Home / DMAutos

DMAUTOS

Toyota Corolla 2020 é o 1º veículo híbrido flex do mundo

O Toyota Corolla 2020 agora é realidade. Bastante esperado no mercado, o sedã mais vendido no mundo no seu segmento surge na sua 12ª geração com uma renovação bastante ampla.

A nova plataforma GA-C utilizada no Toyota Corolla 2020 é baseada na arquitetura global TNGA (Toyota New Global Architecture). Ele proporcionou o lançamento de um carro mais moderno, esportivo e seguro. Nenhuma outra geração do modelo foi tão agraciada com o pacote de transformações que a nova recebeu.

A evolução do novo Corolla surpreendeu e de agora em diante sua história de 45 milhões de unidades vendidas no mundo, desde 1966, ganha mais um capítulo. O Toyota Corolla 2020 tornou-se também o primeiro veículo híbrido com motorização flex fabricado no mundo e o primeiro produzido no Brasil com essa tecnologia.

Corolla XEi ganha novo motor 2.0 16V, de 177 cv, e transmissão CVT de 10 marchas

A expectativa do fabricante é de vender 4.500 unidades/mês do Toyota Corolla 2020, sendo 1 mil da versão Hybrid e 3.500 das demais versões. O carro-chefe de vendas do novo sedã será a versão intermediária Xei, que custa R$ 110.990. O Novo Toyota Corolla 2020 já se encontra no show room das revendas, mas a ações efetivas de vendas serão abertas no próximo dia 12 de setembro.

No visual, graças ao centro de gravidade mais baixo (-10mm), o Toyota Corolla 2020 ganhou silhueta mais aerodinâmica, com maior fluidez em suas linhas. A era do carro “tiozaõ” parece ter chegado ao fim.

Toyota Corolla 2020: novos motores, suspensão e transmissão CVT de 10 marchas

A nova geração do sedã ganha também novos motores, sistemas de segurança ativa (Toyota Safety Sense - TSS), troca a suspensão traseira de eixo de torção pela de duplo braço triangular independente e transmissão CVT de 10 marchas, sendo uma fixa e nove simuladas.

O novo projeto de desenvolvimento do Toyota Corolla 2020 exigiu um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica da marca japonesa, em Indaiatubra (SP). Nessa planta já foram produzidos 1 milhão do modelo Corolla desde sua inauguração, em 98.

Motorista pode monitorar o sistema híbrido pela central multimídia do Corolla

Disponível em três versões – Gli, Xei e Altis –, o Corolla 2020 parte de R$ 99.990 na versão de entrada Gli e chega a R$ 124.990 na versão topo Altis Hybrid. Fazendo opção pelo Pacote Premium, com custo de R$ 6.000, a versão Altis híbrida pode chegar a R$ 130.990.

Toyota Corolla 2020: Versões e preços

Corolla GLi 2.0 – R$ 99.990
Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990
Corolla Altis 2.0 – R$ 124.990
Corolla Altis Hybrid Flex 1.8 – R$ 124.990
Corolla Altis Hybrid Flex Premium 1.8 – R$ 130.990

O modelo 2020 disponibiliza duas opões de motores. O novo propulsor 2.0 Dynamic Force, Flex, 16V, de 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, equipa as três versões (Gli, XEI e Altis). Esse motor ficou 15% mais potente e 9% mais eficiente em relação ao anterior.

A motorização híbrida, por sua vez, combinando o motor a combustão 1.8, de 101 cv (etanol) e dois motores elétricos, é exclusividade da versão Altis Hybrid.

Na frente, o Corolla 2020 se destaca pela forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que alongam-se até as laterais do veículo.

Toyota Corolla 2020 passa pela maior renovação de todas as gerações antecessoras do modelo

Grade na cor preta e faróis de neblina de LED estão disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida traz logomarca Toyota com acabamento na cor azul. O pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.

O desenho das lanternas está em perfeita harmonia com o porta-malas. Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e Xei. Complementam o conjunto luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo.

Na versão Altis, os faróis Bi-Led possuem desenho em formato de dois “J” com DR. Todas as versões do Corolla da nova geração possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16. Nas XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata.

A versão Altis 2.0L Dynamic Force tem rodas com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17. É opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).

Teto solar elétrico na versão Altis

Uma das novidades do Novo Corolla 2020 é o teto solar elétrico com função antiesmagamento. É de série na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

O novo Toyota Corolla 2020 tem 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm). A distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

Novo visual do Corolla 2020 deixa para trás o perfil "tiozão" que o modelo sempre carregou

O interior do Toyota Corolla 2020 evoluiu bastante. O design do painel de instrumentos visa uma sensação de amplitude e abertura que, combinada com o console central, oferece uma distribuição ideal do espaço com um caráter minimalista.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.

O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores. Um destes é um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível. O outro é semicircular e fica do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor.

Por fim, uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito. Ela mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia, etc.

O quadro de instrumentos da versão Altis é configurável e todo digital

A versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

Na versão GLi os bancos contam com partes revestidas de tecido e de couro, ambos na cor preta. Já nas versões XEi e Altis híbrida são exclusivamente com partes revestidas de couro preto.

Na versão Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida, com pacote Premium, contam com partes revestidas em couro bege e marrom. Além disso, os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central.

Uma das grandes novidades do Corolla é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote Premium para a versão híbrida.Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Toyota Corolla 2020: Equipamentos de série

Desde a versão de entrada GLi o novo Corolla oferece sete airbags, ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes, direção eletroassistida progressiva (EPS) e computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução.

Além disso, traz ainda vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

No que se refere a equipamentos de segurança, o Corolla da nova geração sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.

Interior da versão XEi do Corolla 2020 chama a atenção pelo acabamento sofisticado

A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante

A versão Altis 2.0 Dynamic Force traz ainda de série o pacote premium composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

Na versão híbrida, o Altis oferece painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.

Sistema híbrido flex inédito no mundo

O novo sistema híbrido empregado no Corolla 2020 combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O motor a combustão é um 1.8 VVT-i 16V, de 101 cv de potência a 5.500 giros (etanol) e 14,5 kgfm de torque. Ele combina com os motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão CVT tem relação infinita.

Motorização híbrida flex do novo Toyota Corolla 2020 é inédita no mundo

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico está localizada embaixo do banco traseiro. A peça não compromete o espaço interno para os ocupantes. Ela é responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla. No novo Corolla o sistema de freios é regenerativo. Ele acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico.

Segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.

No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.

No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões Altis a combustão e híbrida.

O Toyota Safety Sense conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Ele traz os Sistemas de Pré-Colisão Frontal (PCS) e de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Toyota Corolla 2020: Cores disponíveis

As cores disponíveis para o Novo Corolla são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celeste

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias