Desativada 2

“Quando eu morrer continuem tocando os discos”

Redação DM

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 20:52 | Atualizado há 1 ano

James Marshall Hendrix nasceu na cidade de Seattle, noroeste dos Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1942. Considerado um dos músicos mais influentes do rock de sua geração, foi responsável por vários avanços no domínio da guitarra, como o desenvolvimento da técnica de microfonia (até então indesejado pelos guitarristas) e a introdução e popularização do efeito do pedal wah-wah, usado para dar o clímax extasiante característico de seus solos.

0392-Hendrix-Colour-729x1024

Ao lado da banda The Jimi Hendrix Experience, lançou em menos de dois anos os três discos que compilariam o registro de uma carreira curta e brilhante. Os álbuns são hoje considerados clássicos imortais do rock: Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Eletric Ladyland (1968). A morte precoce do músico, em 1970, aos 27 anos, em circunstâncias até hoje não totalmente esclarecidas, pegou o mundo de surpresa. A autópsia revela que ele asfixiou-se com o próprio vômito após combinar vinho tinto e remédios.

Curiosamente, outros dois músicos de importância inestimável para a cena musical dos anos 60 morreram na mesma época, em um curto período de tempo, também com 27 anos. Janis Joplin, em 4 de outubro de 1970, e Jim Morrison, em 3 de julho de 1971.A sequência de mortes serviu para que se criasse, na cultura popular o Club dos 27, formado por importantes músicos que não passaram dessa idade. O club inclui ainda Kurt Cobain, Amy Winehouse e Brian Jones (ex-baixista dos Rolling Stones)

Primeiros anos

A infância do mestre das guitarras desenrolou-se em um ritmo bastante sensível devido à fragilidade de sua família. Seu irmão, Leon Hendrix, sentia-se muito afetado por problemas como o divórcio dos pais em 1951 e a morte da mãe em 1958, quando ele tinha apenas 16 anos. Jimi foi responsável por cuidar de Leon, sendo esse um dos principais papéis de sua juventude.

0,,11445354-EX,00

O interesse de Hendrix pela música surgiu quando ele encontrou um ukulele (instrumento acústico de cordas) em meio à sucata. Na época ele trabalhava com o pai na retirada de sucata. O instrumento estava degradado, e possuía apenas uma corda, mas foi o suficiente para despertar-lhe a curiosidade. Meses depois ele compraria um violão, e antes dos 18 anos já tocava em varias bandas da cidade de Seattle.

Alistou-se ao exército dos Estados Unidos junto à 101ª Divisão Aerotransportada (101st Airborne Division), servindo à corporação por cerca de um ano, quando foi dispensado por ter quebrado o tornozelo durante um salto de paraquedas. Charles Cross, no livro Room Full of Mirrors, conta que Hendrix conseguiu ser dispensado do exército depois de ter dito numa visita ao serviço psiquiátrico que estava apaixonado por um de seus comandantes.

Segundo a história de Charles Cross, Hendrix não era homossexual, e havia feito isso apenas por querer ser dispensado do serviço militar para poder dedicar-se à música. Apesar de ter buscado meios de se livrar do exército, Hendrix gostava de saltar de paraquedas, e mais tarde revelou que “o som do ar assobiando no paraquedas era uma das fontes de inspiração para o som espacial na guitarra”.

Hendrix 1

Sucesso

O disco de estreia da banda Jimi Hendrix Experience, intitulado Are You Experienced, e lançado em 1967, é até hoje considerado um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos. O disco foi catalogado pela revista Rolling Stone como o 15º mais importante da história da música. No mesmo ano foi lançado o segundo álbum, Axis: Bold as Love, que conta com canções como Little Wing e If Six was 9, até hoje bastante cultuadas por fãs de rock psicodélico clássico.

A terceira produção da banda veio com um ar mais conceitual. o álbum duplo Electric Ladyland de 1968, tinha uma sonoridade mais variada e experimental, que passeava por vários gêneros exploráveis pela guitarra, e incluindo uma longas seções de blues, como na canção Voodoo Child, de mais de 10 minutos. O disco inclui uma regravação de All Along the Watchtower, de Bob Dylan, que é considerada por muitos o melhor registro de Hendrix.

Hendrix 2

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia