Quarteto Pixinga lança seu primeiro disco com Clássicos do Choro
Redação DM
Publicado em 22 de junho de 2016 às 03:32 | Atualizado há 5 mesesO Quarteto Pixinga realiza no dia 25 de junho, às 20h, no Teatro do Centro Cultural UFG, o show de lançamento do seu primeiro disco intitulado: Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro. O álbum conta com 10 músicas, sendo Tira Poeira e Ora Veja as de grande destaque. Os ingressos vão ser vendidos no dia do show, na entrada do Centro Cultural, no valor de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Na compra da inteira, ganha um CD do grupo.
Compostas no início da história do choro no Brasil, Tira Poeira é do músico carioca Satyro Bilhar, e Ora Veja, do compositor de Pirenópolis, conhecido por Tonico do Padre. Isso demonstra que o choro é um gênero que se desenvolveu em todo o Brasil.
O Disco do Grupo Quarteto Pixinga Interpreta Clássicos do Choro é um disco de música instrumental de um grupo goiano. Nesse disco o grupo gravou releituras de choros consagrados no cenário da música instrumental popular brasileira, entre os compositores presentes no disco encontramos: Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Satyro Bilhar, Henrique Alvez de Mesquita, Albertino Pimentel, e ainda merece destaque o compositor Tonico do Padre de Pirenópolis, todos compositores do início do século XX, o que demonstra que o choro é um gênero que foi difundido não somente no eixo Rio-São Paulo, mas em todo o Brasil. O disco traz arranjos inovadores mesclando-se o tradicional com a linguagem moderna da música instrumental popular contemporânea brasileira.
Criado em 2011, o Quarteto Pixinga (antigo Regional do Ciranda) é formado por Leandro Gomes (cavaquinho), Júlio Lemos (violão de sete cordas), José Reis de Geus “Zé do Choro” (clarineta) e Henry (pandeiro). Os músicos possuem graduação e mestrado em música e contam com uma carreira consolidada no segmento da música instrumental no Brasil, além de levar o que é produzido em Goiás também para o exterior.
O grupo tem como proposta a pesquisa e a performance do repertório de choro e de gêneros musicais afins, como a polca, o maxixe, o choro-sambado, etc. Interpreta e faz releituras de obras de grandes compositores, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Henrique Alves de Mesquita, Pixinguinha, dentre outros.
Além disso, o quarteto já participou de vários eventos culturais promovidos por diversas instituições da capital, do interior e de outros estados, destacando entre eles o XIV Canto da Primavera (2013), em Pirenópolis, e como professores convidados do 6º Festival de Música dos Campos Gerais em Ponta Grossa (PR).