Sobreposição de estruturas
Redação DM
Publicado em 10 de dezembro de 2016 às 01:31 | Atualizado há 6 mesesO pintor norte-americano Mark Tobey (1890-1976) teve sua obra marcada pela densidade da composição de estruturas que apresenta, inspiradas principalmente pela caligrafía asiática. Suas pinturas também tem semelhanças com o expressionismo abstrato, apesar de Tobey possuir uma motivação filosófica diferente da maioria dos pintores de tal movimento. Juntamente com Guy Anderson, Kenneth Callahan, Morris Grave e William Cumming, fundou a escola Northwest, um movimento artístico com base em Skagit County e Seattle, que teve seu pico de popularidade entre as décadas de 1930 e 1940. A iluminação e a opção por arranjos de cores de terra são uma das principais características do movimento.
Tobey teve seu trabalho reconhecido principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Sua contribuição mais notória para a arte foi a criação da chamada ‘escrita branca’, que consiste na sobreposição de símbolos caligráficos brancos ou de cores claras em um campo abstrato, que tem na composição final milhares de pinceladas pequenas e entrelaçadas. Esse método, por sua vez, deu origem a um outro estilo de pintura, chamado de ‘all-over’, mais popularizado por Jackson Pollock, com quem Tobey já foi muitas vezes comparado. A obra dele também é definida como a criação de espaços vibratórios, com vários graus de mobilidade criados através do movimento browniano do pincel em um fundo com tonalidades densas.
Mark Tobey era o filho mais jovem de uma família congregacionista. Seu pai era carpinteiro e pedreiro. Começou seus estudos no Instituto de Artes de Chicago, quando a família chegou à cidade, na segunda metade década de 1900. Apesar dos estudos, assim como quase todos os pintores do movimento Northwest, possuía inclinação ao autodidatismo. Em 1911 mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como ilustrador na indústria da moda. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1917, quando ele tinha 27 anos, em Manhattan. No anos seguinte conheceu a retratista Juliet Thompson, que era adepta da fé Baha’í. Enquanto posava para ela, acabou tendo contato com a literatura da religião. Foi quando aceitou frequentar uma escola e passou a seguir o Baha’í.
O pintor chegou a Seattle no ano de 1921. Lá, teve a breve experiência de casamento. No ano seguinte, conheceu o pintor chinês Teng Kuei, que introduziu Tobey aos caracteres orientais. A partir daquele ano ele passou a estudar caligrafia chinesa. O início de suas viagens internacionais marca o ano de 1925, quando esteve em vários países da Europa (como França, Grécia e Espanha), retornando para os Estados Unidos apenas em 1927. A década de 1930 aumentaria exponencialmente a popularidade do artista, principalmente depois de ter protagonizado uma exposição no Romany Marie’s Cafe Gallery, em Nova Iorque. Sua primeira exibição solo no Museu de Artes de Seattle aconteceu em 1935, quando ele somava 45 anos.
Baha’í
A série de pinturas nomeada ‘Broadway’, criada em meados dos anos 1930, possui um valor de referência histórica na atualidade. Ela precede uma nova dimensão da visão pictórica, a da contemplação na ação. Seu trabalho é inspirado por um sistema pessoal de crenças en sugere influências orientais e referências à fé bahá’í, uma religião monoteísta fundada na Pérsia que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade. Três princípios básicos estabelecem a base para a doutrina: a unidade de Deus (há apenas um Deus que é a fonte de toda a criação); a unidade da religião (as maiores religiões têm a mesma fonte espiritual); e a unidade da humanidade (todos os seres humanos foram criados igualmente e que a diversidade racial e cultural deve ser apreciada e aceita).
Legado
A obra de Tobey teve grande influência na carreira do também pintor Morris Grave. O pintor também chegou a estudar teoria musical com o compositor John Cage, um pioneiro da chamada ‘música indeterminada’, que também teve influência de Tobey. Helmi Juvonen, outra artista associada ao movimento Northwest, era obcecada por Tobey. Ela foi diagnosticada como maníaca depressiva, e sofria com a desilusão por ela e Tobey não serem casados, mesmo sendo o pintor assumidamente gay. O pintor Jackson Pollock foi apresentado à obra ‘Bars and Flails’ de Mark Tobey no ano de 1944. Pollock fez um minucioso estudo da pintura, e em 1952 pintou ‘Blue Poles’, um quadro que fez história quando em 1973 foi comprado por 2 milhões de dólares pelo governo australiano.