Home / DMAutos

DMAUTOS

Revelada a nova geração do SUV de luxo Range Rover Evoque

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Land Rover revelou, em Londres, na Inglaterra, a segunda geração do SUV compacto luxo Range Rover Evoque. O modelo chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2019, ainda sem versões e preços definidos. O novo Evoque apresenta uma melhoria significativa no requinte, performance, segurança e estabilidade, segundo o fabricante.

O compacto usa a estrutura D8 da Jaguar Land Rover. A Land Rover faz segredo sobre motores, mas fala-se que é certo que estará sob o capô do novo Evoque o novo motor Ingenium 2.0 turbo, a gasolina, de 250 cv de potência, e 37,2 kgfm de torque.

Informações veiculadas pela imprensa dão conta também que o SUV virá ao Brasil com sistema elétrico, chamado híbrido leve. Isto pelo fato de oferecer um sistema elétrico de 48V, instalado no motor a combustão. A carga é enviada para um conjunto de baterias, com 14 células de 8 Ah cada, fazendo com que a velocidade abaixo dos 17 km/h o motor pode ser desligado. Em algumas situações esse sistema ajuda o motor Ingenium a aumentar sua potência.

O câmbio é o ZF automático de nove marchas com tração integral administrada pela segunda geração do sistema Terrain Response. A tração pode ser desconectada deixando apenas a força para as rodas dianteiras, o que ajuda na economia de combustível.

O novo Evoque virá com um sistema de câmeras Clear Sight que mostra o que se passa embaixo do carro e uma câmera instalada na traseira do Evoque, fazendo com que o retrovisor interno se transforme em uma tela, permitindo visualização superior à do espelho tradicional.

Capacidade off-road

O Range Rover Evoque da nova geração alia sua capacidade off-road com sua nova arquitetura, atualização nas suspensões dianteira e traseira e com a mais recente tecnologia do Sistema Dinâmico Adaptativo.

O modelo ficou bastante parecido com seu irmão maior, o Range Rover Velar, razão pela qual está sendo tratado de forma descontraída como "Mini Velar". Faróis, lanternas e maçanetas retráteis embutidas nas portas reforçam sua aproximação com o Velar pela semelhança.

O SUV inglês da nova geração traz agora duas telas multimídia, emprestadas do Velar, localizadas no centro do painel. A que fica mais ao alto controla toda a parte multimídia, sendo que a da parte inferior ajusta funções operacionais, como o ar-condicionado e configurações de segurança e conforto. O volante do Evoque, revestido em couro e com botões sensíveis ao toque, é também do irmão Velar. O requinte, padrão da marca, fica por conta da utilização e materiais mais nobres.

O novo chassi é 13% mais rígido que o seu antecessor, o que, em conjunto com as subestruturas de montagem rígida, reduz a vibração e transmissão de ruído para o habitáculo. Com uma distância entre eixos 21 mm mais longa, o SUV proporciona mais espaço interior e maior dinamismo, mesmo nas estradas de terra.

Suspensão

A suspensão traseira Integral Link separa as forças laterais e longitudinais para maximizar o controle e a agilidade, proporcionando maior conforto e mais confiança em estrada. Na dianteira, a suspensão MacPherson Hydro incorpora casquilhos hidráulicos para minimizar as vibrações que podem ser transmitidas ao volante na condução velocidade elevada.

O novo  Evoque eleva a capacidade off-road no segmento dos SUV compactos de luxo com uma combinação única de capacidades inerentes fora de estrada e melhorias tecnológicas que lhe permitem proporcionar tração em qualquer superfície e em qualquer situação. A distância ao solo é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 25 graus e 30,6 graus, respectivamente.

Além disso, ele irá incorporar uma gama de tecnologias off-road, como o Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control. No novo Evoque o consumidor encontra também outros elementos de segurança ativa, como a Assistência à Manutenção da Faixa, a Frenagem Autônoma de Emergência e o Monitor de Atenção do Condutor para manter os passageiros seguros.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias