Marconi Perillo e Couto Magalhães
Redação DM
Publicado em 16 de outubro de 2016 às 01:52 | Atualizado há 10 anosQue o governador Marconi Perillo tem um apreço especial pela área de cultura não é nenhuma novidade. Sem querer rememorar essa particularidade, basta um olhar contemporâneo para traduzir esse gosto pessoal: nunca em suas oito décadas de existência o Palácio Pedro Ludovico, a Sala dona Gercina Borges, foi ocupada por tantos eventos culturais. E na próxima quarta-feira, às 19h30min, esse espaço será novamente cedido à cultura para o lançamento do livro Viagem ao Araguaia, de Couto Magalhães, evento que foi literalmente provocado pelo governador Marconi Perillo.
O nosso tetra-governador, conversando informalmente com o amigo Antônio Almeida, da Editora Kelps, disse:
— Antônio, eu tenho uma profunda admiração pelo meu longínquo antecessor, Couto Magalhães. Tanto pelo gestor dotado de uma fantástica visão administrativa e da mesma forma pelo importante legado cultural que ele nos deixou. Acredito que já está na hora de ser lançada uma nova reedição da sua obra literária: Viagem ao Araguaia, primeiro livro produzido em solo goiano.
Na hora Antônio Almeida topou a ideia de fazer a reedição atualizada do livro e que primitivamente nasceu dos antigos prelos que deu vida também ao primeiro jornal goiano, A Matutina Meiapontense, editada em Pirenópolis, entre 1830 e 1834.
Agora, reeditado com capa do talentoso artista plástico Amaury Menezes, produzido pela Editora Kelps, com o apoio do Ibraceds – Instituto Brasileiro de Cultura, educação, desporto e saúde, orelhas que trazem a assinatura de Antônio Almeida e prefácio entusiasmado do governador Marconi Perillo em sete páginas.
Mais do que oportuna a sua sugestão governador. Não pare por aí.