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Audi e-tron GT elétrico estreia no Brasil em 2021 com direito à versão RS

O Audi e-tron GT quattro, modelo 100% elétrico da marca, foi revelado ao mundo em world premiére e está confirmado para o Brasil em 2021. De olho no Porsche Taycan,  o e-tron GT foi apresentado, inclusive, com direito à versão esportiva RS.

O Audi e-tron GT quattro marca uma nova era na historia da Audi por conta do baixo coeficiente de arrasto, de apenas 0,24, e da autonomia de 487 k, a maior entre os elétricos da marca.

Audi e-tron GT

O modelo mede 2,90 metros de entre-eixos, 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece um volume de 405 litros no e-tron GT quattro e 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.

Faróis e lanternas

Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do e-tron GT e destacam ainda mais suas características. As assinaturas das luzes de LED na frente e na traseira apresentam uma modelação pronunciada tridimensional e enfatizam seu visual.

As luzes de condução diurna fornecem uma assinatura impactante das luzes, junto com o característico friso azul da luz dos faróis altos a laser que está localizado no centro dos faróis da Audi pela primeira vez.

Audi RS e-tron GT quattro

Os faróis oferecem também animação de chegada e saída na dianteira e na traseira. A sequência de saída é inspirada no poder de uma onda sonora. A iluminação dos elementos individuais aumenta de forma rápida e com força, em seguida recua brevemente antes de acender pela segunda vez.

Painel

O painel central do e-tron GT é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos.

O motorista e o passageiro dianteiro se sentem em posição esportiva baixa, separados por um amplo console central. O seletor compacto para as marchas está localizado no console do túnel central.

Audi e-tron GT: interior

Os bancos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica. Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster que foram feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais.

O material de microfibra Dinamica é similar ao Alcantara, enquanto o Kaskade, cujo projeto de costura é baseado no visual da Singleframe, é criado a partir de fibras naturais como lã.

Audi e-tron GT: Aceleração

O novo modelo totalmente elétrico da Audi oferece desempenho dinâmico nas duas versões de motor. O e-tron GT quattro acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o modelo RS precisa de 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h e 250 km/h, respectivamente, e a autonomia é de até 487 km.

Os números são ligeiramente inferiores ao Taycan Turbo que promete 0-100 km/h em 2,6 segundos.

O Audi e-tron GT conta com um motor elétrico em cada eixo. Somados, entregam 476 cv e 64,4 m.kgf na versão básica e 598 cv e 84,7 m.kgf na versão RS. Adicionalmente há a função boost que aumenta a potência para 522 e 637 cv, respectivamente.

Audi RS e-tron GT: interior

Tração

O e-tron GT quattro e o RS e-tron GT normalmente rodam com tração elétrica nas quatro rodas – somente o modo “efficiency” do Audi drive select prioriza tração dianteira.

No caso de uma superfície escorregadia da via, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico para a tração traseira também é ativado e por volta de cinco vezes mais rápido do que uma tração mecânica quattro.

A tração elétrica nas quatro rodas regula a distribuição do torque de tração entre os eixos – continuamente, totalmente variável e dentro de alguns milésimos de segundo. O princípio quattro que a Audi introduziu no mercado há mais de 40 se apresenta em novo nível tecnológico fascinante.

Bateria e gestão térmica

O sistema de bateria de íons de lítio do Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT está localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo. Isto fornece um baixo centro de gravidade, apropriado para um veículo esportivo e uma distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro que fica muito próximo do valor ideal de 50:50.

Audi e-tron GT quattro

A bateria de alta voltagem pode armazenar 85 kWh de energia nos dois modelos. Ela integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível. 30 módulos formam o nível inferior que apresenta um largo recesso na seção traseira, criando espaço para os pés dos passageiros. O nível superior da bateria contém mais três módulos, situados embaixo dos bancos traseiros.

O e-tron GT pode carregar com 11 kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue uma bateria por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, o gran turismo elétrico atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW.

Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.

Som esportivo e-tron

A Audi compôs um som único para o e-tron GT quattro, que é produzido na Alemanha. O som esportivo e-tron compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.

Dados sobre a velocidade rotacional dos motores elétricos, carga, velocidade do veículo e outros parâmetros servem como base para o som digital, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração.

O motorista pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.

O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.

Audi RS e-tron GT

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