DM Autos

Fiat Toro Ultra: Andamos na picape com o porte e a desenvoltura de um SUV

Impressões ao dirigir a versão mais completa da reestilizada linha 2022 da nova Toro.

diario da manha

A Fiat Toro Ultra, versão mais completa da linha 2022 da picape média/compacta, tem o porte e a desenvoltura de um SUV. Não duvide. Você pode não acreditar no que o modelo 2.0 turbodiesel 4×4 de carroceria pode fazer e ser no dia a dia, mas não faça aposta. Se fizer, certamente terá que “engolir” que estava realmente enganado.

A Toro não quer ser e nem é um SUV, mas não disfarça estar com um pé no literalmente mundo dos utilitários esportivos e no dos modelos de três volumes nos quesitos conforto e dirigibilidade. Se ainda não o fez, experimente dirigir a picape na cidade e na estrada de chão.

Experimentando a direção da Fiat Toro Ultra você vai entender melhor o segredo que norteou o seu desenvolvimento seguindo o conceito de espaço, conforto e dirigibilidade dos carros de passeio de uso familiar.  

Já tínhamos dirigido a Ultra no modelo anterior. A constatação de aproximação com modelos de uso familiar na versão mais completa da linha 2022 da picape foi apenas ratificada. Desta vez, muito mais em função das mudanças no interior, como nas novas tecnologias empregadas no novo modelo, em especial na Toro Ultra.

Fiat Toro Ultra: Teste

A Stellantis cedeu ao DMAutos uma unidade 2022 da versão, vendida por R$ 187.500, para avaliação. As impressões ao dirigir a Fiat Toro Ultra trazemos aqui para você, leitor.

Mas a Toro tem carroceria e motor 2.0 turbodiesel 4×4. Como, então, fazer uma comparação com um utilitário esportivo ou mesmo um sedã que têm foco no uso familiar. Sim, a Toro Ultra traz também as mesmas características. A diferença é que pode ir para o trabalho mais pesado, se necessário, que aguenta o tranco. Afinal, é uma picape.

O fato de ter carroceira não a distancia dos modelos dos segmentos de passeio mencionados. Não significa que o compartimento de carga não possa se transformar num gigantesco porta-malas, com mais de 900 litros de capacidade.

Basta fechar a carroceria com a tampa rígida, chamada de Chamada de Dynamic Cover e sustentada por dois amortecedores a gás. Ela suporta até 100 kg em cima e pode ser aberta em até 40 graus. Quando for transportar objetos mais altos, a tampa pode ser retirada facilmente.

Quando fechada, a tampa, que vem de série na Ultra, impede a entrada de água, poeira e outros detritos. Dentro da carroceria pode vir também um sacolão fabricado pela Mopar e vendido como acessório. Essa grande mala protege ainda mais malas e objetos diversos dos intempéries da natureza.

A Fiat Toro Ultra não é também apenas uma picape com porte, conforto, espaço e dirigibilidade de um SUV. Não é por acaso que é reconhecida com uma picape utilitária esportiva, nascida sob o conceito inédito chamado de SUP. O nascimento de uma nova picape no mercado reservava um papel de conquistas e admiração junto aos consumidores.

Sucesso de vendas

A Toro foi lançada em 2016 como uma picape precursora dentro de uma nova proposta de veículo utilitário. De lá pra cá, a picape fez uma revolução ao inaugurar um novo segmento. O modelo tornou-se um sucesso de vendas ao lado da imbatível Strada, sua irmã de porte menor.

A linha 2022 da Toro, lançada em abril passado, estreou no mercado com sua mais profunda mudança. Por fora, a reestilização recebida ficou mais concentrada na parte dianteira, envolvendo grade, rodas, capô com vincos mais altos e faróis.

A versão Ultra que nós avaliamos, e a versão Ranch, as duas mais completas da linha, ganharam um visual diferenciado das demais versões do modelo. As duas têm um apelo de design externo e interno mais arrojados. Externamente, a nova grade hexagonal encorpada chama a atenção. Nas demais versões a grade tem desenho mais horizontal.

Na linha 2022 da Toro o interior foi mais agraciado nas intervenções, ganhando um novo visual, com destaque para as intervenções no painel e no novo console. Por exemplo, as mudanças permitiram quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Tela vertical de 10,1”

Na versão Ultra – também na Ranch -, a grande tela vertical com 10,1 polegadas, de série, copia o da Ram 1500 Label e garante um visual imponente e que remete a luxo.

Era preciso mesmo uma atualização que deixasse a picape mais moderna. Afinal, ao longo do tempo a Toro foi ficando envelhecida e quando isso acontece com um produto que está sempre na ponta nas estatísticas de vendas, mudanças são necessárias. A Fiat fez bem o dever de casa com a repaginada no seu modelo queridinho do público.

A picape Fiat Toro 2022 representa a mais importante evolução do modelo, desde o seu lançamento. Apesar das mudanças externas e internas, é melhor considerar como maiores destaques as novas tecnologias de segurança e conectividade e a estreia do novo motor 1.3 flex turbo, batizado de 270, de 185 cv, com etanol, e 27,5 kgfm de torque.

A nova Toro é vendida em nove versões, sendo três com o novo motor 1.3 turbo flex, uma 1.8 aspirado e cinco com motor 2.0 turbo diesel. As versões flex 4×2 trazem em comum a transmissão automática de seis marchas (AT6), enquanto ao motor diesel, com tração 4×4, vem acoplada a transmissão automática de nove marchas (AT9), no caso da Ultra avaliada pelo DMAutos.

Fiat Toro 2022: versões e preços

Endurance 1.8 Flex AT6: R$ 114.590
Endurance 1.3 Turbo Flex AT6: R$ 119.590
Endurance 2.0 Turbodiesel AT9 4×4: R$ 152.990
Freedom 1.3 Turbo Flex AT6: R$ 131.890
Freedom 2.0 Turbodiesel AT9 4×4: R$ 164.390
Volcano 1.3 Turbo Flex AT6: R$ 144.990
Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 4×4: R$ 177.990
Ranch2.0 Turbodiesel AT9 4×4: R$ 185.490
Ultra 2.0 Turbodiesel AT9 4×4: R$ 187.490

Plataforma de conectividade Connect Me

A Fiat Toro Ultra recebeu sistema de tecnologia de conectividade Connect Me voltado para a melhor usabilidade do cliente e de fácil manuseio. Trata-se de uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. A nova versão Ultra da Toro passa a oferecer também carregador de smartphone sem fio.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário conta na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wi-fi dedicado.

Tudo isso só foi possível graças à viabilização da parceria com a TIM Brasil. A parceria inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

A nova Fiat Toro conta ainda com porta USB com duas entradas tipo A/C para receber diferentes tipos de conexões, estando totalmente atualizada com os celulares mais modernos do mercado. Experimentar toda a tecnologia disponível na Toro Ultra é um caminho gostoso de conhecimento.

Multimídia

O novo sistema multimídia da nova Fiat Toro é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Nas versões mais baratas a tela da central multimídia é de 7 polegadas. A partir da versão Freedom a tela é de 8,4 polegadas de série e de 10,1 polegadas de série nas Ranch e na Ultra. Todas são integradas com Android Auto e Apple CarPlay. O equipamento oferece a visualização das informações em tela com três perfis diferentes de visualização.

A nova plataforma de conectividade Fiat Connect Me dispõe de mais de 30 funcionalidades, incluindo acesso por smartphone, smartwatch ou assistente pessoal, como a Alexa; informações do veículo (nível de combustível, por exemplo); travar e destravar as portas; ligar e desligar o motor; acionar luzes e buzina; localização do veículo em tempo real; wi-fi nativo 4G para até oito aparelhos; navegação; chamada de emergência; alertas de condução (alerta de valet, de velocidade máxima, de horário e de perímetro); assistente de recuperação e alerta preventivo de furto.

O motor 2.0 turbodiesel 4×4, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, associado à transmissão de nove velocidades (AT9), entrega excelente desempenho. A troca de marchas pode serfeita também por aletas atrás do volante.

O consumo registrado na cidade foi de 9,6 km/l e 12,8 km/l na estrada. O motor tem força e baixo ruído que proporcionam segurança e conforto. A suspensão tem acerto que remete à de um SUV para o uso fora de estrada, sem os tradicionais pulos que incomodam os passageiros do banco traseiro nas picapes médias.

Tecnologias

No caso da Fiat Toro Ultra 2022, a versão ganhou também itens de tecnologia que a colocam em outro patamar, comparada, inclusive, com veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução.

Na lista há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. O painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona da Ultra – é de série em todas as versões – proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

A plataforma de construção da Toro é a global Small Wide, a mesma do modelo anterior, com capacidade de carga de até 1 tonelada. O conjunto de suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira também foi mantido. Contudo, os amortecedores e molas são novos. Uma das principais novidades fica com o diâmetro de giro, que melhorou 5%, segundo a Fiat.

A nova Toro Ultra também oferece o sistema E-Locker com TC+, que possui função similar ao sistema Locker, porém, realizado de forma eletrônica pelo controle de estabilidade (ESC). Desta forma, se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda. Ele será equipamento de série nas versões 4×2.

Equipamentos

Dentre os principais equipamentos de série da versão Ultra 2.0 turbodiesel 4×4 AT9 estão o Fiat Connect Me, faróis Full LED, multimídia de 10,1″, sistema ADAS, quadro de instrumentos digital de 7″, E-Locker TC+, sensor de estacionamento dianteiro, USB frontal, wireless charger e pneus ATR, mais capota rígida, cargo bag, nova bitola 10 mm maior, sete airbags, santantonio integrado, estribo preto, para-barro, rodas de liga leve de 18”, assentos de couro com acabamento vermehlo, acabamentos escurecidos, maçaneta da porta na cor externa, bordado nas costas nos bancos dianteiros e tapetes de carpete com bordados.

Comentários