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Mitsubishi lança a nova geração do Pajero Sport HPE 2020. Preço: R$ 265.990

diario da manha

Norton Luiz
Editor de Veículos

Confortável, com tudo que um SUV genuinamente 4×4 de respeito tem que oferecer em tecnologia e feito para encarar todo tipo de terreno. Assim é a quarta geração do Mitsubishi Pajero Sport 2020, finalmente lançado no mercado brasileiro. O modelo, importado da Tailândia em versão única HPE, teve seu preço fixado em 265.990, valor equivalente a R$ 6 mil a mais em relação ao valor praticado no período de pré-venda.

A Mitsubishi  está trazendo apenas no primeiro lote de importação, mas a marca prevê vender entre 1.000 mil e 1.200 unidades mês no mercado brasileiro.

O Pajero Sport, que chega ao mercado para substituir o irmão Dakar, traz sob o capô o novo motor MIVEC 2.4, todo em alumínio, turbo diesel, de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, acoplado ao também novo câmbio INVECS-II de oito marchas. O SUV tailandês, de aparência robusta e sete lugares, vem para brigar no segmento dos utilitários esportivos  de porte  grande com o Chevrolet TrailBlazer e com o Toyota SW4.

O novo Pajero, apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, prima pelo conforto, segurança e a robustez  necessária para enfrentar os mais diversos pisos. Quer encarar água com profundidade de até 700 mm, lama estradas de pedra  e areia, o Pajero Sport faz bem o serviço. (veja abaixo nossas impressões ao dirigir o modelo da Mitsubishi).

Equipamentos

Os equipamentos de segurança e de assistência ao condutor, como Hill Start Assist (HSA), Super Select 4WD-II, Controle de Descida e Montanha e um modo off-road para cascalho, lama, areia ou rocha estão disponíveis no modelo para atender aventuras off-road ou mesmo quando o trecho, numa eventualidade,  a ser enfrentado exige força e capacidade para transpor os obstáculos.

A tração Super Select 4WD-II oferece quaro modos de operação, incluindo a reduzida. Acionando o seletor no console central, o condutor escolhe, conforme o piso,  entre os modos 2H, 4H, 4HLC e 4LLC. Nesse modo, o Pajero Sport força ganha bruta para encarar os mais desfiadores trechos, graças ao sistema de bloqueio do diferencial traseiro, o RD Lock.

A aptidão off-road do Pajero Sport está presente também na inclinação de 45º lateral, 30º no ângulo de entrada e 24,2º no  de saída e 23,1º no ângulo de subida. Na aparência, o novo SAUV da Mitsubishi  chama a atenção pelo design moderno, com linhas bem definidas.o desenho das grandes lanternas traseiras recebeu algumas críticas, mas confesso que gostei . Tem um belo desenho e contribuiu na aparência do utilitário.

Visual externo

O Pajero Spor da quarta geração tem retrovisores externos elétricos, que se fecham quando o carro é trancado, faróis em Led, com regulagem automática de altura e lavador, DRL em Led e faróis de neblina integrados, sistema de frenagem autônoma, rack de teto na cor prata e ski plate dianteiro, equipamento funcional no off-road e em harmonia com o design do Pajero. Completam o visual externo o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas e as rodas de 18 polegadas diamantadas.

Internamente, o conforto é absoluto. Tudo parece ter recebido cuidados especiais. O console central em Black Piano é alto e com detalhes em cromado evolvendo toda a parte dianteira. O volante é multifuncional e as saídas de ar estão estrategicamente posicionadas na segunda e terceira fileiras. Por sua vez, o sistema multimídia de 7 polegadas vem equipado com  Android e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão Wi-Fi., possibilitando o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

O porta-malas do Pajero Sport 2020 tem capacidade  para 931 litros, mas com os bancos em couro totalmente rebatidos chega a 1.731 litros. São três anos de garantia e seis cores disponíveis:  Marron Deep Metálico,Azul Deep Metálico, Cinza Titanium Matálico, Branco Pearl Perolizado e Preto Mica Perolizado, além das opções de acabamento nas cores preto e bege.

 

Impressões ao dirigir

A Mitsubishi não se preocupou na escolha do terreno para colocar o novo Pajero Sport nas mãos dos jornalistas para o test-drive. A marca pegou pesado e fez a escolha de trechos de terra sinuosos entre Mogi Guaçu (SP) e o Pico do Gavião, na divisa de São Paulo e Minas Gerais. A intenção parecia mesmo a de deixar que o Pajer5o Sport 2020 fosse colocado à prova, sendo exigido  ao máximo ao longo de todo o teste, com duração de cinco horas.

O DMAutos marcou presença e fez o teste. Logo na saída uma parada na pista off-road do Autódromo de VelloCitá, ainda em Mogi Guaçu. Tese de subida, descida, torção da carroceria, lama, alagado, inclinação, rochas e areia pelo caminho. O Pajero Sport surpreendeu com seu desempenho. Foi possível também testar toda a sopinha de letras que nominam os itens de segurança e de assistência ao motorista. Tudo perfeito.

No asfalto, um SUV silencioso, confortável e com um desempenho de carro de passeio. O motor 2.4 de 190 cavalos responde bem às acelerações. O torque é sentido já na primeira pisada no acelerador. No chão o Pajero Sport é valente e nem meso nas trepidações houve-se ruídos internos, mostrando uma acústica bem trabalhada. A suspensão não deixa o SUV pular e para transpor os pontos mais complicados, nada que o sistema Super Select 4WD-II, acionado no seletor, não resolvesse fácil.

 

 

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