Universidade lança biblioteca virtual de livros audiovisuais para surdos
Diário da Manhã
Publicado em 28 de setembro de 2017 às 10:49 | Atualizado há 8 anos
Novas formas de leitura. Agora, crianças e jovens surdos e deficientes visuais têm um espaço virtual de livros audiovisuais. A iniciativa é da Universidade Federal de Goiás (UFG), que criou a Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil Juvenil (Bibliolibras). O site disponibiliza 12 contos dos irmãos Grimm, com interpretação em Libras e áudio em Português. O objetivo é ampliar o acervo com narrativas da cultura oral e contribuir com as escolas inclusivas.
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar a formação das crianças e jovens surdos. O site já recebeu o retorno de professores de todo o País que pretendem utilizar o conteúdo em sala de aula. As narrativas audiovisuais exploram o português falado, escrito e a Libras, sendo acessíveis tanto para alunos surdos e deficientes visuais, quanto para ouvintes.
A idealizadora da ação, escritora e professora do curso Letras Libras, Sueli Maria de Regino, contou que muitos surdos têm dificuldades, quando jovens, de entender as narrativas ficcionais em sua totalidade.
“Normalmente eles não têm acesso às narrativas orais, comuns na infância das crianças ouvintes. Há os que não conhecem sequer as suas histórias familiares. Ficam à parte desse universo informativo e isso acaba se refletindo em sua formação”, conta. Por isso, ela explica que é importante estimular a leitura e o contato com narrativas desde a infância. (Foto: reprodução Internet)