimentas frescas ou reidratadas (use luvas) e misturar com tomates, cebolas e coentro.
Chocolate – Contém o estimulante potencial de mudança de humor chamado feniletilamina, que é indicado para aliviar os sintomas de depressão (já diziam os astecas). Não é preciso tanto, basta cozinhar as bandas de peras com água e açúcar e depois regar com calda de chocolate pronta, é elegante e agradável. Por outro lado, quebre uma barra de chocolate de boa qualidade para saborear com damascos e figos secos.
Morangos – Eles são suculentos (faz com que você passe a língua nos lábios a toda hora). Prepare tortas individuais fazendo camadas de morangos picados e ricota light, cobrindo com essência de amêndoas. Ou, simplesmente, regue com um bom vinagre balsâmico.
Tenha as dicas a seguir em mente para esquentar o clima ainda mais:
- Seduza com pequenos pratos: beliscar em uma bandeja de petiscos é mais sugestivo do que preparar um bife grelhado com um acompanhamento qualquer.
- Cometa uma extravagância: permita-se gastar um pouco mais com ingrediente sofisticado para essa ocasião especial. Você pode comprar um belo salmão, ou um vinagre balsâmico mais caro.
- Convide seu (sua) parceiro (a): ficar no fogão sozinho não é muito sexy, convide seu amor para ir às compras e cozinhar com você.