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Ford lança o EcoSport Titanium sem o estepe e com pneus run flat

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Ford apresentou o SUV EcoSport, já como linha 2020, sem o estepe na tampa traseira. Se é uma nova tendência ainda é cedo para afirmar, mas o certo que a montadora viu a mudança como necessária para garantir um estilo mais urbano do seu SUV compacto. A novidade, porém, é exclusiva da versão Titanium, que será comercializada a partir de meados de fevereiro por R$ 103.890. Sem o estepe, a EcoSport Titanium ganhou uma aparência bem mais moderna. Vale lembrar que a versão não terá mais o estepe, nem mesmo no porta-malas.

No ano passado a Chevrolet deu o primeiro passo tirando o estepe da traseira da Spin Active, seu SUV/Minivan com cara de aventureiro. O resultado agradou e pode ser que outras marcas sigam o mesmo caminho visando tornar seus utilitários com perfil mais urbano. Na Spin, o estepe foi guardado no porta-malas. Agora foi a vez da Ford, mas a marca mantém firme a versão Storm, de perfil aventureira. Ao contrário da GM, a Ford preferiu mexer na versão que tem a cara mais próxima do consumidor de SUV que utiliza o carro mais na cidade.

Tecnologia run flat tire

A Ford, contudo, não se limitou apenas em tirar a estepe da tampa traseira do EcoSport. A montadora foi mais além e trouxe também uma tecnologia inédita para o segmento dos compactos. A fabricante passa a equipar o SUV com pneus desenvolvidos com a tecnologia run flat tire. Daí a necessidade de não transportar mais o estepe. Também uma exclusividade da versão Titanium, os pneus run flat, batizados de Michelin ZP (Zero Pressão) oferecem a particularidade de rodar com pressão zero, furados ou com corte por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h. Essa distância pode chegar a 200 km com o uso do kit que vai a bordo.

A retirada do estepe da traseira do EcoSport Titanium reduziu em 13 kg o peso do SUV, já descontados os cerca de dois kg a mais de cada pneu run flat. A nova tecnologia fez a engenharia da Ford a fazer ajuste na suspensão traseira, rebaixando um pouco a traseira, uma vez que os pneus run flat são um pouquinho mais altos pelo fato de serem reforçados. Outra intervenção feita foi na calibragem do setor de direção. Além da retirada do estepe e do uso da tecnologia run flat tire, a linha 2020 do EcoSport não muda nada.

Os pneus com tecnologia run flat tire custam R$ 899,00 cada e oferecem o mesmo limite de quilometragem do convencional. Eles suportam tecnicamente apenas um reparo, como nos pneus tradicionais, embora o hábito não seja o da sua substituição após a primeira ida ao borracheiro. O kit destinado a permitir que o EcoSpor rode até 200 km com o pneu run flat furado ou com uma avaria maior custa R$ 266,00 e só pode ser utilizado apenas uma vez. O usuário só não troca o compressor.

Com exceção da versão Storm, que é equipada com motor 2.0, as demais versões do SUV EcoSport, incluindo a Titanium, têm motor 1.5, de três cilindros, de 137 cv e 130 cv de potência, abastecido com gasolina e álcool, respectivamente, e 16,1 /15,6 kgfm a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades para todas as versões, com a observação de que a versão de entrada SE oferece também o câmbio manual de cinco marchas.

Preços da linha 2020 do EcoSport:
SE 1.5 manual - R$ 78.990
SE 1.5 automático - R$ 84.990
FreeStyle 1.5 manual - R$ 85.890
FreeStyle 1.5 automático - R$ 91.890
Titanium 1.5 automático - R$ 103.890 (sem estepe)
Storm 2.0 automático - R$ 108.390

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