O Peugeot 208 2021, lançado em setembro do ano passado, finalmente chegou para a avaliação do DMAutos. Nossa expectativa era grande para dirigir o hatch compacto da nova geração, cujo visual impressiona pelas linhas modernas e espírito sedutor.
O design do modelo segue a atual assinatura visual da marca francesa. O 208 anterior já causava boa impressão, mas o 2021 deu uma guinada daquelas de tirar o fôlego. Sempre achei os carros da marca bonitos e charmosos. Só não falei que têm boa aceitação no mercado.
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Sob o capô a marca ficou devendo o motor turbo que daria um up grade ao modelo na briga com o Chevrolet Onix, Volkswagen Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris e Hyundai HB20. Esse propulsor turbinado colocaria o hatch de entrada da marca em outro patamar no segmento.
Abusado
A ausência do propulsor turbo foi o único ponto de críticas, ao contrário do visual e do pacote de tecnologias avançadas e itens que são destaques no segmento, como carregador de celular por indução. Nos dois quesitos o novo 208 chegou abusado ao mercado.
Recebemos em Goiânia a versão mais completa, a Griffe. Se a espera foi um pouca longa, o presente tinha que vir na sua plenitude. Portanto, a versão cedida para avaliação veio na medida. O Peugeot 208 2021 causou nas ruas de Goiânia.
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Se não quer ser visto por alguma razão, não ande no novo Peugeot 208. Afinal, o hatch chama realmente a ponto de passar e não ser percebido. O carro é perfeito nas linhas modernas e nos detalhes do acabamento. Como já disse, ficou devendo um propulsor de pegada mais esportiva.
A bordo do novo 208, o motorista não conseguirá se safar dos olhares atentos voltados para o hatch. O Azul Quasar metálico da versão que avaliamos arrasa na beleza. Não dá para não ser notado nas ruas. Foram quase 15 dias rodando com o modelo de linhas modernas.
O empréstimo, apenas para deixar bem claro, foi mais longo por conta do lockdown decretado pelo governo, fechando tudo na cidade. Se não tinha como devolver o novo 208 na revenda, a fabricante estendeu o prazo.
Hatch estiloso
Dei uma baita sorte! Uma semana a bordo do hatch charmosinho e cheio de estilo seria muito pouco. Aproveitei o máximo o carro de linhas atraentes no visual externo e interior com conceito inspirado no irmão maior, o Peugeot 3008.
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As tecnologias de assistência ao motorista que estão presentes no 208, em especial na versão Griffe, fazem o diferencial do hatch. Só mesmo dirigindo para entender suas funcionalidades na segurança de quem está ao volante e das pessoas a bordo.
Dentre as tecnologias de ponta, destaques para o alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa (veja abaixo os equipamentos que cada versão traz).
Agora fabricado na Argentina, o novo Peugeot 208 foi construído sobre a nova plataforma batizada de Common Modular Platform (CMP). Em relação ao modelo anterior, o atual ficou um pouco maior no comprimento e na largura. O compacto já vem bem completo desde a versão de entrada com transmissão automática, a Active.
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O 208 2021 mede 4,05 metros de comprimento (7 cm maior que o anterior) e 1,74 metro de largura (4 cm mais largo). Na altura, o hatch compacto perdeu 4 cm. Ele tem agora 1,43 metro. No entre-eixos manteve os mesmos 2,54 metros.
O porta-malas também perdeu em tamanho. Agora tem capacidade para 265 litros, ficando 20 litros menor por conta do uso do estepe temporário no compartimento.
Motor
Se com relação ao design e ao pacote de tecnologias embarcada os elogios foram muitos, o mesmo não se pode dizer da motorização. Os críticos não perdoaram a ausência do inédito motor 1.2 turbo. O modelo de cara e jeito esportivos pede uma propulsor mais agressivo.
Não só o motor turbo 1.2 foi deixado de lado. O 1.6 THP de 173 cv de potência, que equipava o 208 GT, também não veio em nenhuma das versões.
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A motorização turbinada era um item bastante aguardado, mas para surpresa de todos a Peugeot adotou apenas um único motor aspirado para toda a linha.
Potência
No novo Peugeot 208 2021 o motor é sempre o 1.6 16V (ante os 16,1 kgfm do modelo anterior), de 118/115 cv e 15,5 kgfm (4.500 rpm) e 15,4 kgfm (4.000 rpm), respectivamente com etanol e gasolina.
São duas opções de câmbio: o manual de cinco marchas, e automático de seis marchas, que permite trocas sequenciais pela alavanca e três modos de condução: Drive, Eco e Sport.
O conjunto motor e câmbio é eficiente. Não dá para reclamar do seu desempenho. É ágil no trânsito urbano e na rodovia não faz feio.
O consumo da versão Griffe avaliada praticamente seguiu os números oficiais anunciados pela fabricante. Na cidade, com etanol no tanque, o 208 registrou 7,7 km/l e 9,4 na estrada.
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A Peugeot informa consumo de 7,5 km/l e 9,0 km/, respectivamente, com o mesmo combustível. Com gasolina no tanque, os números oficiais apontam para consumo de 10,9 km/l e 13,1km/l na cidade e estrada, respectivamente.
Interior
Por dentro, o compacto foi todo desenvolvido com conceito i-Cockpit. O acabamento do Peugeot 208 2021 é referência entre os compactos e traz inspiração do irmão 3008.
O material usado é de excelente qualidade, como o Alcântara nos bancos. No painel traz uma faixa central macia ao toque fazendo uma conexão perfeita com as portas.
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Uma pena uma versão tão moderna oferecer freio de estacionamento por alavanca. A central multimídia de 7 polegadas é compatível com Android e Aple CarPlay para espelhamento via cabo.
O modelo traz duas entradas USB, sendo uma na tela e outra no console dianteiro, somente para carregamento.
O quadro de instrumentos das versões mais completas, como a Griffe, traz tecnologia Digital 3D, oferecendo um efeito agradável. O volante, de desenho moderno, tem a base achatada e oferece boa empunhadura.
A direção elétrica proporciona uma condução bem confortável e permite manobras sem qualquer esforço.
Espaço
Não queira espaço em um modelo do porte do 208. Motorista e passageiro da frente não têm muito do que reclamar, mas quem vai atrás anda apertado. Quem for mais alto se sente mais incomodado.
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A linha 2021 da nova geração do modelo está sendo comercializada em seis versões. Em setembro de 2020 a marca promoveu o lançamento apenas das versões automáticas e, em novembro, apresentou duas novas versões manuais de cinco marchas (Like e Like Pack), com o mesmo motor 1.6.
A versão Like é direcionada a frotistas. Nela, o ar-condicionado é analógico, há vidros elétricos somente na frente e a central multimídia tem apenas 5 polegadas.
A Like Pack é mais interessante no pacote de itens de série. Conta com ar-condicionado digital de uma zona, direção e trio elétrico, central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade e controle de estabilidade e de tração. Essa versão tem apenas quatro airbags (frontais e laterais dianteiros).
Peugeot 208 2021: Versões e preços
Peugeot 208
Like 1.6 MT5 - R$ 65.990
Peugeot 208 Like Pack 1.6 MT5 - R$ 69.990
Peugeot 208 Active – R$ 80.290
Peugeot 208 Active Pack – R$ 87.090
Peugeot 208 Allure – R$ 91.990
Peugeot 208 Griffe – R$ 96.990
Equipamentos de série das versões automáticas
Peugeot 208 Active – Conta com luzes diurnas de leds, rodas de liga leve aro 16, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, maçanetas e detalhes internos cromados, quatro airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, vidros, retrovisores e travas elétricas (com fechamento dos vidros), piloto automático, computador de bordo, chave canivete, alarme, ar-condicionado digital, direção elétrica, direção com ajuste de altura e profundidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Carplay, volante multifuncional, duas portas USB dianteiras.
Peugeot 208 Active Pack – Traz todos os itens da Active e acrescenta apenas câmera de ré e teto solar fixo panorâmico.
Peugeot 208 Allure – Traz todos os itens da Active Pack e acrescenta rodas de liga leve aro 16 diamantadas, painel com faixa de toque macio, airbags de cortina, ar-condicionado digital e automático, escape com ponteira cromada, apoio de braço para o motorista, carregador sem fio por indução em nicho fechado e que também é suporte de celular, partida por botão, volante revestido de couro e quadro de instrumentos digital com visualização 3D.
Peugeot 208 Griffe – Traz todos os itens da Allure e acrescenta faróis full-led com ajuste de altura automático em tempo real, retrovisores e aerofólio pintados de preto, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré com visão 180°.
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Ficha técnica: Peugeot 208 Griffe 2021
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros,
16 válvulas, 1.587 cm3, comando variável na admissão, flex
Potência e Torque: 115/118 cv a
5.750; 15,5 kgfm a 4.750 rpm (E) 15,4 kgfm a 4.000 rpm (G)
Transmissão: câmbio automático de 6
marchas, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Rodas e Pneus: liga leve aro
16" com pneus 195/55 R16
Freios: discos ventilados na
dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
Peso: 1.178 kg em ordem de marcha
Dimensões: comprimento 4.055 mm, largura 1.738 mm, altura 1.453 mm,
entre-eixos 2.538 mm
Capacidades: 47 litros; porta-malas
265 litros