Home / DMAutos

DMAUTOS

Renault Zoe E-Tech 2022 fica mais potente e com maior autonomia

O Renault Zoe E-Tech 2022, modelo 100% elétrico, começa a ser vendido no Brasil nas versões Zen e Intense, com preços de R$ 204.990 e 219.990, respectivamente. O modelo é sucesso de vendas na Europa, onde já vendeu mais de 270 mil unidades desde 2013. Na França e na Alemanha é o número um em vendas.

O Zoe foi apresentado ao público no Brasil em 2018, durante o Salão do Automóvel daquele ano.

Desde 2018 o compacto elétrico da Renault estava sendo comercializado para o consumidor final. Sua história no Brasil, porém, começou em 2013. Nesse ano o compacto 100% elétrico passou a ser comercializado apenas para empresas envolvidas em projetos de mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, Beep Beep, entre outras.

A nova bateria Z.E. 50 de 52 kWh do Zoe aumentou sua autonomia. Antes de 300 km, agora é de 385 km, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo chega também ao mercado mais potente. Agora 135 cv de potência e 25 kgfm de torque ante os 92 cv de potência e 22,9 mkgf do antecessor.

Arquitetura elétrica

O Renaulkt Zoe E-Tech da nova geração teve arquitetura elétrica totalmente repensada para receber o quadro de instrumentos digital de série. A iluminação agora é full LED em todas as versões. Assim, a luminosidade ficou 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas, com um consumo energético mínimo.

O novo Zoe E-Tech está sendo vendido online e também por 16 concessionárias credenciadas de 12 cidades. As localidades escolhidas foram São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Curitiba, São José dos Pinhais, Porto Alegre, Chapecó, Fortaleza, Recife e Brasília.

Além das modalidades de vendas online e presencial, o novo Renault Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand. O serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize.

Voltado para o uso urbano, o Zoe mede 4,08 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,56 metro de altura e 2,58 metros de entre-eixos. Suas dimensões foram mantidas em relação ao modelo anterior.

Renault Zoe E-Tech: Carregadores elétricos

Os consumidores do Renault Zoe E-Tech, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos. Isso graças à parceria firmada pela fabricante francesa com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP

Produzido na fábrica de Flins (região de Yvelines, área metropolitana de Paris) desde 2012, o Zoe, agora em sua nova geração, se beneficia de uma plataforma concebida especificamente para receber a bateria de um carro elétrico.

O cárter que permite esta integração é produzido na fábrica da Renault em Le Mans (região de Sarthe, a oeste de Paris), assim como os eixos dianteiro e traseiro do veículo.

Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão a ele um visual expressivo. O display de 10 polegadas, disponível em todas as versões, é um dos destaques.

O porta-malas de 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para a grande capacidade de carga.

Reutilizaçãode recursos

O projeto da nova geração do Zoe dedica uma parte maior à reutilização dos recursos. A Renault e seus parceiros conseguiram aplicar o processo histórico da cardagem a um tecido inovador criado a partir de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva.

Sua composição contém em média 50% de aparas de tecido e cintos de segurança, além de 50% de fibras recicladas a partir de garrafas plásticas (PET).

As novas cores azul Céladon, vermelho Flamme e branco Quartz se somam às cores cinza Highland, cinza Titanium e preto Etóile.  Elas condizem totalmente com o temperamento dinâmico do modelo 100% elétrico.

Design interno

O novo Zoe E-Tech traz em todas as versões um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas para o condutor. O equipamento inclui, entre outras funcionalidades, todos os parâmetros específicos da motorização elétrica, começando pelo indicador de consumo, que incentiva a eco-condução.

O condutor pode personalizar as cores do mostrador e a apresentação das diferentes informações na tela.

A tela multimídia touchscreen de sete polegadas que prolonga o console central permite acessar todos os recursos de navegação e entretenimento. Ela controla as principais regulagens do veículo, dos diferentes dispositivos de assistência à condução à personalização das cores de exibição da tela de 10 polegadas.

O sistema multimídia Renault Easy Link permite conectar o smartphone e espelhar aplicativos via Apple CarPlay e Android Auto.

Equipamentos

Desde a versão Zen, o Renault Zoe E-Tech traz quatro airbags, ar-condicionado digital, farol alto automático, assistente de partida em rampa, câmera de ré, chave presencial com partida por botão, controle de estabilidade e tração e faróis Full LEDs. A versão oferece ainda função Eco e sistema Isofix de ficação de cadeirinhas.

Fazem parte do pacote sensor de pressão nos pneus, painel virtual de 10”, central multimídia de 7” com integração a Android e Apple CarPlay, sensores de chuva, luz e de estacionamento na frente e atrás e volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

A versão Intense inclui alerta de ponto cego, carregador de 50 kwh (na Zen é de 22 kwh), retrovisor interno eletrocrômico e externos com ajustes e rebatimento elétrico. Enquanto na Zen as rodas de 16” têm o acabamento cromado, na Intense é diamantado.

Recarga

Agora, o novo Zoe inclui uma opção de recarga com corrente contínua (DC). Instalado entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, este sistema permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC. Esta nova opção de recarga se adapta aos trajetos mais longos, principalmente em rodovias.

Em uma casa, condomínio ou edifício residencial é possível fazer a recarga de 0 a 100% do novo Zoe E-Tech em 8h33 graças a uma Wallbox de 7,4 kW. O equipamento permite garantir com folga uma recarga completa durante a noite. Conectado a um terminal público com potência de 11 kW, o novo Zoe E-Tech recupera até 150 quilômetros de autonomia em 2 horas.

Mais vídeos:

  • Eclipse Cross R

    Mitsubishi lança o Eclipse Cross R para competição de rally

    Produzido na fábrica da HPE em Catalão (GO), o modelo ralizeiro foi desenvolvido com base no Eclipse Cross de rua

    Publicado sexta-feira, 01 de dezembro de 2023 - 09:22

    / Atualizado sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

  • Mercedes-Benz EQE SUV

    Mercedes-Benz EQE SUV elétrico desembarca no Brasil por R$ 698.900

    Produzido nos EUA, modelo espaçoso, confortável e luxuoso tem autonomia de até 367 km

    Publicado quarta-feira, 01 de novembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado quarta-feira, 01 de novembro de 2023

  • Renault Kardian

    Renault Kardian estreia em março de olho no VW Nivus e no Fiat Pulse

    Além de estrear nova plataforma, SUV compacto ganha também novo motor turbo 1.0, de três cilindros, com 125 cv de potência

    Publicado sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 08:30

    / Atualizado sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias