Home / DMAutos

DMAUTOS

Chevrolet Silverado elétrica será produzida na fábrica de EVs da GM, nos EUA

A Chevrolet Silverado elétrica será produzida na fábrica de veículos elétricos da General Motors, em Detroit, nos Estados Unidos. Primeira picape elétrica da marca, a versão movida a energia da Silverado será fabricada na planta Factory Zero, voltada para veículos zero emissão.

Da mesma fábrica emissão zero da GM, segundo o comunicado, sairá o Hummer EV SUV. A Silverado é o modelo mais vendido da empresa nos Estados Unidos. O plano da GM é liderar o segmento de EVs na América do Norte até meados da década.

A GM está investindo 27 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos elétricos e projeta comercializar mais de 1 milhão deles até 2025 pelo mundo.

A criação da plataforma Ultium, específica para EVs, além de ferramentas avançadas de desenvolvimento virtual, estão contribuindo para a redução do período de desenvolvimento de novos produtos quase pela metade, ou apenas 26 meses.

A versão elétrica da Silverado está sendo projetada desde o início para ser um legítimo EV, unindo todo potencial da plataforma Ultium com as consagradas virtudes da picape de grande porte da Chevrolet. A previsão é que o produto supere os 640 quilômetros de autonomia com carga total das baterias quando chegar ao mercado.

Futuro elétrico

O anúncio do lançamento da primeira picape elétrica Chevrolet Silverado confirma o comprometimento da marca com a eletrificação dos seus veículos. Esse legado da GM já supera 100 anos de tradição e liderança neste que é o mais importante segmento nos EUA, ao mesmo tempo que faz a transição para um futuro totalmente elétrico.

"Os veículos que sairão da Factory Zero irão mudar o mundo e a forma como o mundo enxerga os carros elétricos", diz Reuss.

A versão elétrica da Chevrolet Silverado não deverá se diferenciar no visual da versão a combustão

O execuivo da GM disse ainda que o GMC Hummer EV SUV se junta a este seleto grupo de super utilitários, e a Chevrolet irá manter tudo o que os mais fiéis consumidores apreciam na Silverado - e mais - integrando tudo isso numa picape elétrica que irá encantar os mais diversos tipos de clientes.

Hummer EV SUV

Já o Hummer EV SUV representa o próximo capítulo desta fase eletrificada do Hummer, que começou recentemente com a apresentação de uma super picape com início de produção programada para o fim deste ano.

O SUV chegará depois para ser mais uma opção, permitindo ao consumidor escolher qual modelo mais combina com o seu estilo de vida, sem abrir mão da extraordinária capacidade de superar obstáculos e de viajar num veículo zero emissão.

GMC Hummer EV SUV

O Hummer EV SUV chama a atenção por suas tecnologias. Conta com até três unidades de propulsão que, juntas, ultrapassam os 840 cavalos potência e permitem ao veículo arrancar de 0-100 km/h em cerca 3,5s, de acordo com estimativas.

Oferece ainda funcionalidades como o modo Crabwalk para esterçamento das quatro rodas em manobras, o Super Cruise para condução autônoma em estradas além de um gerador próprio capaz de alimentar desde eletrônicos até outros EVs.

Chevrolet Silverado: Zero emissão

Em janeiro de 2020 foi anunciado investimento de 2,2 bilhões de dólares na fábrica de Detroit-Hamtramck para a produção de veículos elétricos. Em outubro do mesmo ano o complexo foi rebatizado de Factory Zero, num alinhamento com a visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.

A Factory Zero conta com as mais avançadas tecnologias de sustentabilidade e vai concentrar a produção de EVs de diferentes segmentos e de várias marcas da companhia.

Tanto é que a picape Hummer EV SUV e o autônomo Cruise Origin (pensado para compartilhamento) já tiveram suas produções confirmadas no complexo fabril, que, neste momento, passa por uma ampliação e completa renovação - a maior já promovida em uma instalação da GM.

Eletrificação

Nos últimos 18 meses, a GM promoveu diversos anúncios que demostram seu rápido avanço rumo à eletrificação. Confira alguns deles:

• GM revela que o núcleo da sua estratégia para veículos elétricos está no conceito Ultium, com plataformas modulares específicas para EVs, sistemas de propulsão flexíveis e baterias com tecnologia própria, que proporcionarão alta competitividade nos segmentos mais populares do mercado.

• GM está investindo mais de 27 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos elétricos e veículos autônomos. O plano é lançar 30 EVs globalmente até o fim de 2025, sendo dois terços deles disponíveis na América do Norte. São produtos das marcas Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick direcionados para os mais estratégicos segmentos em abrangentes faixas de preço.

GMC Hummer EV SUV

• Chevrolet anuncia que está expandindo o seu portfólio de carros elétricos com o Bolt EUV e o novo Bolt EV, previstos para chegar às concessionárias da marca nos EUA a partir da metade deste ano.

• Em janeiro a GM lançou a BrightDrop, uma nova divisão de negócio da companhia focada em EVs comerciais para entregas com soluções inovadoras que permitem empresas de logística trabalhem de forma mais eficiênte.

• As tecnologias de zero emissão da GM incluem também células de hidrogênio, que serão fornecidas para a Navistar, empresa especializada na produção de veículos comerciais de grande porte.

• Em outubro de 2020, a GM anunciou investimento de 2 bilhões de dólares na sua fábrica de Sping Hill para iniciar a transição da linha para a produção de EVs, a exemplo da Factory Zero e a de Orion, onde já é montado o Chevrolet Bolt EV.

• Em 2019 a GM anunciou a criação da Ultium Cells LLC em parceria com a LG Energy Solution para a produção em larga escala de células de baterias específicas para EVs em Lordstown. As obras do complexo estão avançando e custarão 2,3 bilhões de dólares.

GMC Hummer EV SUV

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias