Pintura da cultura brasileira
Redação DM
Publicado em 30 de novembro de 2015 às 16:48 | Atualizado há 11 anosApós passar por 20 cidades do Brasil, com o projeto do Sesc Palco Giratório, Pitoresca, a mais recente montagem, da Cia. de Tetaro Nu Escuro volta aos palcos desta Capital. O espetáculo será reapresentado de hoje até a próxima quinta-feira (3), às 20h, no Teatro Sesc Centro.
Pitoresca conta com a encenação dos atores: Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente, Lázaro Tuim e Liomar Veloso e, marca o fim da trilogia criada pelo grupo chamada Goyaz. Formada ainda pelos espetáculos Plural (2012) e Gato Negro (2013) – todos dirigidos por Hélio Froes -, esta série de peças propõe uma pesquisa sobre as raízes culturais deste estado.
“Plural se baseou em relatos orais e de memórias. O Gato Negro se inspirou no imaginário rural em Goiás. Agora, o Pitoresca foca nos relatos históricos, de como pessoas de outros países nos viam e como isso influenciou a construção da nossa identidade”, explicou Hélio Froes, em entrevista ao DMRevista, em julho deste ano.
Para tal objetivo, os atores contam de forma criativa, bem-humorada e, muitas vezes irônica, fatos espinhosos de nossa história, como a exploração de índios e negros. É assim, que traz uma abordagem sobre as diversas influências, que moldaram as miscigenadas referências culturais deste país.
Com tantas misturas, Hélio Froes, conta que montar Pitoresca não foi fácil. Os textos foram elaborados após seis anos de pesquisas em relatos e diários dos viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil dos séculos XV ao XIX, filmes e entrevistas com historiadores.
Em cena, os atores chegam com o desafio de contar esta história com música ao vivo e tecnologias audiovisuais. As canções foram feitas especialmente para a peça, e para compô-las, o grupo contou com o talento da cantora e compositora Cristiane Perné e arranjos do percursionista Abílio Carrascal.
Outro recurso cênico da peça é um velho conhecido da Nu Escuro e, trata-se do Teatro de Bonecos. Um dos personagens centrais, por exemplo é um boneco de uma índia velha e grávida, que observa a história do Brasil ao longo de mais de 400 anos.
Esta velha índia protagoniza também os momentos mais engraçados do espetáculo, mas possui a séria missão de contar o tema central da peça: a formação das identidades brasileiras que foram construídas a partir dos olhares estrangeiros.
Ajudam esta senhora a montar uma espécie de retrato psicodélico da história do Brasil, cientistas, artistas europeus, piratas, um africano escravizado, entre outros. Assim, aos poucos, forma-se no palco um mosaico composto pelas raízes, muitas vezes contraditórias, que os brasileiros vivem e ostentam em sua contemporaneidade.
Serviço
Espetáculo Pitoresca
Quando: de hoje a quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro Sesc Centro (Rua 15, esquina com a rua 19, Centro)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações: (62) 3933-1714 ou (62) 3933-1711