Um bom começo literário
Redação
Publicado em 1 de julho de 2017 às 22:14 | Atualizado há 4 meses
Antônio Celso Ramos Jubé é uma das boas promessas como guardião da memória da historiografia goiana. Humildade, determinação e, sobretudo, paixão pavimentam seus passos literários. Na última quarta-feira, no Palácio das Esmeraldas lançou seu terceiro livro, onde visita a fantástica trajetória do educador Antônio Celso Ramos Jubé, seu avô paterno.
O livro Alcide Jubé: um catedrático por excelência, com o selo da Editora Kelps, capa de Cristina Tokarski Persijn e programação visual de Tatiana Lima traz apresentações dos confrades Antônio César Caldas Pinheiro e Geraldo Coelho Vaz que diz:
(…) Professor Alcide Jubé: um catedrático por excelência é trabalho que extrapola o interesse familiar. É uma obra importante para a historiografia goiana, que agora se vê enriquecida com uma pesquisa séria e cuidadosa, que vem cobrir uma lacuna até há pouco existente.
Nesse sentido, recordo-me de que em várias ocasiões manifestei a amigos vilaboenses a falta de uma biografia mais metódica sobre o Professor Alcide Jubé. E que bom que pesquisa foi encetada e levada a cabo por um seu neto já–experiente na arte da escrita e que já nos brindou com outro livro intitulado O Cavalo Mangalarga em Goiás, publicado em 2014; obra que se apresenta de pesquisa obrigatória para que se interessam pela criação equina em Goiás.
O livro de Antônio Celso que ora apresentamos em enriquecido com dezenas de ilustrações, geralmente fotografias, que estão totalmente imbricadas com sua pesquisa e especialmente a valorizam. Não estão ali simplesmente para “decorar” a obra. Elas têm a função que devem ter as ilustrações: explicam, acrescentam informações correlacionadas com o assunto da obra e por isso completam-na.
Digna de nota é a preocupação do autor com os seus leitores. Para facilitar a pesquisa em sua obra, dotou-a de um índice onomástico; o que enseja que se encontrem os nomes desejados objetivamente e com rapidez.
Eis o livro que faltava na bibliografia consagrada à história da antiga capital, a sempre veneranda Cidade de Goiás, hoje patrimônio da humanidade. Professor Alcide Jubé: um catedrático por excelência enriquecerá nossas estantes e será obrigatória para os que almejam conhecer nossa memória (…)
Sobre o autor
Nasceu em Goiânia, no dia 7 de julho de 1962. Cursou Ciências Jurídicas na Universidade Católica de Goiás, atual PUC Goiás. Pós-graduado em Gestão Pública e graduando em Letras-Português pela PUC Goiás. Autor dos livros: O Cavalo Mangalarga em Goiás (2014), Amizade se conquista, Gratidão se Preserva.