Cultura

Shakespeare inspira Taylor Swift em novo disco

DM Redação

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 20:58 | Atualizado há 28 minutos

Cantora norte-americana lançou ontem ‘The Official Release Party of a Showgirl’ - Foto: Instagram/ @taylorswift
Cantora norte-americana lançou ontem ‘The Official Release Party of a Showgirl’ - Foto: Instagram/ @taylorswift

(FOLHAPRESS) – A cantora Taylor Swift se inspirou em “Hamlet”, uma das peças mais famosas de William Shakespeare, para escrever a primeira faixa de seu novo álbum, “The Life of a Showgirl”.

Em “The Fate of Ophelia”, a cantora cita Ophelia, uma das personagens femininas mais importantes e trágicas da literatura ocidental. Em “Hamlet”, Ophelia é uma nobre da corte dinamarquesa por quem o príncipe Hamlet é apaixonado.

Retratada como gentil e obediente, ela é presa às vontades do pai e do irmão, impedida de tomar suas próprias escolhas. De certa forma, ela simboliza a opressão feminina em ambientes dominado por homens. Na trama, Ophelia tem um colapso mental que expõe a corrupção e o caos da corte.

Em entrevista ao programa Hits Radio Breakfast, Taylor disse que tem uma fixação por personagens de Shakespeare e que não suporta vê-los encontrar um fim trágico.

Recepção

“The Life of a Showgirl”, 12º álbum de estúdio de Taylor Swift, foi lançado na madrugada desta sexta-feira. O disco estreou em primeiro lugar no Apple Music e se tornou o álbum mais pré-salvo no Spotify, superando “The Tortured Poets Department”, o último da cantora.

A crítica recebeu o disco de forma mista. A Variety disse que “The Life of a Showgirl” é um “álbum de alegria contagiante”. Já o jornal inglês The Guardian deu duas estrelas para o disco, que afirmou ser “fraco em melodias”. 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia