Home / Cultura

CULTURA

Reduto italiano em Goiás: Nova Veneza comemora o 17º Festival Italiano

Culiária e cultura italianas estão presentes no município há mais de 100 anos, o festival promete quatro dias de muita diversão ao modo italiano

Imagem ilustrativa da imagem Reduto italiano em Goiás: Nova Veneza comemora o 17º Festival Italiano

Goiás é conhecido como o estado do sertanejo, do agronegócio e também pelas suas cidades históricas, como Pirenópolis e Cidade de Goiás, com arquitetura portuguesa. No entanto, não é apenas dessas culturas que o estado vive, pois há também um pedaço da Itália por aqui, e fica na Grande Goiânia, mais especificamente em Nova Veneza, o único reduto da imigração italiana no Centro-Oeste.

A pequena cidade, com pocuo mais de 9 mil habitantes, é o berço da colonização italiana em Goiás. Por volta de 1924, famílias como Stival, Bisnoto, Faquim e Bosco chegaram à região que ficou conhecida como "Colônia dos Italianos", que anos mais tarde viria a se chamar Nova Veneza.

Mais de 100 anos se passaram e a cultura italiana continua forte na cidade, onde seus habitantes fazm questão de manter a culinária, o idioma e a arquitetura, com obras clássicas em praças chafarizes, além de construções com colunas romanas. Vale destacar que 60% de seus habitantes são descendentes de italianos e, nas escolas, o língua italiana é ensinada com o intuito de manter viva a história e o legado dos colonizadores.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA

Ao falar de culinária, o município mais italiano do Centro-Oeste comemora este ano o Festival Italiano de Nova Veneza, que chega a sua 17ª edição, Os restaurantes e barracas espalhados pelo local do evento oferecem uma variedade de pratos tradicionais italianos, como massas frescas, pizzas, risotos, polenta, antepastos e uma infinidade de sobremesas irresistíveis. Os participantes podem saborear essas delícias culinárias, preparadas com receitas autênticas que foram transmitidas ao longo das gerações.

Fernando Keller

A influência italiana pode ser vista em pratos como pizzas, massas frescas, lasanhas, nhoques e raviólis, que se tornaram muito populares em Nova Veneza. O evento oferece uma ampla variedade de opções inspiradas na culinária italiana. Além disso, os queijos italianos, como o parmesão, muçarela e provolone, são amplamente consumidos. Os embutidos italianos, como salames e presuntos, também são muito apreciados.

O Festival Italiano de Nova Veneza atrai um grande número de turistas, tanto de outras partes de Goiás quanto do Brasil. Durante os dias de festividade, a cidade fica animada e movimentada, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Além disso, o evento contribui para a economia local, impulsionando o turismo, o comércio e a geração de empregos temporários.

CULTURA

Um dos aspectos mais visíveis da cultura italiana em Nova Veneza é a arquitetura. A cidade apresenta muitas construções inspiradas na arquitetura italiana, com fachadas coloridas, detalhes ornamentados e um charme típico das cidades italianas.

A cultura italiana na música está tanto na cidade, quanto no evento. O cantor Alex Mayer, neto de italiano, participou pela primeira vez do festival em 2003, a convite de Leandra Leon, e cantou "La Solitudine", canção de Laura Pausini, a maior cantora italiana de todos os tempos. O cantor participa de todas as edições e, este ano, certamente irá encantar os presentes no evento.

O baile de máscaras, tradição culturalmente importante na Itália, tamvém é conhecido como "Carnevale", originado na cidade de Veneza, e que é realizado nos sábados do Festival Italiano de Nova Veneza. O baile segue a mesma tradição do anonimato através das máscaras e promove entretenimento para os foliões. O baile de máscaras conta com a presença da cantora Anna Paula Drigo, que tem descendência italiana, e promete animar ainda mais o evento com marchinhas italianas.

O evento promete muita música, gastronomia e cultura italianas, bem como uma "viagem" ao país de origem dos habitantes da cidade, que poderão experimentar as delícias de se viver na Itália, que tanto contribuiu e continua contribuindo com o desenvolvimento cultural de Nova Veneza.

PROGRAMAÇÃO

Quando: 01 a 04 de junho

Onde: Praça da Matriz de Nova Veneza

Horários:

01 e 02 de junho: a partir das 19h da noite

03 de junho: a partir das 6h da manhã

04 de junho: a partir das 10h da manhã

Entrada franca

Ci vediamo a giugno!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias