DM Autos

Volkswagen Gol e Voyage 2019 estreiam com transmissão automática

diario da manha

Norton Luiz
Editor de Veículos  

A Volkswagen esquenta a disputa no segmento dos veículos compactos ao apresentar o Gol e o Voyage 2019 com transmissão automática de seis velocidades. É a mesma transmissão que equipa os modelos Golf, Polo e Virtus. A novidade chega aos dois modelos no mesmo momento em que a Ford mostra o Ka automático, um dos seus concorrentes no segmento, juntamente com o Toyota Etios, o Nissan March, além, é claro, do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20.

O Gol e o Voyage com câmbio automático já estão sendo comercializados na rede de concessionários do País por R$ 54.580 e R$ 59.990, respectivamente. O lançamento, que atente também frotistas e pessoas com deficiência, os chamados PCD, faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até 2020, dentro do conceito da Nova Volkswagen e da maior ofensiva de produtos da história da empresa no Brasil, como resultado de investimentos de R$ 7 bilhões no País até 2020.

A transmissão automática, denominada AQ160-6 e que utiliza conversor de torque, é acoplada ao motor 1.6 MSI 16V, com até 120 cv (o mesmo utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI) que equipa agora o Gol e o Voyage, que na nova configuração são oferecidos em versão única de acabamento.

A linha 2017 do Gol e do Voyage oferece três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática. As configurações com transmissão automática chegam para atender a várias demandas de mercado, que vão desde clientes que procuram ótima relação custo-benefício e conforto a frotistas e pessoas com deficiência (PCD).

A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo. Recursos exclusivos na categoria do Gol e do Voyage.

A potência do motor 1.6 MSI máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. No Gol, ele vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). No Voyage, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima (etanol).

As novidades não são apenas na parte mecânica. O Gol e o Voyage 2019 chegam com o capô mais elevado, com duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô. Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

Toda linha do Gol e do Voyage 2019 sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico e encosto do banco traseiro rebatível.

Traz ainda de série desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro, antena de teto e faróis com máscara negra, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado, dentre outros itens.

Opcionais

São oferecidos três pacotes de opcionais. O mais interessante dispõe de rodas de liga leve, alarme com chave canivete, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores com ajustes elétricos. O custo é de R$ 3 mil. O consumidor pode escolher entre as opções de centrais multimídia, Composition Touch (R$ 2 mil) e Discover Media (R$ 2.100), com sistema de navegação. As duas acrescentam volante multifuncional e computador de bordo.

Preços de toda linha:

Gol 1.0 (Manual) – R$ 44.990
Gol 1.6 (Manual) – R$ 51.040
Gol 1.6 (Automático) – R$ 54.580
Voyage 1.0 (Manual) – R$ 52.640
Voyage 1.6 (Manual) – R$ 56.820
Voyage 1.6 (Automático) – R$ 59.990

Comentários