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Novo Honda Accord estreia a tecnologia híbrida da marca no Brasil

Novo sedã de luxo chega às revendas no começo do segundo semestre.

diario da manha

O novo Honda  Accord faz a estreia a tecnologia híbrida da marca no mercado brasileiro. O novo Accord é um dos três modelos com essa tecnologia, batizada de e:HEV, que a Honda prevê lançar no País até 2023. O sedã de luxo chega as revendas no começo do segundo semestre, sem preço ainda definido.

O destaque principal do novo Honda Accord eletrificado é a nova tecnologia híbrida. O conjunto propulsor é composto pelo motor 2.0 16V, de ciclo Atkinson, 145 cv e 17,8 kgfm de torque, e dois elétricos de alta eficiência. Um motor elétrico tem o papel apenas de gerar energia e o outro, que rende 184 cv e 32,1 kgfm de torque.

O modelo eletrificado ganha também um novo visual, com o novo para-choque, a grade dianteira com desenho mais horizontal, faróis de neblina em LED e rodas de 17”. A inscrição e:HEV, que identifica a tecnologia híbrida, aparece na tampa traseira e os emblemas “H” frontal e traseiro tem acabamento em azul.

Na busca da mobilidade com zero emissões de carbono, a Honda projeta que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030. A meta é atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Honda Accord: Sistema híbrido e:HEV

A tecnologia híbrida e:HEV desenvolvida pela da Honda oferece três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Portanto, na cidade a propulsão elétrica será predominante. Na estrada, em velocidades mais altas, a presença será mais constante do motor a combustão 2.0 aspirado. Esse propulsor que está sob o capô do novo modelo substitui o 2.0 turbo, de 256 cv, do anterior.

Nessa situação entra em operação o modo Engine Drive. Ele faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

Eficiência

A operação do sistema é simples e atua para oferecer mais eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave.

O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.

Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas.

Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.

O Honda Accord híbrido não perdeu espaço interno, nem no bagageiro (continua com os mesmos 573 litros), por conta das baterias. É o mesmo do anterior com motor a combustão, graças à evolução do conjunto.

Visual externo

Externamente, o Accord híbrido traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado. Na dianteira, se destacam o novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED. O para-choque traseiro ganha um novo desenho na parte inferior.

O modelo vem com inéditas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido. Na tampa traseira, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.

Internamente, o Accord conta com novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth.

O carregador por indução no console central ficou mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes.

Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante.

Honda Sensing

Na segurança, o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor de série, foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão.

Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.

O Honda Sensing oferece ainda o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) -sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.

Os sistemas de segurança ativa e passiva do novo Honda Accord híbrido incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás, caso as portas tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.

Preço

A Honda não divulgou ainda o preço do Accord híbrido. Contudo, considerando que o modelo a combustão anterior custava R$ 267.900 é provável que com a nova tecnologia o sedã aproxime dos R$ 300.000 e se consolide como o modelo mais caro da marca o Pais.

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