Home / DMAutos

DMAUTOS

Extrapesado Actros 2020 é lançado sem retrovisores externos

O extrapesado Actros 2020 agora sem retrovisores externos? É isso mesmo. A Mercedes-Benz surpreendeu e lançou o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. A tecnologia inédita e opcional faz sua estreia no novo extrapesado Actros 2020 que será comercializado no próximo ano.

A tecnologia inédita foi apresentada no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran 2019), que está sendo realizada em São Paulo. Exclusivo da marca, o MirrorCam funciona por câmeras digitais externas que substituem os retrovisores convencionais.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

As imagens captadas pelas câmeras externas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

Extrapesado Actros 2020: sistemas inteligentes

“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o novo Mercedes-Benz Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

 “Com o MirrorCam estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão”, completou o Executivo.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

O MirrorCam colocará os caminhões Mercedes-Benz em um outro nível de segurança e economia, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte.

“Essa tecnologia irá trazer mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Roberto Leoncini destaca ainda outra grande vantagem do MirrorCam, que é a segurança e comodidade durante a noite. “Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora. Ele verifica as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia”, observou Leoncini.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

Extrapesado Acros 2020: MirrorCam garante visão ampla ao motorista

O MirrorCam está localizado dentro do novo extrapesado Actros. O sistema foi projetado para marcha à frente em todas as velocidades e em todas as condições de trânsito, bem como também para marcha à ré. O motorista pode ajustar várias funções por meio do painel de comando na porta.

O sistema MirrorCam é ativado a partir de ações como destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. Após o desligamento do motor do veículo, o sistema também desliga automaticamente. Com a MirrorCam, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

O MirrorCam também oferece a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela.

Ajuste digital

Já o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior. Isso permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.

Com essa função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Este ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”. O ajuste do campo de visão é realizado de forma digital, não necessitando de nenhum giro mecânico da câmera.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

As linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que permite ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.

Extrapesado Actros 2020: câmera acompanha o campo de visão

Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão do motorista para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. Assim, é possível aumentar a segurança do veículo e da via, principalmente nas curvas mais apertadas.

Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros.

Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo, como um aquecedor do espelho retrovisor externo. O aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros: MirrorCam

Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente. A faixa de transição entre "dia e noite" é ajustada automaticamente com base na claridade do ambiente.

Além disso, o motorista tem a opção de ajustar o brilho da tela manualmente. Neste caso, é possível um aumento da intensidade luminosa.

Frenagem automática

Além da inédita tecnologia MirrorCam, o novo extrapesado Actros 2020 será pioneiro em lançar no País o ABA 5 de série. O sistema é o único que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente.

O Novo Actros também é o primeiro caminhão digital do mercado. Isso porque o modelo traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos.

Novo Mercedes-Benz Extrapesado Actros com MirrorCam e com retrovisores externos

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias