Kleuber Garcez lança disco de estreia chamado Divino
Redação DM
Publicado em 14 de junho de 2017 às 03:03 | Atualizado há 1 ano
A religião é uma forma de entrar em contato com outros mundos, ou seja, tentar alcançar o divino. O meio para atingir esse objetivo é o uso de vestimentas, ritos ou cânticos sagrados. Ao contrário disso o que é mundano, comum ou do dia a dia terreno é considerado profano. No seu disco de estreia que será lançado nesta quarta-feira (13/6), no Centro Cultural UFG (CCUFG), o músico goiano Kleuber Garcez traz os dois lados dessa moeda, mas não de maneira oposta.
O “divino” vem do nome do músico: Kleuber Divino Garcez. A ideia de usar Divino como título surgiu logo no início dos trabalhos para lançar o CD. De acordo com o músico em Goiás, uma região conhecida pela forte influência do catolicismo, é fácil encontrar alguns “divinos” pelas ruas.
O profano, ou melhor, Profana é a música que abre o CD. A composição foi construída em parceria com Paulo Monarco no dia da Nossa Senhora da Aparecida, que é considerada a Padroeira de Goiânia. A capa do disco também representa a ideia de desconstrução do sagrado por meio da foto com a modelo Juliana Jardel. Ela e Monarco também fazem participações durante o show de hoje. Juliana Jardel realiza uma performance especial para o lançamento e Monarco toca ao lado de Kleuber os frutos de suas parcerias.
Carreira até aqui
O músico e compositor Kleuber Garcez é um verdadeiro expert quando se trata de festivais musicais. Ficou em primeiro lugar em uma das edições do Festival Juriti de Música e Poesia Encenada e também ganhou prêmios fora do Estado com composições interpretadas por Paulo Monarco e Dandara. Depois de ter tantas músicas e composições gravadas por outros profissionais, chegou a vez de Kleuber mostrar seu trabalho e sua voz neste projeto solo.
Outro detalhe marcante na carreira de Kleuber até aqui são justamente essas parcerias com músicos. Essa vontade de “fazer junto” resultou em grandes composições da música popular goiana. Na apresentação de lançamento do CD o músico preparou um verdadeiro encontro entre público e os parceiros que contribuíram na formação deste trabalho. Também participam da apresentação no CCUFG os músicos Uirá Paiva, de Barra do Garça; Cláudia Veira, Janaína Soldera e o parceiro que Kleuber chama de irmão, o músico Diego de Moraes, que toca ao seu lado na banda Pó de Ser.

Amostra Grátis
O disco “Divino” já está disponível gratuitamente via SoundCloud. Destacamos algumas músicas que mais chamaram nossa atenção. Confira abaixo:
Profana: É uma espécie de contraposição ao título do CD. A clássica dualidade entre o sagrado e profano (neste caso entre o Divino e a Profana). “Será de dor e de prazer/ Viver inferno e céu / de sacrifícios.
Quem Vai Me Salvar: Batidas eletrônicas com distorções na voz marcam a característica dessa canção. Bem no fundo é possível lembrar um pouco da essência da banda Cidadão Instigado. A referência deve ser real mas a semelhança fica só nessa aparência.
Ame: Talvez a letra e composição mais poderosa deste disco. Ame é uma música já conhecida em alguns festivais do Estado e também fora daqui pela interpretação de Paulo Monarco e Dandara. Os instrumentos aparecem delicadamente ao fundo justamente para dar ainda mais potência para a letra chorosa / amorosa e ao mesmo tempo violenta.
Se Você Não Vem: Uma das ultimas musicas do CD traz também um aspecto amoroso, porém muito mais melancólico. “Se Você Não Vem”, como está claro no título, fala sobre a ausência e o os acontecimentos que ela provoca.