Desativada 2

Cinesolar chega hoje à Chapada dos Veadeiros

Redação DM

Publicado em 6 de julho de 2016 às 03:16 | Atualizado há 1 ano

Como poderia uma cidadezinha do interior sertanejo, sem energia elétrica, projetar filmes para toda uma população carente? A comunicóloga e educadora Cynthia Alario teve a genial ideia de equipar uma van com cadeiras, projetor, mesa de DJ, tudo movido à energia solar, para driblar a falta de energia em algumas cidades do interior brasileiro. A partir disso, a equipe composta por ela, o editor de vídeos e educador ambiental Paulo Perez e o também educador, músico e ator Guilherme Folco, decidiu sair Brasil à fora, levando a magia do cinema para cidades distantes, onde possivelmente, a maioria da população sequer tenha pisado numa sala de cinema.

O Cinesolar já está percorrendo as estradas brasileiras desde 2013, e recentemente ganhou mais um auxílio: a segunda van, Cinesolar Tupã, que está sendo utilizada no Projeto Caminhos do Brasil. A van conta com um projetor de 200 polegadas, duzentos assentos para a população, equipamento de som e estúdio de gravação. Além da exibição de filmes, o projeto oferece oficinas de arte para crianças carentes. Todos os serviços oferecidos são gratuitos. O projeto é desenvolvido pela Brazucha Produções e tem o apoio do Ministério da Cultura.

Já são mais de 200 exibições de filmes educativos, voltados para a sustentabilidade, e cerca de quarenta mil expectadores. Estima-se que a energia elétrica economizada, através da utilização de energia provida de placas solares é de 500 mil watts, o que equivale à uma geladeira ligada à tomada por um total de novecentas horas ininterruptas. “O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, pontua Cynthia Alario, coordenadora do Projeto Cinesolar.

A caravana de cinema itinerante já percorreu, desde junho deste ano, com o Projeto Caminhos do Brasil, as cidades Pinheiro, São Luís, Barreirinhas e Morros, no estado do Maranhão; Teresina, São Raimundo Nonato, o povoado de Fartura, também em São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, no Piauí; Petrolina, no Pernambuco; e Casa Nova, na Bahia. Hoje chega à Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, na Feira Municipal, a partir das 18h30, com exibição de curtas-metragens destinados ao público infantil, abordando temas de sustentabilidade. Às 19h30 será exibido o longa-metragem O Palhaço (2011), dirigido e estrelado por Selton Melo

No dia 7 de julho segue para a comunidade quilombola dos Kalungas, no Povoado Engenho II, no Barracão Digital. E no último dia em Goiás, encerrando a temporada do circuito Caminhos do Brasil, cega à cidade de Alto Paraíso, também na Chapada dos Veadeiros. A exibição dos filmes será na Praça do Bambu. Além dos curtas-metragens para público infantil, será transmitido o longa-metragem Sachcha, Uma Jordana Eterna.

Outro longa-metragem que fora exibido durante o circuito é o também brasileiro “Mais Forte que o Mundo”, baseado na vida do lutador brasileiro José Aldo. Os curtas-metragens em exibição são: “A patrulha do xixi no banho”, direção de Michel Valim; “A onda – Festa na Pororoca”, roteiro original de Adriano Barroso; “Comitê de Bacia Hidrográfica”, da Agência Nacional das Águas; “Um rio”, dirigido por Marcelo Bala e Andrea Pesek; “Os sustentáveis”, direção de Lisandro Santos; “Caixa”, (animação em 3D), dirigido por Luciana Eguti e Paulo Muppet; e “Procura-se”, curta-metragem dirigido por Iberê Carvalho.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia