Voando sobre a carreira dos Beatles
Redação
Publicado em 3 de fevereiro de 2016 às 21:53 | Atualizado há 4 meses
Os Beatles fizeram uma variedade estonteante de sons durante sua trajetória. Dificilmente alguém não gosta de pelo menos uma canção, mesmo quem não é fã cantarola alguma coisa. Nessa quinta quem vai agitar os corações e mentes com um bom rock clássico é The Black Birds, tocando um cover dos Beatles. O show vai ser no Mercado da 74, dentro do projeto municipal “Sons do Mercado”.
Eles vão relembrar todos os clássicos da banda que tocou ao vivo pela última vez há 47 anos atrás. Os caras do Black Birds são mais um esforço pra não deixar nos corredores da história a banda que andou entre as baladinhas e roupas iguais até o rock psicodélico. Garotos goianos tocando o som dos garotos de Liverpool.
A banda é formada por cinco músicos beatlemaníacos: Alex Mc’Artur (teclados e vocais) Bruno Momisso (guitarra e vocais), Victor Gomes (bateria e vocais), Gustavo Martins (vocais e guitarra base) e Vinícius Rodrigues (contra-baixo e vocais).
Há três anos atrás eles se reuniram por um interesse em comum, a paixão pelo som dos Beatles. Cada um tem seus projetos musicais paralelos, porém juntos só cover desta clássica banda. Para o show de hoje eles prometem tocar um pouco de todas as fases da banda inglesa.
Esse é o segundo show deles no mercado, o primeiro inteiramente acústico, esse vai ser um misto de acústico e elétrico. De acordo com Gustavo (guitarra) tocar os dois tipos de som tem o propósito de mostrar “Todas as nuances que os Beatles Tinham”.
Na página do grupo eles mandam a ideia sobre sua proposta musical “A proposta dos goianos não é tentar imitar os icônicos John, George, Paul e Ringo, mas adicionar a personalidade dos integrantes às interpretações, adicionando uma pitada a mais de rock’noll (se é que é possível), mas preservando a magia das pérolas feitas pelos ingleses”.
O quinteto goiano já lançou até vídeo oficial. O primeiríssimo produto audiovisual é uma versão da música Drive my car, do álbum Rubber Soul de 1965.
O integrante Gustavo Martins conta sobre a escolha de fazer esse cover “A gente se reuniu por gostar de Beatles e na época não rolava muito som desse tipo aqui em Goiânia” e completa sobre a escolha: “E outra, parece fácil tocar Beatles, mas pra gente como músico é muito desafiador”.
Sobre a expectativa para a apresentação dessa quinta Gustavo diz “É um público diferente do de costume. Geralmente a galera conhece os Beatles, no mercado vai todo tipo de gente, muitos que não conhecem a banda. Isso é legal, porquê dá pra apresentar o som pra quem não conhece.
O projeto Sons do Mercado
Há algum tempo a rua 74, no centro da cidade tem ficado sem local para estacionar pela grande procura dos shows que acontecem todas as semanas. As apresentações rolam dentro do projeto “Sons do Mercado”. Essa semana já teve show com o “Clube Retrô”, sambinha com Cláudia Garcia, e hoje é dia de rock com o Black Birds.
Mercado Popular de Goiânia foi criado em 1952, na região então denominada Bairro Popular e mais tarde acabou sendo incorporada ao Setor Central. É um projeto bacana que traz apresentações musicais das mais variadas vertentes, no meio e fim de semana.
A área central dos espaços é onde acontece os shows e dá até pra tirar uma onda dançando. Cercado de bares, aí está a questão, a entrada é gratuita, mas é difícil resistir a cervejinha e tirar um gosto com bolinho de carne seca e mandioca. Mas se você for firme e quiser só curtir o som, o rolê é