Jogos para família: 10 opções para se divertir!
Redação DM
Publicado em 6 de julho de 2023 às 14:41 | Atualizado há 2 anosSeja num fim de semana, num dia chuvoso ou feriado, sempre que sobra um tempo livre é muito bom passar com a família. E nada melhor que ter jogos para família se divertir juntos, não é mesmo?
Há diversas opções para jogar, desde os jogos de tabuleiro, cartas, educativos e muito mais. Cada um com regras específicas que vão tornar essa experiência uma memória especial de todos reunidos. Afinal, as emoções são diversas, desde as mais animadas até aquelas cheias de suspense.
Para escolher o jogo ideal, a dica é observar a indicação da faixa etária de cada jogo antes de jogar, para escolher um adequado para todos os jogadores, principalmente para as crianças. Afinal, há opções que podem ser muito difíceis para os pequenos brincarem.
Além disso, considere o gosto do grupo, para identificar um ou mais jogos que agradem a todos. O legal é que são opções que dá para jogar em qualquer momento e carregar para qualquer lugar. Você pode conferir essa seção com os melhores jogos para reunir a família e conhecer opções para todos os gostos!
Para te ajudar, reunimos nessa lista opções bem divertidas. Confira!
1. Jogo Pega-Varetas
Um clássico da infância, que perdura até hoje! O jogo pega-varetas é uma excelente maneira de passar o tempo com uma atividade muito divertida. Dá para reunir a família toda, sendo uma opção bem acessível.
Com o objetivo de tirar as varetas do monte, com muito cuidado para não mexer as demais varetas, esse jogo vai desafiar os mais novos até os mais velhos. Esse brinquedo possui uma variedade de cores, sendo as mais comuns, o vermelho, azul, verde, amarelo e preto. Cada cor possui uma pontuação diferente, entre 5 a 50. Ganha quem somar mais pontos ao final.
É um instrumento que ajuda a trabalhar diferentes habilidades, como coordenação motora, equilíbrio, concentração, raciocínio, resolução de problemas, conceitos matemáticos, entre outros.
2. Banco Imobiliário
Outro sucesso mundial, que merece seu lugar nessa lista. O Banco Imobiliário possui diferentes versões para reunir a família em um jogo envolvente e divertido, inclusive com opções para crianças acima de 5 anos.
O grande objetivo desse jogo é conquistar a maior fortuna através da compra e venda de propriedades, ou não ir à falência. Por isso, é uma ótima forma de trabalhar noções financeiras, estimular a concentração, raciocínio e estratégia.
3. War
Para quem busca uma alternativa de longa duração, o War é o jogo ideal. Como já é de se esperar pelo seu próprio nome, o objetivo é mover suas tropas, conquistar objetivos do jogo, e ainda, vencer seus inimigos. E quem sabe realizar alianças que te ajudem a superar suas estratégias. Tudo vai depender da meta recebida no início do jogo. Quem concretizá-la primeiro, vence!
É possível encontrar versões recomendadas para crianças acima de 10 anos. Neste jogo, é desenvolvido o raciocínio estratégico, concentração e foco.
4. Jogo Genius
Que tal estimular a sociabilidade, memória, raciocínio, percepção de sons e estímulos visuais? O Genius irá cumprir com todas essas capacidades e ainda entreter todo mundo. Dá para jogar em até 4 pessoas.
Se baseia em um disco, dividido em quatro cores, o qual o jogador deve repetir corretamente as sequências de sinais sonoros e visuais. Há 3 formas diferentes de brincar, e é indicado para crianças maiores de 6 anos.
5. Jogo da memória
Outro clássico e muito utilizado nas escolas como jogo educativo. É excelente para estimular a memória, o raciocínio e a concentração. Com modelos diversos, com estampas de personagens infantis, frutas, animais, etc., você encontrará opções indicadas para crianças acima de 3 anos de idade.
É formado por peças que possuem uma figura de um dos lados. O conceito é descobrir os pares idênticos das peças, que ficam viradas para baixo, sendo que só podem ser desviradas duas cartas por rodada. Quem finalizar com mais pares descobertos, vence.
6. Quebra-cabeças
Outra alternativa que diverte gerações e é sucesso, o quebra-cabeça vai desafiá-lo com suas diversas versões, com as mais variadas quantidades de peças, graus de dificuldade e imagens bem interessantes. O objetivo é unir as peças corretamente para montar a placa.
Com modelos indicados para crianças a partir dos 2 anos, é possível trabalhar o raciocínio lógico, a concentração, a coordenação motora e muito mais. Reúna a família e monte um quebra-cabeça para se divertirem.
7. UNO
O UNO arranca muitas gargalhadas e aproxima as pessoas. É um jogo de cartas, cujo objetivo é ser o primeiro jogador a se livrar de todas as cartas recebidas durante a partida, tudo isso, respeitando as regras específicas do jogo. É famoso por ter a carta 4+ que obriga o próximo jogador da rodada a comprar mais 4 cartas do montante, dificultando ainda mais conseguir vencer a partida.
A indicação da faixa-etária é para crianças acima de 7 anos, podendo jogar com 2 pessoas ou mais. Por estimular a concentração, o raciocínio lógico e estratégico, a noção de sequência e muitas outras habilidades, este jogo de cartas é perfeito para juntar a família.
8. Jenga
Ser desafiado a encontrar o bloco solto na torre para retirá-lo e depositá-lo num nível mais alto, sem deixar que a mesa fique instável e desmorone, pode ser muito divertido. Esse é um clássico e divertido jogo para jogar em família!
Indicado para crianças acima de 6 anos, é perfeito para desenvolver o raciocínio lógico, equilíbrio e concentração. O jogo tradicional conta com blocos em madeira crua, mas há novos modelos coloridos disponíveis também.
9. Dominó
Um jogo clássico, que facilmente vemos pessoas de diferentes idades jogando, inclusive idosos. Trata-se de um jogo de mesa, com peças retangulares marcadas por pontos com valores numéricos. A regra é ir combinando as peças com valores equivalentes até se livrar de todas as peças. Ganha quem se livrar de todas as peças primeiro.
Pode ser jogado entre 2 a 4 pessoas. É interessante para desenvolver o raciocínio lógico, concentração e identificação de valores numéricos.
10. Detetive
Para quem gosta de suspense e grandes mistérios, uma opção muito divertida é o Detetive. O objetivo é descobrir o criminoso. Há diferentes versões do jogo para jogar e se entreter. Esse jogo de tabuleiro possui versões até mesmo para júnior, ideais para as crianças.
Com esse jogo de tabuleiro, os jogadores podem aprimorar a concentração e raciocínio lógico, por exemplo.
Qual é o jogo que você mais gosta? Aproveite e reúna a família para jogar e se divertirem muito! Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!