Cultura

Professores e alunos do IFG surpreendem público no Festival em Tiradentes

Redação DM

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 01:20 | Atualizado há 5 meses

Apesar do curso Cinema e Audiovisual do IFG na Cidade de Goiás existir há apenas dois anos, seus alunos já estão integrados ao circuito da sétima arte. E começaram a se aventurar por festivais Brasil afora. Um exemplo é que pela segunda vez, uma produção feita por alunos foi selecionada para a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (que aconteceu entre os dias 20 e 28 na cidade mineira). Desta vez o longa de terror “Terra e Luz” foi exibido na chamada “Sessão Bendita” (voltada ao público jovem do evento) e era o único representante de Goiás na mostra.

“Terra e Luz” tem roteiro e direção do professor do Instituto Federal de Goiás, Renné França e foi realizado por uma equipe de professores e estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Câmpus Cidade de Goiás do IFG, sem incentivos fiscais e com orçamento de R$ 6 mil. Mas, mesmo assim, segundo o site especializado em cinema Omelete, a montagem foi uma das maiores surpresas da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Além do professor Renné e do professor Carlos Cipriano, trabalharam no projeto a professora Cristiane Ventura (direção de arte), o professor Guilherme Martins (edição de som e montagem) e o professor Marcelo Jungmann (participando como ator no elenco).

Entre os estudantes do curso que ajudaram a produzir o filme–todos da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual -, estão: Pedro Otto e Rafael Freire (como atores), Victor Hugo Diniz (direção de arte), Daniel Sena (maquiagem), Elder Patrick (captação de som), Arthur Oliveira Cintra (assistência de câmera) e Júlio Cesar Mahr (assistência de câmera e programação visual). Na produção do longa, a equipe utilizou ainda os equipamentos do Núcleo de Produção Digital (NPD).

 

“Vampiros” do cerrado

De acordo com o diretor de fotografia do filme, o professor do Câmpus Cidade de Goiás Carlos Cipriano, Terra e Luz é um filme do gênero terror rodado nos entornos da cidade de Goiás, com cenas feitas na Serra Dourada e em Aruanã, às margens do Rio Araguaia.

A história se passa em um mundo distópico no qual o ser humano foi praticamente dizimado por criaturas que se assemelham a vampiros. Logo, em um ambiente completamente hostil um homem tenta sobreviver a qualquer custo, ao mesmo tempo em que tem a chance de recuperar sua própria humanidade.

“O filme é ambientado no cerrado em um futuro pós-apocalíptico e, narra a trajetória dos seres humanos vagando em busca de sobrevivência. Nesse futuro, não muito distante dos dias de hoje, um homem tem a chance de se ‘re-humanizar’ após o fim do mundo que conhecemos”, ressaltou o professor.

 

Produção reconhecida

A seleção do segundo filme do curso para o festival tem sido celebrada pelos professores e alunos do IFG Câmpus Goiás, já que as aulas de cinema do instituto, na cidade de Goiás chegaram há apenas dois anos.

No ano passado, por exemplo, a Mostra Aurora, do mesmo festival, exibiu o documentário “Taego Ãwa”, co-dirigido pela professora Marcela Borela, com a participação dos professores Carlos Cipriano (câmera e produção) e Guilherme Martins (montagem).

Em entrevista ao site destinado ao cinema Omelete, o cineasta Reneé França disse que Goiás vive hoje um momento de “ebulição cinematográfica”. “Ano passado, “‘Taego Ãwa’ estava na mostra Aurora de Tiradentes. Este ano, ‘As Duas Irenes’ estará no Festival de Berlim. São filmes goianos que estão ganhando visibilidade no cenário nacional e internacional. E todos têm alguma ligação com o recém-implantado curso de Cinema e Audiovisual de onde ‘Terra e Luz’ saiu, com a ajuda de professores e alunos”, prevê.

 

Curso de Cinema no IFG

O processo seletivo do Vestibular Enem 2017/1 para ingresso no curso de Cinema e Audiovisual do IFG está com inscrições abertas até 22 de janeiro. Os interessados podem usar a nota do ENEM de 2014, 2015 ou 2016. O curso é ministrado no Câmpus Cidade de Goiás.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias