Cultura

You don’t say!        

Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 15:40 | Atualizado há 4 meses

Nicholas Kim Coppola, este é o nome do ator estadunidense Nicolas Cage, que tirou o Cage de um personagem de quadrinhos, Luke Cage. Nicolas é de família de artistas, maioria relacionados à interpretação, sendo primo da atriz Talia Shire e da cineasta Sofia Coppola. O diretor Francis Ford Coppola é irmã do pai de Nicolas, o senhor August Coppola, que ao contrário da maioria da família, não era envolvido com as artes de interpretar, mas sim com a arte de ensinar, sendo ele professor universitário. A mão de Nicolas, Joy Vogelsang era coreógrafa e sofria de transtorno de bipolaridade, foi internada várias vezes em hospitais psiquiátrico. O ator relembra que grande parte de sua infância foi marcada pelas constantes visitas à sua mãe em hospitais. E ainda confessa que sua mãe fora inspiração para muitas de suas interpretações.

Aos doze anos, Cage mudou-se de Long Beach para São Francisco para estudar teatro, e aos quinze, já em Los Angeles, conseguiu seu primeiro papel para atuar em um filme para televisão,  The Best of Times. Em 1982, com o longa Picardias Estudantis, Nicolas viu seu sonho perder força quando grande parte das cenas em que ele aparecia foram cortadas da edição final do filme. Começou então a vender pipocas num teatro, acreditando que aquele seria o mais próximo que conseguiria chegar dos palcos e cinemas. Anos mais tarde o sucesso bate à porta de Nicolas Cage, e em 1996 com o longa-metragem Leaving Las Vegas o ator alcançou notoriedade e reconhecimento. Premiado com o Oscar de melhor ator e o Globo de Ouro por sua interpretação em Leaving Las Vegas. Daí em diante o ator consagrou-se na telonas, atuando em grandes produções, tenho como característica marcante a atuação em filmes místicos, com um pézinho no macabro.

No fim de 2015, Nicolas Cage devolveu espontaneamente às autoridades americanas um fóssil de um Tarbosaurus Baatar, espécie pouco menor que um T-Rex. O crânio do dinossauro havia sido adquirido em um leilão em 2007 numa galeria de Bervely Hills. A ossada teria sido disputada também por Leonardo DiCaprio durante o leilão. O fóssil fora roubado na Mongólia e traficado aos Estados Unidos pelo paleontólogo Erick Koproki, que já havia sido preso anteriormente pelo mesmo crime. Quando o ator soube que sua peça era fruto de tráfico, entregou-a às autoridades, que devem agora devolver ao seu país de origem, a Mongólia.

Separamos alguns filmes estrelados por Nicolas Cage, que merecem destaque. Vale a pena tirar um tempinho das férias para rever alguns destes sucessos.

Con Air – Rota de Fuga (1997)

Cidade dos Anjos (1998)

O romance é um remake de um sucesso alemão da década de 1980, e uma coprodução entre Estados Unidos e Alemanha. Nicolas Cage é Seth, um anjo encarregado de tomar conta da cidade de Los Angeles e acaba se apaixonando por Maggie, personagem de Meg Ryan. A mortal Maggie é uma cirurgiã, que enfrenta problemas depois de ter passado pela experiência de perder um de seus pacientes. Ótima pedida pra aproveitar a tarde debaixo das cobertas. Bem acompanhado então…

8 Milímetros (1999)

No gênero de suspense, Cage também se destaca. Em 8 Milímetros, Nicolas interpreta o detetive Tom Welles, contratado por uma viúva que encontra um suspeito filme nos guardados do falecido marido. Em suas investigações sobre a origem do filme, Welles é levado à Hollywood, onde se infiltra no mundo da pornografia ilegal. Dedicado à solucionar os mistérios em que se encontra, Welles se afasta da família e acaba envolvido numa situação onde sua vida é colocada em risco. Mistério e ação podem agitar a monotonia de suas férias.

O Sacrifício (2006)

Gravado na Suécia, a coprodução entre suecos, britânicos e franceses faz o estilo de Nicolas. O premiado longa-metragem mistura drama e terror e remonta antigas tradições pagãs de agradecimento aos deuses pela boa colheita do ano. O personagem de Cage, o policial Edward Malus se envolve neste meio quando uma ex-noiva pede-lhe ajuda para localizar sua filhinha que desaparecera em Summerisle. Acontecimentos macabros e arrepiantes para quem, como eu, curte o gênero.

Motoqueiro Fantasma (2007)

Baseado no personagem homônimo dos quadrinhos da Marvel Comics, o Motoqueiro Fantasma é recordista de bilheteria apesar da baixa aprovação por parte dos críticos. O motociclista acrobata Johnny Blaze (Nicolas Cage) se envolve com o ocultismo aos 17 anos, na tentativa de salvar seu pai de um câncer. O pedido é atendido, mas seu pai morre em decorrência de um acidente durante uma performance acrobática. Mais de 20 anos depois, Mesistófeles envia seu filho à terra para cobrar a divida de Blaze, transformando-o no novo Cavaleiro Fantasma que deve localizar e trazer até Mesistófeles o Contrato de San Venganza. Dá pra tirar uma madrugada pra acompanhar também a sequência desta saga.

Presságio (2009)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias