Cultura

Que tal um amor em dose dupla?

Redação DM

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 00:27 | Atualizado há 7 meses

  • Noite especial para os dois ex-presidentes da União Brasileira de Escritores de Goiás
  • Jornalistas e poetas, com estilos diferentes, lembram Ezra Pound e Fernando Pessoa
  • Contato Comunicação contratou Alexandre Liah para produção de uma capa especial

 

  • Um mesmo título, com uma capa única, gênero poesia e dois autores.

 É o livro Amor em Dose Dupla, de autoria do poeta Luiz de Aquino e do jornalista e diretor-editorial da Contato Comunicação, o workaholic Iúri Godinho, filho do velho contador de histórias em alto estilo Jávier Godinho, um dos ícones do jornalismo do Centro-Oeste e do Brasil. A obra será lançada hoje, a partir de 19h30, na loja Hyundai Caoa. Os dois saem por apenas R$ 50,00. Quem quiser levar apenas um terá que desembolsar R$ 30,00.

Jornalista graduado na Universidade Federal de Goiás [UFG], em 1985, Iúri Godinho é fundador da empresa de mídias Contato Comunicação [1986]. A empresa edita, hoje, mais de 40 jornais e revistas. Ex-presidente da União Brasileira de Escritores-Goiás [UBE-GO], integra o Goiânia Convention & Visitors Bureau de Goiânia. É também membro das academias Goiana, Goianiense e Espírita de Letras, além do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

  • Assim como curador de múltiplas exposições e do Museu da Medicina de Goiás.

Com a alma de Fernando Pessoa e o coração de Ezra Pound, ele lançou, no mercado editorial, os seguintes livros. Primeiro, ‘Uma luz no fim do mundo’, belos poemas. Segundo, ‘Poemas de Amor, Adrenalina e Testosterona’. Os dois foram celebrados pela crítica especializada. Pesquisador, produziu ainda ‘Médicos e Medicina em Goiás’, no ano de 2004, além de ‘História da Propaganda em Goiás’, lançado no ano de 2006, mas já na 3ª edição .

  •  Assim como ‘Colunistas Sociais Goianos’ (organizador), ‘História da TV em Goiá’s, em 2ª edição.

 

Inquietude

Com a sua inquietude intelectual, escreveu ‘História da Oftalmologia em Goiás’, ‘Departamento de Sonhos–12 anos de entrevistas para a revista Marketing em Goiás’ -, Imune a Tempestades–a conturbada vida do 1º prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, Mais: ‘Memória Visual da Medicina Goiana’, ‘Memória Visual da Ginecologia Goiana’, ‘Memória Visual da Oftalmologia Goiana, Memória Visual da Ortopedia Goiana’.

  •  ‘Memória Visual de Goiânia – 1945 – O Álbum Perdido do Primeiro Prefeito’; ‘A Construção–Cimento, Ciúme e Caos nos Primeiros Anos de Goiânia’; ‘Memória Visual da Neurologia Goiana’; ‘Memória Visual da Cardiologia Goiana’; ‘Eldorado: Primeiro Bairro Vertical Planejado de Goiânia ‘[com Paulo Roberto da Costa]; ‘Memória Visual da Radiologia Goiana’. O último possui o título ‘100 Grandes Capas de Livros Goianos’, colocado no mercado em 2016.

 

Inventividade

Inventivo, o poeta Luiz de Aquino nasceu na ‘caliente’ Caldas Novas (GO), no turbulento ano de 1945, que celebrou o armistício da Segunda Guerra Mundial e viu a queda do ditador Getúlio Vargas. Ele iniciou os estudos em sua terra natal, na escolinha da Professora Vanda Rodrigues da Cunha, concluiu o Ginasial no Colégio Pedro II e fez o Clássico no Liceu de Goiânia. É formado em Geografia [Licenciatura] pela PUC [Pontifícia Universidade Católica-GO]

Bancário, professor, é um jornalista de raro talento. Uma espécie de Truman Capote e de Gay Talese do cerrado. O escritor publicou artigos e crônicas em veículos do Brasil e do Exterior, com ênfase para O Liberal (jornal eletrônico de Cabo Verde) e do extinto Tropical USA-News, de Danbury, Connecticut, USA). É, hoje, cronista do jornal Diário da Manhã (Goiânia). Luiz de Aquino presidiu a União Brasileira de Escritores, seção de Goiás [UBE-GO].

É um dos primeiros escritores goianos a fazer uso da Internet [1996] como veículo de comunicação e divulgação literária. Luiz de Aquino relata ao DM Revista ser um ativo membro da Academia Goiana de Letras, faz parte da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música e da Academia Aparecidense de Letras. Membro correspondente da Academia Piracanjubense de Letras e Artes.

O poeta e cronista Luiz de Aquino informa ter os seguintes livros editados: ‘O cerco e outros casos’ [contos], 1978; ‘Sinais da madrugada’ [poemas], 1983; ‘De mãos dadas com a Lua’ [poemas], 1984; ‘Canto de amar’ [poemas], 1986; ‘Menina dos olhos’ [poemas], 1987; ‘Isso de nós ‘ [poemas], 1990; ‘BEG – Nossa Gente, Nossa História’ [pesquisa e crônicas], 1994; ‘Razões da semente’ [poemas] 1996; ‘Deu no jornal’ , [entrevistas], 2000.

Integram a relação: ‘Meus poemas do Século XX’, 2001; ‘A noite dormiu mais cedo’ (contos), 2002; ‘Sarau’ [poemas], 2003; ‘As uvas, teus mamilos tenros’, [poemas], 2005; ‘Poemas de amor e Terra’ [poesia – 2007]; ‘José Luiz Bittencourt – coletânea da sauda-de’ [crôni¬cas – organizador], 2008; ‘Meia-Ponte do Rosário, Pirenópolis’ [crônicas], 2009; ‘De amor e pele’ [poesia – 2010]; ‘Ah, língua brasileira!’ [crônicas – 2011]; ‘De amor e ontem’ [2012].

  •  Mais: ‘A noite dormiu mais cedo’ [contos – ed. Revisada – 2013]; ‘Concerto de boêmios’ [memórias – 2013]; ‘Sob o signo da Lua’ [Concerto de boêmios, 2ª. edição, 2013]; ‘Poesia Completa’ [poesia, 2014].

 

Lançamento

 

Livro: Amor em Dose Dupla

Autores: Iúri Godinho                 e Luiz de Aquino

Editora: Contato Comunicação

Ano: 2016/novembro

 

 

Data: Hoje

Horário: 19h30

Local: Hyundai Caoa, Goiânia

Avaliação: Excelente

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia