Som que não morre
Redação DM
Publicado em 28 de outubro de 2016 às 01:16 | Atualizado há 10 anosApesar de já ter passado duas décadas da morte de Renato Russo, a Legião Urbana, banda formada em Brasília na década de 80, continua quase tão contemporânea como no início, pois está para nascer outro nome com tanta atitude e sensibilidade para desvendar o mundo. E sobre isso não restam dúvidas, já que no projeto Legião XXX Anos é possível ver adultos e adolescentes cantando, em uníssono, músicas que são quase hinos dos tempos modernos, a exemplo de Que País É Esse? Muitos goianos já puderam presenciar isso, pois o show passou por aqui em maio. Mas quem não foi ou quer repetir a dose há oportunidade: o show acontece amanhã, a partir das 20h, no pavilhão verde do Centro de Convenções.
Inicialmente um projeto produzido pela gravadora e pelos ex-integrantes da Legião Urbana – Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá –, como uma forma de celebrar os 30 anos do grupo. A ideia prosperou. Além do relançamento e resmaterização do primeiro álbum da banda (e também de um disco contendo algumas raridades guardadas nos cofres da gravadora), a proposta virou turnê que tem emocionado. “As pessoas cantam do início ao fim, sofrem… é bom nesse momento poder ser a trilha sonora de novo”, disse o baterista Marcelo Bonfá em entrevista ao DMRevista em julho.
A proposta, então, não é a de retornar com a banda Legião Urbana, mesmo porque ela nunca morreu, pois, como dizia Renato Russo: “a gente está aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês”. A ideia é matar a sede pelos palcos, com aquelas músicas tão especiais lançadas no disco de estreia dos brasilienses em 1985.
E para isso contam com diversas participações, como a do ator e cantor André Frateschil nos vocais e também dos músicos Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo) e Roberto Pollo (teclado). No repertório, do calibre de Será, Soldados, Ainda é Cedo e Geração Coca-Cola, que se unem a faixas quase obrigatórias, como: Pais e Filhos e a muito apropriada Que País é Esse?
O show é dividido em duas partes: na primeira parte o disco de estreia é interpretado na ordem original, e na segunda há alguns dos clássicos da banda junto a cantores e cantoras convidados, que possuem relação com a obra da Legião Urbana ou são representantes do novo rock brasileiro. Já participaram dos shows nomes como o do cearense Jonnata Doll e da carioca Marina Franco (Glass and Glue).
Além de matar a saudade dos palcos, com Legião XXX Anos, Dado e Bonfá também pretendem passar por lugares que a banda não chegou a tocar em seu auge e, neste intuito, já apresentaram por mais de 30 cidades. Em Goiânia, a banda já veio com Renato, mas voltar aqui e em outras cidades tem sido uma experiência inédita para os ex-integrantes.
“Hoje, o palco eu divido os vocais com André, com Dado e canto algumas músicas sozinho. Vou para frente e canto “Pais e Filhos”. Então, eu aumentei o meu campo de visão (risos). Mas hoje é diferente, porque temos maior autoridade sobre as canções, a gente é mais velho… Hoje é tudo muito novo. Tudo isso tem muito mais um ar de novidade do que de um ar de passado, de lembrança”, disse Bonfá, na mesma entrevista.
Debaixo do palco, o público também tem observado novos nuances na Legião. Uma delas é de que a banda tem soado bastante elétrica e pesada. Mas esta característica Bonfá diz que o grupo ostentou sempre nos shows da década de 80.
“A gente sempre foi uma das bandas mais pesadas do Brasil. Por isso, nossos shows ao vivo, durante as turnês dos anos 80, eram muito pesados. E hoje a gente repete estas músicas da forma que a gente é, com uma banda que saca muito bem de rock and roll, e eles (os músicos que compõem o projeto) dão vida novamente às nossas interpretações. Mas soa pesado porque já era naturalmente pesado”, argumenta Bonfá.
Show: Dado Villa-Lobos & Marcelo Bonfá – Legião Urbana XXX Anos
Data: Amanhã, a partir das 20h
Local: Pavilhão Verde do Centro de Convenções de Goiânia (entrada pela Rua 30, Centro)
Ingressos: R$ 70,00 (setor Back), R$ 80,00 (setor Frontstage) e R$ 130,00 (camarote premium, com open bar)