Sobre destinos em comum
Redação DM
Publicado em 30 de março de 2017 às 03:15 | Atualizado há 8 anos
Hoje é dia de novidade na literatura goiana, o lançamento do livro Destinos de Mim, do poeta Hércules Dias. O lançamento ocorre nesta quinta-feira, no salão nobre da Assembleia Legislativa de Goiás, às 20 horas. O evento contará com a presença de grandes nomes da literatura e um coquetel será servido aos convidados. O livro traz 38 poemas que expressam os sentimentos do autor, sobre as expectativas, dores, perdas, ganhos, felicidades, frustrações, otimismo e pessimismo de sua vida.
“No livro Destinos de Mim conto, através de versos, sobre minha vida de criança pobre, que sofreu muito preconceito e discriminação. Também falo sobre minha mãe que morreu quando eu era muito jovem e da falta de um pai que não conheci, além de minha avó que foi quem me criou e ensinou-me muito do que sei. E ainda tem a parte romântica da obra, em que falo dos amores e desamores enfrentados por todos nós seres humanos”, ressalta Hércules Dias.
De acordo com o poeta, o objetivo do livro é fazer com que o leitor relembre sua infância, seus amores da vida, suas alegrias, seus ganhos e perdas, enfim, os momentos marcantes de cada um. O autor relata que se trata de uma obra intimista que tem por objetivo estimular o leitor ao pensamento sobre si. “Meus poemas são narrativas dos caminhos e descaminhos percorridos por mim. A minha trajetória pelos amores e desamores. Minha vida enquanto menino pobre, vítima de preconceitos por ser filho de dona de casa de mulheres e de pai expulso da Polícia Militar. São poemas de reflexão, para pensar, para interpretar à maneira de cada um.”
Sobre os atuais hábitos de leitura e linguagem, criados pelas novas formas de comunicação, o autor diz como ele pretende inserir sua obra de poesia em tempos de informação a toque de caixa. “É justamente isso que eu quero provocar no leitor do Destinos de Mim. Para entender meus poemas não é difícil, mas precisar pensar e cada um se colocar no lugar do poeta… Eu conto histórias no livro que muita gente vai se sentir protagonista, diferentemente dos melodramas contados pela televisão, por exemplo, que o leitor, telespectador no caso, só vai ter o trabalho de chorar.”
Hércules comenta sobre a estagnação que a literatura tem sofrido nos últimos tempos: “A literatura goiana já produziu muita coisa boa. Somos de uma terra de literatos de respeito no mundo inteiro, como Bernardo Élis, Anatole Ramos, Carmo Bernardes, Gabriel Nascente, Isaac Pires e muitos outros. Mas tem se produzido pouco, como o restante do país. Os nomes de respeito que temos em Goiás, aliás, são os mesmos a vários anos, com o surgimento de pouquíssimos novos valores”.
O jornalista, escritor e presidente da Fundação Cultural de Rio Verde (GO), Isaac Pires, confirma isso, ao falar da obra: A poesia de Hércules Dias nos leva a refletir a própria vida “o menino que se alimenta de salame e tubaína e acreditava ser feliz. E quando adulto descobre que nem só de pão vive o homem”.
O caminho de Hércules
Nascido na linha da estrada de ferro, no interior de Goiás, em Goiandira, aos sete anos Hércules Dias mudou-se para Goiânia. Aos 15 anos fundou um jornal na escola onde estudava, Colégio Estadual Bandeirantes, em Goiânia, e logo após também fundou o jornal impresso O Independente, na mesma época criou uma equipe de esporte na Rádio Independência de Goiânia, atual Rádio Aliança.
Aos 17 anos entrou para o jornalismo de vez, como colunista social, passando por vários jornais diários de todo o Estado de Goiás e Distrito Federal. Se consagrando como profissional da comunicação, também já foi radialista, cronista esportivo, repórter policial, repórter televisivo. Ele ainda passou pela assessoria de comunicação do Jóquei Clube de Goiás, Federação Goiana de Futebol, Secretaria Estadual de Educação e Cultura e da Câmara Municipal de Goiânia além de professor de gramática e literatura da rede pública e privada. Hércules Dias já brilhou não só em Goiás, mas como no Brasil afora.
Atualmente, aos 64 anos, comanda o blog do Hércules Dias, veículo que existe há nove anos, e tem bastante respeito e tradicionalidade na mídia goiana. É também colunista social, e poeta com lançamento de seu primeiro livro.
Lançamento do livro Destinos de Mim de Hércules Dias
Data: 30 de março (hoje)
Horário: 20h
Local: Assembleia Legislativa (Bosque dos Buritis)