DM Autos

Polo Automotivo Jeep é o primeiro Complexo Industrial Carbono Neutro da América Latina

Rede de concessionários da marca também se comprometeu a seguir o mesmo caminho.

diario da manha

O Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, acaba de ser confirmado como o primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina. A planta Jeep já detinha desde 2017 o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo estimular empresas a quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa (GHG, na sigla em inglês).

Agora, todas as 16 fábricas que compõem o Parque de Fornecedores também aderiram a iniciativas de compensação de emissões, por meio do programa Amigos do Clima, tornando todo o Complexo Industrial neutro graças a uma estratégia combinada de redução e compensação de emissões.

“Trata-se de uma conquista muito importante, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nós e nossos fornecedores compartilhamos”, afirma Antonio Filosa, Chief Operating Officer (COO) da Stellantis para a América do Sul.

Neutralidade de cabono

“A Stellantis já nasceu com a visão de buscar a neutralidade de carbono. Desta forma, damos um passo muito importante com este marco inédito para toda a indústria sul-americana. E muitas outras iniciativas vêm por aí.”

A Rede de Concessionários Jeep também se comprometeu com a causa da neutralidade, buscando iniciativas para a redução e compensação de emissões em todas as 200 lojas espalhadas pelo Brasil.

 “Em total sintonia com os valores da marca e inspirados pela conquista histórica do Polo Automotivo Jeep, apresentamos o programa à nossa associação e o interesse foi imediato. Agora, vamos trabalhar em conjunto com todos os concessionários para que sejamos a primeira Rede Jeep do mundo a alcançar a marca de Carbono Neutro”, afirma Everton Kurdejak, Diretor Comercial da Jeep para o Brasil.

Compromisso Jeep

Mas o compromisso da Jeep vai além, estendendo-se também ao portfólio. “Desenhamos para a marca uma estratégia com três passos claros dentro do tema de emissões de carbono no Brasil. O primeiro foi alcançado com o Polo Industrial Jeep.

O próximo, passa pelo compromisso da nossa Rede de Concessionários. O último, mas não menos importante, vem com a eletrificação do nosso portfólio, que já está em curso no exterior. Teremos novidades importantes para oferecer ao consumidor brasileiro ainda este ano”, antecipa Alexandre Aquino, Head da Marca Jeep para a América Latina.

O Polo Automotivo Jeep, inaugurado em 2015, tornou-se referência em iniciativas socioambientais, com programas que abrangem desde as operações até o trabalho realizado junto às comunidades do entorno.

Polo Automotivo Jeep: Selo de Ouro

A conquista do Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil pela Planta Jeep, em 2017, impulsionou um trabalho coordenado para a neutralização de todo o Polo Automotivo através do desenvolvimento de processos para reduzir e neutralizar emissões de gases de efeito estufa geradas pela manufatura.

Renato Cortez, gestor de EHS (sigla em inglês para a área dedicada ao meio ambiente, saúde e segurança) do Polo Automotivo Jeep, destaca que a redução do indicador de emissões do Polo Jeep vem acontecendo gradativamente, desde o início de suas operações. Em 2020, por exemplo, houve uma redução de 18% do indicador em comparação com os resultados de 2019.

Reconhecimento

Para Sérgio Marques, Plant Manager da CMA, empresa que faz parte do Parque de Fornecedores, a conquista da neutralização de carbono é o reconhecimento de um esforço diário por parte de todos que fazem parte do Polo.

MACHISMO NO AUTOMOBILISMO

“A nossa base está, sobretudo, no compartilhamento de ideias. Todos os nossos colaboradores pensam, a todo momento, como podemos contribuir de forma inovadora e simples. A troca de experiências acontece também entre as empresas”.

Marques enumera algumas ações que visam a eficiência energética, com a redução de consumo de gás natural e eletricidade, tais como uso de robôs inteligentes com sistema de arrefecimento em stand by, uso de iluminação natural e lâmpadas de led, utilização de empilhadeiras elétricas, entre outras.

Um Polo sustentável

Inaugurado em 2015, a Jeep também foi a primeira planta no Nordeste a ser Aterro Zero. Cem por cento dos resíduos gerados no processo produtivo são enviados para a reciclagem e reutilização. Os resíduos são encaminhados para a Ilha Ecológica do Polo, onde acontece o gerenciamento de 13 mil toneladas mensais de resíduos.

Atualmente, 88% dos contratos de destinação de resíduos são com empresas da região, impulsionando o entorno do Polo e o desenvolvimento da cadeia da reciclagem local, com a criação de oportunidades de novos negócios.

A gestão hídrica do Polo também é destaque. Desde o início das operações, houve a redução de 46% do consumo de água por veículo produzido, além de alcançar o índice de 99,5% de reuso de água do processo industrial. O máximo reaproveitamento faz com que os recursos naturais sejam preservados e otimizados.

Em um mês, cerca de 23 mil metros cúbicos de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento, o equivalente a seis piscinas olímpicas ou ao consumo médio mensal de 6,8 mil pessoas.

Outra iniciativa é o Programa de Biodiversidade. Uma área que antes era ocupada por monocultura de cana-de-açúcar está sendo reflorestada com mudas do bioma original da Mata Atlântica. Até 2024, serão criados 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.

Até hoje, foram plantadas mais de cem mil mudas de 295 espécies diferentes, 27 delas em extinção. O objetivo é chegar a 208 mil mudas até 2024.

Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis.

Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo.

A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma.

A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.​

Comentários