Cultura

Programação dos Cineclubes de Goiânia

Redação DM

Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 00:42 | Atualizado há 5 meses

Nesta semana, dois cineclubes apresentam sua programação. No dia 2 de fevereiro o Cineclube Catedral das Artes, localizado na rua Campo Verde, nº 15, setor Santa Genoveva, às 19.30 horas. O filme será o documentário “Agente Fazendário, uma classe ocupa seu espaço” do realizador Pedro Augusto de Brito. Este realizador tem uma trajetória importante na cinematografia goiana, esquecida e pouco reconhecida dos cursos de cinema do estado. A historia do realizador está narrada no documentário “Historia do Cinema Goiano” do realizador Eudaldo Guimarães. O cinema também vive de sua historia e a Catedral sente a importância de resgatar a obra deste realizador. O Cineclube Catedral é coordenado pelo artista plástico Noé Luiz da Mota.

No dia 3, às 19 horas, o cineclube Bauhaus, apresenta na Vila cultural Cora Coralina, a comedia de 1958, do realizador francês Jacques Tati, O filme “Meu Tio” (Mon Oncle) que mostra como o modernismo se reflete na vida cotidiana e doméstica da sociedade da época. “Meu Tio” é um filme que resume a arquitetura das cidades a meados do século XX, mostrando o contraste entre dois mundos, duas formas de viver e compreender a cidade e a arquitetura. O cineclube Bauhaus está coordenado pela arquiteta Leticia David e esta direcionado ao público geral e as sessões são gratuitas.

O 1º Encontro de Cineclubes de Acreúna, no último final de semana, teve uma participação importante dos cineclubes das cidades de Acreúna, Aparecida de Goiânia, Faina, Goiânia e Senador Canedo. Os temas debatidos no Encontro foram à criação de uma Rede de lançamentos e distribuição de filmes produzidos por realizadores goianos (on-line), no primeiro semestre de 2017. A realização do Encontro de Cineclubes Goianos no Festival de Cinema em Faina, no ano de 2017, com a criação do Festival de Cinema com filmes de até 3 minutos realizados por integrantes dos Cineclubes em Goiás. A institucionalização da União de Cineclubes Goianos, objetivando sua oficialização durante o FICA/2017, a Participação dos Cineclubes na Feira do Cinema Goiano na Catedral das Artes em Goiânia, no sábado, 18 de fevereiro de 2017, a criação do Cineclube Cine Arte Cultura de Acreúna que foram os anfitriões do evento, e por último a viabilização de oficinas de Cinema, Cineclubismo e Educação, a traves do IBRAC e da União de Cineclubes de Goiânia, que nasce no debate da Lei Federal 13.006, que implementa a obrigatoriedade da exibição de cinema nas escolas.

8-1

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias