Vitrine de novos talentos
Redação DM
Publicado em 16 de novembro de 2015 às 17:49 | Atualizado há 10 anosHoje é o primeiro dia do Festival Desaguar – XIV Mostra Teatral, evento que acontece até o próximo domingo 22, no Teatro Escola Basileu França. Com objetivo de mostrar ao público o resultado dos cursos de Formação Inicial e Continuada em Interpretação Teatral, destinada a alunos com mais de 14 anos, o evento será composto por seis espetáculos teatrais.
Idealizado pelo Instituto Tecnológico em Artes Basileu França, o Desaguar também conta com a participação de alunos do curso de Formação Inicial e Continuada em Teatro, na faixa etária de 9 a 13 anos.
A ideia é de possibilitar o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, também aprimorar suas habilidades expressivas. Outra meta diz respeito especialmente à dramaturgia, pois os professores tem intuito de proporcionar ao estudante uma formação básica em teatro e desenvolver sua aptidão para o exercício profissional de ator.
Com estes propósitos, o festival vai exibir até domingo (22) os espetáculos: Uma Flor Para o Rosa, A Casa de Bernarda Alba, Casamento Suspeitoso, Morte e Vida Severina, As Confissões da Senhora Lydia e Sonho de Fogo. Além disso, a mostra contempla a participação dos Núcleos de Difusão Artística Grupo Vai…Idade e Teatro Ser.
Abertura
Quem irá inaugurar o palco do festival nesta terça-feira, às 20h, será o espetáculo Uma Flor Para o Rosa. A montagem, que é dirigida por João Damasio, sob a orientação do diretor e escritor Marlos Pedrosa, tem no elenco: Amanda Veloso, Bruno Pina, Jordana Caetano, Pedro Paulo Galdino, Sarah Pereira. Já Márcio Egídio atua no espetáculo como ator convidado, enquanto Maressa Stephany assina a produção cênica.
O espetáculo é de autoria livre e coletiva, com base em imagens de sete contos do escritor carioca João Guimarães Rosa Arroio-das-Antas, Barra-da-Vaca, Menina de lá, Nós os Temulentos, Palhaço da Boca Verde, O Boi e os Três Homens que Inventaram Um Boi e O Espelho. Dois contos estão presentes na obra Primeiras Estórias (1962) e cinco em Tutameia – Terceiras Estórias (1967).
A peça teatral conta a história de Rosa, uma jovem empregada doméstica que descobre nas obras de João Guimarães Rosa, as mesmas histórias que viveu no sertão em conflito com a modernidade. Um bebum intelectual e um dono de boteco, uma velha rezadeira e um viajante louco e apaixonado vivem na imaginação e na realidade dessa jovem.
Confira a programação da Desaguar
Hoje
20h Uma Flor Para o Rosa
Amanhã
8h50 A Casa de Bernarda Alba
Quinta-feira
20h Casamento Suspeito
Sexta-feira
20h Morte e Vida Serverina
Sábado
20h As Confissões da Senhora Lydia
Domingo
16h Sonho do Fogo
Serviço
Festival Desaguar- XIV Mostra Teatral
Onde: Teatro do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França
Quando: De hoje a domingo (22)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia)
Informações: (62) 3201-4048