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Leaf 2020: Testamos o modelo 100% elétrico da Nissan

Leaf traz recheio de tecnologias e surpreende no motor de 149 cv

diario da manha
Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

O Nissan Leaf 2020 começa a vendido oficialmente no Brasil e também na Argentina, Chile e Colômbia não só como um novo carro elétrico. Ele traz atributos nas tecnologias de condução inteligente. O modelo, importado da Inglaterra, chega à sua segunda geração como o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo.

No Brasil, o Leaf 2020 tem preço é de R$ 195.000 e está sendo comercializado em 7 concessionários do País. São duas em São Paulo e as demais em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro.

 Mas antes de trazer tudo sobre o elétrico Leaf 2020, vamos à alguns questionamentos sobre a visão que uma fatia de consumidores ainda tem de um carro elétrico. As tecnologias de propulsão elétrica, seja ela 100% no caso do Leaf, ou mesmo com relação às híbridas, ainda são novidades.

Desta forma, é natural que as pessoas fiquem com um pé atrás. O tempo será o senhor das razões nessa questão da eletrificação automotiva e se encarregará de dizer que o caminho é esse de não tem volta.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

O carro elétrico é a nova e irreversível realidade, mas não quer dizer que sua chegada vai enterrar de vez o motor a combustão. Estes ainda terão vida longa no mercado. Isto porque o Brasil tem dimensões continentais e a infraestrutura necessária para abastecimento de veículos elétricos não será alcançada nem á médio prazo.

Então, faço as seguintes perguntas: Que impressão você tem de um carro elétrico? De desconfiança? Sua imaginação te leva para uma tecnologia sustentável que não será tão eficiente como o motor a combustão? Motor elétrico é frouxo e não anda, embora para o meio ambiente seja a melhor solução? Essas e outras muitas perguntas são feitas naturalmente, principalmente vindas de compradores de carros mais conservadores.

Não se preocupe com o que está acompanhando, cético ou não, sobre a chegada de automóveis elétricos às ruas. O convencimento virá com o passar do tempo e mostrará que as suspeitas de hoje eram simplesmente “meras suspeitas”.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

Quer um bom exemplo? O Nissan Leaf 2020 que já está sendo comercializado no Brasil, credenciado como o automóvel totalmente elétrico mais comercializado no mundo.

Leaf 2020: Andamos no modelo 100% elétrico mais vendido do mundo

Andamos no Nissan Leaf 2020 na última quinta-feira, em Florianópolis (SC). Antes, havíamos participado de um workshop sobre as funcionalidades do novo Leaf, na Universidade Federal de Santa Catarina, com engenheiros da Nissan.

Foi nosso mais produtivo contato com um automóvel 100% eletrificado. As andanças a bordo do modelo foram o suficiente para quebrar os últimos resquícios de paradigmas que ainda carregava comigo.

Tivemos uma oportunidade ímpar para dirigir o Nissan Leaf 2020, rodando no perímetro urbano e por rodovias da ilha. Era o que realmente precisava ainda para sentir como reagia realmente a aceleração de um automóvel elétrico. O Leaf, consagrado como o modelo elétrico mais comercializado o planeta, se encarregou disso. Me surpreendi.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

Com um simples toque no acelerador e em 0,1 segundo o motor elétrico com potência equivalente a 149 cv e zero emissão já rende todo o seu torque de 32,6 kgfm. Não é blefe. É bruto na arrancada, na agilidade e nas retomadas.

Sem caixa de câmbio, o motor roda silencioso e macio. Dá até pra sentir falta daquela percepção, mesmo que leve, da troca de marchas feita pelos câmbios automáticos. O barulho que chega à cabine, sem incomodar, é o do atrito dos pneus com o asfalto e mais nada. Ao dar a partida, só é possível saber que o motor está funcionando observando o painel.

 O Leaf, conforme a aferição dos ciclos Brasil (NBR6601)e dos Estados Unidos (FTP75), tem autonomia de 240 km (pelo ciclo europeu, o WLTP, sua autonomia é de 389 km) com um carga completa. Iss não quer dizer que ele não alcance os 300 km de autonomia. Depende do peso do pé.

O Nissan Leaf já vendeu mais de 400 mil unidades em todo o mundo desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Com a nova geração do modelo, a Nissan estabelece definitivamente uma nova forma de direção, baseado nos pilares Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

O novo Nissan Leaf 2020 desembarca no Brasil com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor. O modelo conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída.

Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o Leaf tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

“A Nissan acredita na eletrificação do Brasil e da América Latina. O Novo Nissan Leaf chega para oferecer o que existe de melhor da marca, com tecnologias avançadas que entregam o máximo para a experiência de condução inteligente, desempenho e conectividade dentro da nossa visão do futuro da mobilidade, a Nissan Intelligent Mobility”, afirma Marco Silva, Presidente da Nissan do Brasil.

Nissan Leaf 2020: tecnologia E-Pedal a bordo

Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Nissan Leaf 2020 está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico e zero emissão

Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

Além do e-Pedal, o novo Nissan Leaf 2020 está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.

Powertrain mais eficiente em torque e potência

A estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do Novo Nissan Leaf.

O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores. É mais desempenho com emissão zero.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

O design refeito da bateria adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia.

O condutor do novo Nissan Leaf ainda em a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B”, que usa uma frenagem regenerativa mais potente para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e “D”, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

O Nissan Leaf conecta motoristas, veículos e pessoas por meio de sua central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.

Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo.

Quando estiver dentro do Nissan Leaf 2020 pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo. Fácil e simples. Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções.

O Leaf é o único carro elétrico com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.

Equipamentos de série

Além dos sistemas inteligentes do e-Pedal e do Nissan Intelligent Safety Shield, o Nissan Leaf 2020 é equipado com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria).

Traz ainda:  vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.

O design do novo Nissan Leaf 2020 apresenta perfil baixo e elegante, com linhas dinâmicas e imponentes associadas a uma aerodinâmica que reforça o seu visual moderno. Os faróis têm formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. Já o tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.

Nissan Leaf 2020: 100% elétrico

O design interno proporciona um ambiente agradável e tudo parece ter recebido um toque de sofisticação, graças ao uso de materiais de boa qualidade. O azul que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção faz pare também as características dos veículos elétricos da Nissan. Já a configuração do novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.

Atualmente, o Nissan Leaf  é produzido em três fábricas – Oppama, no Japão; Sunderland, na Inglaterra; e em Smyrna, Tennessee, nos EUA – e é comercializado em mais de 50 mercados.

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