Desativada 2

Duplicidade no palco

Redação DM

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 21:30 | Atualizado há 1 ano

por Rariana Pinheiro

Beleza versus inquietação. Alucinações versus realidade. Sim, são das dualidades conflitantes que baseia todo processo criativo do novo espetáculo do Nômades Grupo de Dança. Seu nome é Beladona, que tem estreia marcada para hoje, às 20h, no Teatro Escola Basileu França, onde, aliás, permanece em cartaz até domingo (18).

O espetáculo de dança contemporânea conta com a direção artística e coreográfica da fundadora do grupo, Cristiane Santos. Já quem assina a produção e coordenação geral é William Bernardes. Juntamente com uma equipe afinada – formada por iluminadores, maquiadores, cenógrafos, etc -, a equipe é responsável ajudar a dar aos passos de quatro bailarinos  sentimentos e expressividade.

Os bailarinos em questão são:Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha e Jayme Marques, que para criação da montagem participaram de diversos laboratórios. A intenção da companhia era de que os dançarinos também atuassem como co-autores de Beladona pois, no palco eles bailam acompanhados ainda pelo desafio de provocar a dramaticidade e sensibilidade proposta pelo universo estético da obra,tudo isso é muito importante, já que o espetáculo pretende trazer emoções tão díspares.

Tendo como aliado a dança contemporânea, eles pretendem tratar mesmo tempo, tanto de assuntos espinhosos, a exemplo da morte, loucura e o lado frenético da vida; como ainda de temas que envolvem, lirismo, poesia e leveza.  Tudo isso em aproximadamente 50 minutos de espetáculo.

Discutir e Formar

Além do espetáculo, o grupo está promovendo ainda uma série de encontros, debates, oficinas e palestras e mesas redondas com participação dos professores da UFG e ESEFFEGO. Todas as atividades envolvem as artes do corpo  e possuem acesso gratuito, graças ao apoio do Prêmio da Funarte Klaus Viana e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.  

No dia 23 de outubro, no auditório da Esefego, e CCUFG haverá oficina aberta de dança, no Centro Cultural UFG, o CCUFG. Já no dia 31 deste mês, uma mesa redonda, formada pelos professores: Alexandre Ferreira, Cristiane Santos e Conceição Viana de Fátima, promete aprofundar a discussão sobre dança, pesquisa e interpretação.

História

O Nômades Grupo de Dança foi fundado em 2002 em Goiânia como núcleo experimental de dança no antigo CEFET-GO (hoje, o Instituto Federal de Goiás). Atua como grupo independente desde 2004, com a intenção de inovar na proposta cênica como processo criativo.

O espetáculo Beladona é o sétimo espetáculo do grupo para os palcos, mas a companhia já fez incontáveis performances, intervenções, instalações coreográficas em seus treze anos de existência. O grupo também já rodou o País com suas montagens e até rompeu as fronteiras nacionais se apresentando em 2010 na Colômbia.

Ganhou ainda reconhecimentos importantes, como o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança, em 2010, 2013 e 2014, consecutivamente pelos espetáculos:

 Última Gota

Palavras em Giz e Beladona

Programação oficinas e mesas redonda

23/10 Oficina de Dança, das 19h às 22h

Onde: Sala de Dança do CCUFG

(inscrição pelo e-mail: [email protected])

31/10 Mesa Redonda, das 9h às 12h

Dança, Pesquisa e Interpretação: Uma proposta da dramaturgia do Espetáculo

Beladona – Esefego – UEG

Palestrantes:

Professor Alexandre Ferreira – FEF – UFG

Professora Cristiane Santos – Diretora e Coreografa do Nômades

Professora Conceição Viana de Fátima – ESEFEGO – UEG

Serviço:

Espetáculo Beladona

Quando:

 Hoje, amanhã e domingo (18), às 20h

 Teatro Basileu França (Av. universitária, Setor universitário)

Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia)  

                                               

A dança contemporânea fornece ao grupo toda expressividade necessária

Este é o sétimo espetáculo do grupo

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia