Home / Cultura

Boêmia

Saiba qual é o melhor petisco de Goiânia

Boteco vence concurso com Querida Costela, agora um clássico da casa

Iguaria foi avaliada pelo público que visitou o templo etílico, no Centro de Goiânia - Foto: Rogério Porto/ Divulgação Iguaria foi avaliada pelo público que visitou o templo etílico, no Centro de Goiânia - Foto: Rogério Porto/ Divulgação

O Casarão do Pastel se saiu como o grande campeão do Comida di Buteco deste ano. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 23, em Goiânia, num encontro que reuniu todos os 59 estabelecimentos participantes da edição realizada em 2023.

O boteco vencedor, essa importante instituição goiana, ofereceu ao público o petisco Querida Costela. A iguaria foi avaliada pelo público que visitou o templo etílico. Também submeteu-se a um corpo de jurados selecionado, que avaliaram não só o petisco, como também a higiene do local, o atendimento e a temperatura da bebida.

Em segundo lugar ficou o Dom Cirus, com o petisco Dis'Costela. Já em terceiro lugar aparece o Cumpadi Bar, onde é servido o Choripan Raiz, seguido pelo 1960 Bar, com o petisco Bolinho de Galinhada, em quarto. Na quinta colocação, aparece Bar do Chicão, com o petisco Medalha de Ouro. Os cinco são espaços dignos de parar para molhar a palavra.

Na edição deste ano, participaram 59 estabelecimentos no circuito goiano. Entre os dias 7 de abril a 7 de maio, bares de Goiânia e Aparecida de Goiânia disputaram o título de melhor boteco do Estado. O tema para elaboração dos pratos foi ervas e especiarias e todos os petiscos, em todo Brasil inteiro, e tiveram preço amigo do bolso: R$ 30,00.

Mineirinho de nascimento, o concurso tem se mostrado eficiente na tentativa de manter a tradição vivíssima da silva a tradição boêmia de ‘transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, promovendo a valorização da cultura de ‘buteco’, além de eleger também, desde 2016, o Melhor Boteco do Brasil.

Por ser um concurso e não um festival, o Comida di Buteco elege o ‘Melhor Buteco’ de cada circuito, não o melhor petisco. São escolhidos os vencedores e 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Mas, para além de acirramento e competitividade, o paladar do público conhece novos sabores.

Em 2023, na primeira etapa do concurso (abril a maio), em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentaram os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitaram, votaram e elegeram o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma - o voto do público, é bom dizer, vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene).

Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado em julho de 2023. O Casarão do Pastel, localizado na Rua 10, Centro, representa Goiás na etapa nacional do concurso. Fica a dica: uma cachacinha vai muito bem.

Endereço dos cinco primeiros colocados

Casarão do Pastel

Rua 10, Setor Central

Segunda a domingo

19h à 01h

Dom Cirus

Rua 229, 96, Setor Coimbra

Segunda a sexta

16h às 23h

Sábado e domingo

10h às 21h

Cumpadi Bar & Restaurante

Av. La Paz Qd.01 Lt.01 Residencial, R. Mendanha

Segunda a sexta

17h à 0h

Sábado (11h à 0h) e domingo (11h às 17h)

1960 Bar

Rua 237, 307, esquina com, R. Santa Gertrúdes

Segunda a sexta

19h30 às 22h30

Sábado

11h às 17h

Bar do Chicão

Rua Formosa, 632, Qd. D Lt 03, Nossa Senhora De Fátima

Segunda a sexta

10h30 às 14h/ 16h30 às 23h

Sábado

10h às 15h

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias