Home / DMAutos

DMAUTOS

Trânsito: Covid-19 provoca queda de 50% na circulação de veículos

A pandemia causada pelo novo coronavírus transformou o dia a dia do brasileiro, inclusive no que se refere a mobilidade. De acordo com dados do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva, o tempo gasto no carro por dia, no trânsito, caiu 50,35%.

O levantamento foi feito entre 18 de março e 23 de março e a comparação levou como base a primeira semana do mês. Já o número de viagens por veículo, por sua vez, foi reduzido em 41,39%.

De acordo com a Wings, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias automotivas e criadora do VAI, ao todo, a média de viagens por carro na última semana foi de 4,02. Enquanto isso, a média de tempo gasto no carro por dia, em circulação no trânsito, foi de 62,32 minutos.

Trânsito: média de viagens entre 10 a 17 de março

Na semana anterior, de 10 a 17 de março, a média de viagens por carro foi de 5,97 e o tempo médio gasto no automóvel por dia 105,39 minutos. Foi nesse período que surgiram as primeiras orientações dos órgãos públicos em relação ao isolamento social.

Foi também quando foram anunciadas as primeiras medidas de corporações relacionadas ao trabalho remoto e licença de funcionários.

Entre 03 e 10 de março, período anterior às medidas efetivas contra a pandemia, a média de viagens foi de 6,86. Nesse período, o tempo gasto no trânsito por dia ficou em torno de 125,53. Os números são referentes a uma frota de 1.435 veículos conectados ao VAI, de todos os estados brasileiros.

Entre os estados, Santa Catarina foi o que apresentou maior redução no uso do carro. A queda foi de 71% na média de tempo gasto na rua por veículo. Na sequência aparecem Alagoas e Amazonas, com redução de 64% e 59%, respectivamente.

O levantamento também mostrou quais os estados com veículos mais tempo na rua e a evolução neste período:

Informação e segurança ao usuário

Dispositivo de conectividade, o VAI conecta o carro à internet. O dispositivo é uma fonte rica de informações sobre o automóvel e o comportamento dos condutores do País.

Por trazer dados em tempo real sobre os veículos, via aplicativo, a ferramenta também é uma aliada da segurança veicular. Isto porque permite acesso a localização do carro em tempo real. Possibilita também limitar a região permitida para circulação e velocidade máxima do veículo, dentre outras funções.

Economia de combustível

Com o VAI é possível ainda monitorar a saúde das peças e sistemas do automóvel. Desta forma, o consumidor realiza a manutenção preventiva no tempo correto, ser notificado sobre qualquer intercorrência no funcionamento do carro antes mesmo do problema ocorrer. Além disso, gera alertas sobre modos de condução que ajudam na economia de combustível, por exemplo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias