PRIMEIRA EDIÇÃO DO “PROJETO ANTROPOCINE”
Diário da Manhã
Publicado em 20 de outubro de 2015 às 21:29 | Atualizado há 10 anosExibição é nesta QUARTA-FEIRA (21), COM EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “CORUMBIARA
Com o objetivo de estimular debates e reflexões críticas acerca de importantes temas contemporâneos abordados pelo cinema, o recém-criado projeto de extensão Antropocine, ligado ao programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG), realiza nesta quarta-feira, 21 de outubro, a sua primeira edição. Na ocasião, será exibido o documentário “Corumbiara” (2009), dirigido por Vincent Carelli. O documentário questiona o massacre indígena ocorrido em 1985 no sul do estado de Rondônia, num selvagem processo de apropriação de terra na Amazônia.
A exibição, que é gratuita e aberta ao público, ocorre às 17h30min mini-auditório da Faculdade de Letras da UFG, localizado no Campus Samambaia. Após a exibição, a obra será comentada pela antropóloga e professora da UFG Dra. Maria Luiza Rodrigues Souza. Também estará presente nesta edição o indigenista da FUNAI, Marcelo Santos, que fez parte do filme. Haverá entrega de certificado aos participantes.
Sobre o Antropocine: o projeto, coordenado pelo professor e antropólogo Dr. Carlos Eduardo Henning, visa abrir espaço junto à sociedade, a partir do cinema, para a problematização de desafios antropológicos atuais, com novas perspectivas sobre o mundo. Entre os temas envolvidos encontram-se questões indígenas, relações raciais e racismo, homofobia e violências de gênero, entre outros. A ideia é que o projeto seja realizado quinzenalmente.
Pauta:
O quê: I edição do projeto Antropocine, com exibição seguida de comentários sobre o documentário “Corumbiara” (2009)
Quando:21 de outubro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 17h30min
Onde:mini-auditório da Faculdade de Letras da UFG – Campus Samambaia
Entrada gratuita