Home / DMAutos

DMAUTOS

Volvo XC40 estreia novo motor T5 Plug-in no Brasil

O Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é o mais novo integrante da família de SUVs da fabricante sueca de automóveis premium de luxo. O modelo estreia o inédito conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores, sendo um elétrico, com 82Hp, e outro turbo, a gasolina, 1.5L e 180Hp.

Combinados, os dois motores produzem 262hp de potência e 425N.m de torque. A novidade chega com recarga grátis por um ano.

O novo XC40 com tecnologia híbrida chega ao mercado com preço de R4 245.950. Até o fechamento do ano, a Volvo espera vender em torno de 500 unidades da nova versão híbrida do XC40 e ao longo de 2021 a previsão de vendas é de mil unidades.

Câmbio de sete velocidades

O motor T5 traz acoplado a nova transmissão automática de sete velocidades de dupla embreagem.

“O lançamento do XC40 Plug-In Hybrid é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil.

Essa política da marca leva para o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão”, disse João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

De acordo com o executivo, a estratégia coloca a eletrificação no centro dos negócios da marca, não só com este lançamento, mas com outros que ainda virão em breve.

Trata-se, segundo João de Oliveira, de um dos movimentos mais significativos de uma fabricante global de automóveis, que traz uma iniciativa com o compromisso de minimizar seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas.

Volvo XC40 T5 Plug-in R-Design: lançamento deve alavancar as vendas da marca no Brasil

 O lançamento do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, prevê a Volvo, irá alavancar ainda mais posicionamento da marca no mercado. “Já estamos com o mix de 47% de veículos híbridos e seguimos para fechar o ano com esse percentual.

"Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já no ano que vem”, destaca Camila Mateus, diretora de marketing da Volvo Car Brasil.

Por dentro, o SUV XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design tem um estilo escandinavo e arrojado. O layout limpo destaca os detalhes que estão por todos os cantos. Por sua vez, os materiais bem elaborados e selecionados agradam aos sentidos.

O teto solar panorâmico e elétrico cria um ambiente de amplitude para o interior do veículo.

O Volvo XC40 híbrido traz duas telas TFT com todas as informações e comandos de fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3” é personalizável de acordo com as preferências de cada motorista. Ele transmite um visual ainda mais agradável e harmônico está integrado com a central multimidia de 9” touchscreen com Apple Car Play e Android Auto.

Telas TFT

As telas TFT reúnem todas as principais informações do veículo, controles dos modos de condução. Além disso, permitem configurações personalizadas para o veículo, como posicionamento dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros.

Para maior comodidade, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é equipado com carregamento de smartphone por indução. Em posição estratégica, basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos.

O sistema de som é um detalhe, contando com a tecnologia Air Woofer®, que oferece graves precisos e poderosos. O sistema de áudio Harman Kardon® Premium Sound tem 600W de potência e é produzido em colaboração com uma das principais marcas de áudio do mundo. Ele conta com 13 alto-falantes que produzem um som equilibrado e poderoso.

Tecnologias avançadas

O XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é bem servido com os mais avançados sistemas de segurança presentes nos veículos Volvo. O modelo oferece ainda diversos itens de conforto e praticidade, seja no dia a dia das cidades ou para as viagens aos fins de semana.

Quem adquirir o modelo até 31 de junho próximo terá recarga grátis, paga pela Volvo, por um ano.

O conjunto de radar e câmera integra sistemas como o Pilot Assist. Atuando em conjunto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente. A tecnologia mantém o carro na faixa numa velocidade de até 130 km/h.

Outras tecnologias disponíveis no novo Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid são o City Safety (sistema de frenagem automática), LKA (sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção); HSA (assistente de partida em aclives); HDC (assistente de descidas).

Somam-se ao conjunto os sistema de alertas de colisão dianteiro e traseiro e o alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.

Porta-malas

A abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free facilita para guardar compras e demais objetos. Por dentro, ar-condicionado Dual Zone, que deixa a temperatura independente em cada lado do veículos. Os bancos elétricos esportivos e revestidos em couro e nobuck, trazem mais conforto e elegância para o interior.

O conjunto óptico garante não só uma perfeita iluminação durante a noite. Ele foi projetado também para garantir segurança tanto para quem está no veículo, como para os outros motoristas. O sistema vem com faróis full LED com tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB).

O faixo de luz é regulado automaticamente para não ofuscar motoristas em sentido contrário. O veículo ainda tem faróis de neblina em LED.

O XC40 T5 com tecnologia Plug-in Hybrid é equipado com rodas de liga leve de 20”, espelhos retrovisores elétrico e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.

Novo T5 Twin Engine

O XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design possui uma das mais avançadas tecnologias de condução do mundo. Seu desempenho é similar a um carro esportivo e faz de 0 a 100km/h em apenas 7,3s.

As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 quilômetros no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia.

Seu novo sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista:

Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.
Pure – Condução econômica – 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.
Power – Condução esportiva – Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.
Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.

Além disso, o modelo é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.

City Safety

O XC40 T5 Plug-in Hybrid traz avançados recursos de segurança, oferecidos no City Safety. O sistema atua, por exemplo, identificando outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente. Isso mesmo à noite e avisa se uma colisão for iminente.

Se o motorista não reagir em tempo, o sistema aciona os freios automaticamente para ajudar a evitar ou mitigar uma colisão.

Volvo on Call

O Volvo On Call é outro ponto forte da marca. A tecnologia de comunicação traz diversos recurso de comodidade e segurança. A plataforma possibilita o acesso através do smartphone diversos recursos.

Na lista incluem partida remota, controle de temperatura, localizador do veículo, verificação de consumo de combustível, quilometragem e até mesmo diário de viagens, com o registro dos 100 últimos roteiros.

O serviço de assistência e concierge está disponível 24 horas por dia em todo o território nacional. Para isso, basta acessar o botão no interior do veículo para entrar em contato com a Central de Atendimento. Esta enviará os serviços necessários até o local onde se encontra o veículo.

O sistema também informa a central de atendimento quando um airbag ou pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados durante uma colisão.

A central é avisada instantaneamente e a assistência necessária será enviada até o local onde está o veículo. Além disso, a equipe presta o apoio necessário até que a ajuda/assistência chegue.

Outras versões

Além da versão Plug-in R-Design do XC40,a Volvo comercializa outras duyas versões no Brasil, a T4 Momentum, por R$ 199.950 e a T4 Inscription, por R$ 219.950. Ambas com motor a combustão, exclusivamente a gasolina.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias