Santuário do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio cultural goiano
Redação Online
Publicado em 27 de outubro de 2025 às 21:17 | Atualizado há 9 meses
O deputado Luiz Sampaio apresentou o projeto de lei nº 26421/25 na Assembleia Legislativa de Goiás. A proposta busca reconhecer o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno como patrimônio cultural imaterial. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação ainda deve escolher o relator da matéria.
O santuário em Trindade é o único templo no mundo dedicado especificamente ao Divino Pai Eterno. A Festa do Divino Pai Eterno é uma das maiores celebrações religiosas do Brasil. A devoção tem origem no século XIX e mantém forte relevância cultural.
O santuário transcende sua função religiosa como epicentro da fé e tradições goianas. O espaço simboliza a identidade local e a história de Trindade, conhecida como “Capital da Fé”. A basílica representa um marco da fé popular e da cultura regional.
O projeto destaca a necessidade de preservar este patrimônio essencial da alma goiana. A iniciativa abrange a salvaguarda das tradições e ritos associados ao local. O reconhecimento oficial fortalecerá a proteção deste símbolo cultural e religioso.
Foto: Divulgação/ Pai Eterno