Home / DMAutos

DMAUTOS

Honda Accord 2022 estreia tecnologia e: HEV híbrida no Brasil

O Honda Accord 2022, primeiro modelo da marca com a tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos, já está sendo comercializado no Brasil. O sedã de luxo, fabricado nos Estados Unidos, tem preço sugerido de R$ 299.900.

O Accord híbrido é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local. O objetivo da marca é atingir a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas até 2050.

A tecnologia e:HEV estreia no Brasil no novo Honda Accord 2022 híbrido o modelo flagship da Honda. Ele usa um sistema com dois motores elétricos de alta eficiência combinados com um motor de ciclo Atkinson de 2,0 l.

Modos de operação

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.

Modos de operação

Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive. Esse modo faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Ele é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

Modo EV Drive

A operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave.

O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Outro diferencial do sistema é a interação com o motorista. Os modos de condução Sport e ECON alteram a aceleração (quando o acelerador é pressionado) e também a desaceleração (quando o motorista tira o pé do acelerador).

Força de desaceleração

A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios por meio de dois comandos próximos ao volante.

O sistema pode ser utilizado como aumento do freio motor quando, por exemplo, houver um carro à frente, em trechos sinuosos, em redução de semáforo ou mesmo em descidas.

Em todas as desacelerações (com ou sem acionamento do pedal do freio), as baterias são carregadas por meio de um sistema regenerativo, capaz de converter energia cinética em energia elétrica.

Honda Accord 2022: Consumo

Com isso, o novo Honda Accord 2022 híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.

Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão anterior com motor à combustão.

A bateria ou outros componentes do sistema híbrido do Accord híbrido não ocupam o espaço para bagagem ou passageiros.

Visual externo

Externamente, o novo onda Accord híbrido traz mudanças visuais marcantes. A dianteira, com linhas bem definidas e faróis full-LED, ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os também novos faróis de neblina em LED.

Também traz o emblema H frontal com detalhes em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.

Na traseira, o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa do porta-malas, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, assim como o emblema H com detalhes em azul.

As inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento escurecido, trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo.

Conforto

Internamente, o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship da marca, oferecendo um luxo único para seus consumidores. O modelo traz novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança.

Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios. Além disso, o carregador por indução no console central é de alta potência, com 15 Watts.

Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV.

Os botões no volante apresentam nova grafia, tornando mais prática a operação.

O Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor disponível no novo Honda Accord híbrido, foi aprimorado. Ele traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão.

Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.

Honda Sensing

O Honda Sensing é um item padrão que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) - sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) - sistema de assistência de faixa - e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) - sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.

Os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags frontais, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de utilização do banco traseiro. O sistema emite um aviso ao condutor indicando que algo pode ter sido esquecido na parte traseira.

O novo Honda Accord está disponível em versão única, híbrida com o sistema e:HEV. O modelo oferece quatro opções de cor da carroceria e duas do revestimento da cabine: Topaz White Pearl (interior preto ou marfim), Platinum Silver Metallic (interior preto), Cristal Black Pearl (interior preto) e Modern Steel Metallic (interior preto).

Sobre o Honda Accord

O Honda Accord, agora em sua 10ª geração, é o segundo automóvel com carreira mais longa na história da Honda, após a do Civic. Foi o primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção na fábrica da Honda, em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982.

O modelo também é o primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país.

Em 2018, o modelo foi completamente reformulado, com novo design, desempenho superior e eficiente, interior refinado e muita tecnologia embarcada.

O modelo também representou a chegada da tecnologia Honda Sensing ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias