DM Autos

Nissan inicia a 2ª Fase do Plano de Eletrificação no Brasil

Na nova etapa, fabricante aumenta para 44 os pontos de vendas do Nissan LEAF no País.

diario da manha
Airton Cousseau - Presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil.

A Nissan vai dar um novo passo para ajudar a consolidar a mobilidade elétrica no Brasil. Com isso, a fabricante pretende dar oportunidade para que mais brasileiros conheçam e tenham acesso ao modelo ícone global entre os carros elétricos, o Nissan LEAF.

A marca japonesa anunciou o início da 2ª Fase do Plano de Eletrificação no país, dando continuidade com consistência ao caminho que começou a percorrer em 2019, quando foi lançada a 1a fase.

Ampliação da rede

A nova fase tem como um dos seus principais marcos a ampliação da rede de concessionárias autorizadas a vender e ter serviços de pós-vendas dedicados aos carros elétricos.

A Nissan vai mais que quintuplicar esta rede especializada e, com isso, passará a disponibilizar o Nissan LEAF em todas as regiões do Brasil.

A primeira fase começou com 7 concessionárias em 5 estados e no Distrito Federal, em 3 regiões do país.  A partir de setembro, a rede passa a ter 44 lojas. Elas estarão distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal (Veja abaixo a lista completa das cidades).

Preparação da rede

Esta rede começa agora a ser preparada para ter o atendimento completo, com vendas e serviço de oficina, ou atuar como ponto de vendas. Em setembro, todas terão completado os treinamentos específicos para atender aos clientes de carros elétricos.

A segunda fase do Plano de Eletrificação consiste também em novas ações para reforçar a mobilidade elétrica no país.

Além da expansão das concessionárias credenciadas para a venda do LEAF, o projeto conta com três outros pilares. São eles: contribuir com a rede de infraestrutura de recarga, desmistificar dúvidas sobre a utilização e funcionamento dos carros elétricos e formar novas parcerias para reforçar o segmento e permitir que o Brasil desenvolva conhecimento e tecnologia ligados à eletrificação.

“A Nissan tem experiência mundial de mais de 10 anos na comercialização de carros elétricos e já vendeu mais de 500 mil unidades do LEAF em mais de 50 países. No Brasil, estes dois anos de pioneirismo no segmento também nos fizeram conhecer melhor os clientes. Estamos chegando a todas as regiões e teremos muitas outras novidades nos próximos meses”, reforça Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil.

Ciclo de Vida Completo no Brasil

Como parte de seu plano de eletrificação, a Nissan vai além de comercializar no Brasil o carro ícone global da mobilidade elétrica. A empresa também vem desenvolvendo esta nova cultura em solo nacional por meio de ações e projetos que incentivem o uso e apoiem o estudo da tecnologia e de soluções ligadas aos automóveis elétricos.

Para incentivar o conhecimento sobre os carros elétricos e desmistificar receios sobre esse tipo de mobilidade, em novembro de 2020, a empresa japonesa e a locadora Movida fecharam uma parceria. O objetivo é disponibilizar o Nissan LEAF para o aluguel tanto para clientes pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo.

Já em junho deste ano, a empresa aderiu ao projeto de solução de mobilidade urbana vec Itaú, que permitirá que usuários desbloqueiem os carros em estações diretamente pelo celular, podendo devolvê-los na mesma ou em outra estação de carregamento.

Soluções para o futuro

Na área da pesquisa e democratização do conhecimento, desde 2018, por exemplo, a fabricante de veículos tem uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos.

No projeto mais recente desta parceria, estão sendo testadas baterias de segunda vida do Nissan LEAF para armazenar energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base.

Em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), a Nissan vem apoiando o desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais.

Esses carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros elétricos funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede.

A Nissan também desenvolve estudos com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para o desenvolvimento tecnológico do uso do bioetanol para veículos movidos à Célula de Combustível.

Nissan LEAF e+, further broadening the appeal of the world’s best-selling electric car*1 by offering a new powertrain with additional power and range. *1 Based on cumulative sales data from December 2010 to December 2018.

Nissan LEAF

O modelo 100% elétrico da Nissan tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019.

Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente.

O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Emissão Zero

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm (26% maior). É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Locais com concessionárias homologadas para vender o Nissan LEAF:

Amapá  
Macapá

Amazonas       
Manaus

Bahia    
Salvador

Ceará     
Fortaleza

Distrito Federal          
Brasília

Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim

Mato Grosso   
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop

Minas Gerais   
Belo Horizonte

Goiás    
Goiânia

Pará      
Ananindeua
Belém
Marabá

Paraná   
Curitiba
Foz do Iguaçu

Pernambuco   
Recife (2 revendas)

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (3 revendas)

Rio Grande do Sul     
Caxias do Sul
GravataíIjuí
Porto Alegre

Santa Catarina
Araranguá
Balneário CamboriúFlorianópolis

São Paulo
São Paulo (7 Revendas)      
Campinas
Cotia
Franca
Guaratinguetá
Indaiatuba
Ribeirão Preto (2 revendas)
Santo André
São José dos Campos

Comentários