DM Autos

XC40 Recharge abre a eletrificação 100% da Volvo

Modelo inicia a era de lançamentos eletrificados da Volvo Cars

diario da manha
Volvo XC40 Recharge

Volvo XC40 Recharge. Eis o primeiro veículo 100% elétrico da fabricante sueca. O XC40 Recharge é também o primeiro modelo da Volvo a caracterizar seu novo conceito de linha de carros eletrificados, chamado de Recharge.

A partir do Volvo XC40 Recharge a marca adota a política de lançar um carro totalmente elétrico por ano nos próximos cinco anos.

O objetivo da Volvo Cars é vender  globalmente, até 2025, 50% de automóveis totalmente eletrificados. Os outros 50% serão de híbridos. O nome Recharge será passa a ser empregado em  todos os modelos Volvo que tenham um motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétricos.

Volvo XC40 Recharge: modelo de linhas bem arrojadas

Os clientes da marca passarão a ser questionados, a partir de 2020, se desejam ou não um carro da linha Recharge quando desejarem adquirir um Volvo. “Reafirmamos o que já dissemos antes: para a Volvo Cars, o futuro é elétrico”, disse Håkan Samuelsson, CEO global da empresa.

Tração nas quatro rodas

O Volvo XC40 Recharge adiciona um trem de força totalmente elétrico e com tração nas quatro rodas. Esse propulsor 100 elétrico oferece um alcance de mais de 400 km de autonomia com uma única carga e potência de 408 hp. A bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

Volvo XC40 Recharge; carga em apenas 80% da carga em 40 minutos

Produção de veículos elétricos terá capacidade triplicada

Visando atender o crescimento previsto em relação aos carros da linha Recharge, a Volvo Cars informa que triplicará a capacidade de produção de veículos eletrificados. A empresa quer que os carros híbridos plug-in representem 20% das vendas da marca em 2020.

Atualmente, os modelos eletrificados da Volvo representam 22% no volume total de vendas no Brasil.

Em 2020, a meta é de 40% de participação dentro do portfolio. O lançamento do Volvo XC40 Plug-in Hybrid, no próximo ano, dentre outros, deve contribuir para o crescimento dos números.

Volvo XC40 Recharge: aparência do modelo a combustão

XC40 Recharge: a partir de agora todos os modelos elétricos da Volvo serão Recharge

Todos os modelos da Volvo incluirão uma opção da linha Recharge, desde o utilitário esportivo de entrada XC40. Essa opção de oferta passará pelos carros da série 60 até o SUV de grandes proporções XC90.

Desta forma, a  Volvo Cars é a única montadora a oferecer uma variante plug-in em todos os modelos de sua linha. Com isso, os clientes da Volvo terão que responder se preferem um Volvo com o sem fio.

Design arrojado

Com design arrojado, o Volvo XC40 traz grade frontal exclusiva que cria uma identidade visual distinta. Isto pelo fato de que o carro elétrico precisa de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. A grade também compacta os sensores para a nova plataforma ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista).

Volvo XC40 Recharge: grande dianteira com identidade visual distinta

O Volvo XC40 Recharge é ofertado com oito cores exteriores e inclui uma nova opção metálica Sage Green. Os motoristas poderão personalizar seu XC40 elétrico combinando a cor de preferência com teto preto contrastante padrão. Duas novas opções de roda de 19 e 20 polegadas oferecem mais oportunidades para personalização.

Nova interface

No interior, uma nova interface de motorista projetada especificamente para carros elétricos mantém os motoristas atualizados com informações relevantes, como carga da bateria. Enquanto isso, o pacote de design do interior apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados.

Exclusivo do XC40 elétrico, um compartimento de carga frontal especial (ou “frunk”) localizado sob o capô, fornece cerca de 30 litros de espaço de carga extra, já que o motor elétrico ocupa menos espaço que um a combustão.

Novas tecnologias de segurança

Em termos de sistemas de segurança ativos, o XC40 elétrico introduz novas tecnologias. É o primeiro modelo da Volvo equipado com uma nova plataforma de sensores ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) com software desenvolvido pela Zenuity, joint venture da Volvo Cars e da Veoneer.

Volvo XC40 Recharge: porta-malas na dianteira

A nova plataforma ADAS é um sistema de segurança ativo moderno e escalável que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos. Ele pode ser facilmente desenvolvido ainda mais e estabelece as bases para a futura introdução da tecnologia de condução autônoma.

Sistema de infoentretenimento Android

A Volvo Cars repensou fundamentalmente o infoentretetimento do XC40 elétrico. Alimentado pelo Android, o novo sistema de informação e lazer oferece aos clientes personalização sem precedentes. É bastante intuitivo, com nova tecnologia e traz serviços incorporados do Google.

Volvo XC40 Recharge: interior

O Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema de infoentretenimento com Android, junto ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store embutidos. As duas empresas são parceiras de desenvolvimento nos últimos anos.

O novo sistema de infoentretenimento do XC 40 Recharge oferece integração total do Android Automotive OS, a plataforma Android de código aberto do Google. As atualizações são feitas em tempo real de serviços como Google Maps, Google Assistant e aplicativos automotivos criados pela comunidade global de desenvolvedores.

Comentários

Mais de DM Autos